DestaquesNatal

Em novo decreto, Álvaro Dias libera abertura de igrejas e amplia horário do comércio

Em edição extra do Diário Oficial do Município, publicada nesta terça-feira (02/03), a prefeitura do Natal alterou pontos do decreto publicado na semana passada. Um dos trechos mais esperados diz respeito aos templos religiosos e igrejas, onde o decreto nº 12.175 flexibiliza o funcionamento desses locais, permitindo a realização de celebrações com público presente equivalente a 25% da capacidade.

O decreto também autoriza a abertura e funcionamento das escolas de ensino médio, fundamental e infantil da rede privada de ensino de Natal, para a realização de aulas presenciais, “desde que atendidas as regras estabelecidas no protocolo específico”. Aos pais ou responsáveis, deverá ser assegurado o direito de escolha entre as modalidades de ensino, remota ou presencial, recomendando-se que sejam intercaladas as duas modalidades.

Além disso, Álvaro Dias autoriza abertura e funcionamento das instituições de ensino superior para a realização de aulas presenciais, com opção de oferecer o sistema híbrido (presencial e remoto), “desde que atendidas as regras estabelecidas no protocolo”.

O horário do comércio, que no decreto anterior tinha sido reduzido, passa a ser ampliado para dar mais opção de ida de pessoas às lojas. Objetivo é o de reduzir aglomerações no sistema de transporte coletivo, algo que tem gerado acentuadas críticas por parte da população natalense. A ideia é adaptar a circulação de pessoas ao tamanho da frota que está nas ruas, hoje entre 65% e 70%.

Conforme o novo texto, os supermercados passarão a abrir às 6 horas da manhã e fechar às 10 da noite a partir da publicação no Diário Oficial do Município.

As lojas de rua voltarão a abrir às 8 horas e fechar às 18, ao contrário do decreto anterior que limitava o atendimento entre 9 e 17h.

Os shoppings abrirão das 9 da manhã às 9 da noite, todos os dias. O decreto não se refere ao horário especial dos domingos.

Já o toque de recolher, fechamento de bares e restaurantes às 22h, proibição de bebida alcóolica depois das 22h.

O novo decreto também detalha as regras para condomínios residenciais determinando o fechamento de áreas de piscina, churrasqueira e áreas comuns para aglomerações.

No tocante a orla marítima, fica proibida a concentração, circulação e permanência de pessoas nas praias urbanas do Município do Natal durante os sábados, domingos e feriados, salvo aqueles que irão praticar caminhadas ou atividades esportivas individuais que não causem aglomeração.

Clique aqui e confira o decreto na íntegra.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Co-fundador dos canais Portal N10, Jerimum Geek e do Tudo em Dicas. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN). E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo