Notícias

Em uma sessão longa, parlamento grego aprova segundo pacote de reformas

(ANSA) – Em uma sessão que durou até as 4h da manhã (hora local) desta quinta-feira (23), o Parlamento da Grécia aprovou o segundo pacote de reformas solicitado pelos credores internacionais. A votação deu a vitória ao governo com mais folga do que a primeira, ocorrida na semana passada. Foram 230 votos para o “sim”, 63 contra e cinco abstenções – na primeira, foram 229 contra 64. O pleito ainda mostrou que a rebeldia do partido de Alexis Tsipras, o Syriza, está “sob controle”. Desta vez, apenas 36 dos correligionários (contra os 39 do primeiro pleito) votaram “não”. Entre os que mudaram de postura, está o ex-ministro de Finanças Yanis Varoufakis, que afirmou que a aprovação “vai dar tempo para o governo”. Mesmo assim, ele destacou que o pacote está “destinado ao fracasso”.

Sob a mesa do Parlamento estão as modificações do código de procedimentos civis e a adoção das regras europeias sobre a resolução bancária das falências. Com a aprovação, os negociadores voltam aos debates a partir de amanhã (24) para liberar mais de 80 bilhões de euros para o país – já que no dia 20 de agosto, o país precisará pagar 3,2 bilhões de euros ao Banco Central Europeu (BCE).

Em seu discurso defendendo a reforma, Tsipras destacou que o compromisso firmado em Bruxelas foi difícil, mas as alternativas seriam a saída da zona do euro ou a falência total da nação. Ele também garantiu que esse plano garantirá ajuda que cobrirão totalmente as exigências gregas para os próximos três anos e dará início ao debate sobre a reestruturação da dívida.

Os credores internacionais – BCE, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional – realizaram uma “rápida avaliação” sobre o voto grego e concluíram que “as autoridades gregas atuaram legalmente o segundo pacote de medidas acordadas no encontro com o eurogrupo em tempo e modo satisfatórios”.

Segundo o porta-voz da Comissão Europeia, a medida está no “caminho para reconstruir a confiança entre a Grécia e os parceiros internacionais” e que, graças a essa aprovação, será dado andamento “o mais rápido possível” para liberar a nova ajuda.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Centrais multimídia em veículos: um motivo para preocupação. Por que a BYD está ganhando espaço no Brasil? A Inteligência Artificial está testando os limites do Direito Autoral Gisele Bündchen revela preocupações de mãe com o filho Benjamin. Revitalift Hialurônico: o sérum preenchedor que cumpre o que promete. Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.