Notícias

Em última coletiva, Obama diz que Rússia é país fraco

(ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta sexta-feira, dia 16, durante a sua última coletiva de imprensa como mandatário do país, que não há dúvidas que a Rússia interferiu na campanha eleitoral norte-americana de novembro deste ano ao hackear as contas de emails do Partido Democrático.

“Trata-se de fatos baseados em uma pesquisa uniforme feita por todas as agências de inteligência”, disse o chefe de Estado na Casa Branca que afirmou que a candidata democrata Hillary Clinton acabou não sendo “tratada de maneira justa nas eleições”.

O atual presidente norte-americano foi bem enfático sobre o assunto, dizendo para a Rússia “parar” com o hacking por que os Estados Unidos também têm a capacidade de fazer o mesmo com o governo de Vladimir Putin. “Quero mandar uma mensagem clara para a Rússia e para os outros: não continuem com isso por que podemos começar a fazê-lo também”.

Obama também disse que o país russo é “uma nação menor” e “mais fraca”. “Sua economia não produz nada que alguém queira, com exceção de gás e armas. Eles não inovam”, afirmou mandatário.

Obama também falou que “não muita coisa acontece na Rússia” sem Putin, mas não acusou o seu homólogo de ter ligações pessoais com os casos de hacking nos EUA, limitando-se apenas a dizer que os crimes aconteceram “nos níveis mais altos do governo russo”.

Além disso, o mandatário também afirmou que Putin pode “enfraquecer” os Estados Unidos “como ele está tentando enfraquecer a Europa” se o país começar a “comprar as noções de que é ok intimidar a imprensa ou prender dissidentes”. Ainda sobre o caso de hacking da Rússia, Obama criticou a posição de apoio ao país pelos republicanos, disse que o ex-presidente “Ronald Reagan estaria rolando na sua tumba” com essa ideia e ainda mandou indiretamente um recado sobre o assunto para seu sucessor, o presidente eleito Donald Trump.

“A minha esperança é que o meu sucessor tenha o mesmo tipo de preocupação e de determinação no combate a certas interferências”, afirmou Obama. No entanto, o presidente também disse que Trump “escutou” as “sugestões bastante específicas” que ele fez sobre o assunto, mas que não pode confirmar que “ele irá implementá-las”. Mesmo assim, Obama afirmou que as suas “conversas foram cordiais” e não “defensivas”.

Na semana passada, a agência de inteligência norte-americana CIA concluiu que a Rússia interveio nas eleições presidenciais dos Estados Unidos deste ano em favor do candidato republicano Donald Trump, que acabou saindo vitorioso.

Segundo a agência, que depois recebeu o apoio de outras nas investigações, à medida que a campanha eleitoral se concluía, o governo russo, e talvez até Putin, ajudou o magnata a vencer a ex-secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton ao mandar hackear os emails do Partido Democrata e divulgá-los aos poucos em páginas do WikiLeaks.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.