Notícias

Em Natal, mensalidade escolar teve reajuste médio de 9,75%

Uma pesquisa de preços da mensalidade escolar realizada pelo Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal), apontou reajuste médio de 9,78% em relação ao ano passado. Foram pesquisadas as mensalidades escolares para 2018 em vinte (20) escolas particulares de Natal, abrangendo os níveis IV e V da Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Os estabelecimentos pesquisados foram selecionados dentre os maiores e mais tradicionais da capital, excluindo as escolas que oferecem apenas Educação Infantil.

A pesquisa inclui colégios da Zona Norte, Zona Leste, Zona Sul e Zona Oeste, e quatro das principais faculdades da cidade que oferecem os cursos de Administração, Ciências contábeis, Direito, Pedagogia, Turismo e informática. A coleta de dados foi feita entre os dias 30 de novembro e 06 de dezembro de 2017, e tem como objetivos informar e orientar estudantes e pais nesta época de matrículas para o ano letivo de 2018.

Em uma pesquisa geral, o reajuste médio ficou em 9,75%. Os níveis inclusos e seus respectivos reajustes foram: IV e V da Educação Infantil (9,87%); 1º ano do Ensino Fundamental (4,75%); 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental (8,90%); 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (9,25%); 1º ano do Ensino Médio (9,42%); 2º ano do Ensino Médio (9,31%); 3º ano do Ensino Médio (8,77%).

Foto: André Luiz D. Takahashi

No nível IV e V, Educação Infantil (equivalentes ao antigo Jardim I e II) registra reajuste médio foi de 9,87%, quatro colégios diferenciam o IV o e V nível, cinco (5) colégios não tem esse nível, e dois (2) colégios não possui informação de comparação com o ano anterior. No entanto, oito (8) colégios reajustaram igual ou inferior a 10% e quatro (4) acima de 10%.

No Ensino Fundamental a pesquisa faz distinção em três níveis: 1º ano (antiga Alfabetização), 2º ao 5º ano (equivale ao primeiro grau menor) e 6º ao 9º ano (equivale ao primeiro grau maior). No 1º ano, o reajuste médio é de 9,27%, sendo que em dez (10) escolas o reajuste será igual ou inferior a 10,0%; em sete (10) o aumento ficará entre 10,1% e 12% em relação a 2017.

Do 2º ao 5º ano o aumento médio proposto é de 8,90% quinze (15) escolas reajustarão a mensalidade em até 10% e quatro (4) reajustarão entre 10,1 e 12% o reajuste máximo encontrado.

Do 6º ao 9º ano o reajuste será de 9,25%. Em quinze (15) escolas o aumento será de até a 10%, enquanto em cinco (5) o mesmo será entre 10,1% e 12,00%.

Com relação ao Ensino Médio, a pesquisa foi feita nos três (3) níveis e os resultados foram os seguintes: No 1º ano, o reajuste foi de 9,42%. Dez (10) escolas reajustarão o valor das mensalidades em até 10%; três (3) reajustarão entre 10,1% e 15%; uma (1) reajustará em mais de 15%. Apenas uma (1) escola reduzirá o valor da mensalidade. No 2º ano, o reajuste foi de 8,86% nove (9) escolas reajustarão o valor das mensalidades em até 10%; onze (11) reajustarão entre 10,1% e 13%; uma (1) teve reajuste a mais de 13%. No 3º ano, o reajuste foi de 8,77% treze (13) escolas reajustarão o valor das mensalidades em até 10%; sete (7) reajustarão entre 10,1% e 12%.

Ensino Superior

Além, das pesquisas de mensalidade da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, o Procon Natal também pesquisou quatro (4) instituições de Ensino Superior particular (UnP, UNI-RN, FACEX, e Maurício de Nassau). A diferença entre o maior e menor valor das taxas de inscrição do vestibular nas instituições pesquisadas chega a 150%. Dentre os cursos pesquisados (Administração, Ciências Contábeis, Direito, Pedagogia, Sistemas de Informação e Turismo), os que apresentaram maior diferença entre o maior e menor valor de mensalidade foram Pedagogia e Ciências Contábeis, com os valores percentuais de 82,26% e 83,93%, respectivamente. O curso de Direito teve diferença de 57,86% entre a maior e menor mensalidade ofertada.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.