Mundo

Em missa de Natal, Papa fala de indiferença e consumo

papa-francisco
Foto: Tiberio Barchielli/ Palazzo Chigi

(ANSA) – O papa Francisco celebrou nesta quinta-feira (24) a tradicional missa de Natal, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, abrindo o calendário de eventos natalinos. Neste ano, a missa coincidiu com os eventos realizados em todo o mundo por ocasião do Ano Santo da Misericórdia (Jubileu), convocado pelo papa Francisco e iniciado oficialmente em 8 de dezembro.

Sendo assim, para o argentino Jorge Mario Bergoglio, este é o Natal da Misericórdia, tema presente em grande parte dos seus discursos e mensagens, inclusive na missa de hoje. “Em uma sociedade intoxicada pelo consumo e pelo prazer, pela abundância e pelo luxo, pela aparência e pelo narcisismo, o nascimento de Jesus convida a um comportamento sóbrio, isto é, simples, equilibrado, linear, capaz de capturar e viver somente no essencial”, disse o Papa.

Citando a “cultura da indiferença”, Francisco também pediu que os cristãos vivam “com compaixão, empatia e misericórdia, elaborados diariamente a partir de um poço de oração”. Segundo ele, é preciso lutar contra a “indiferença que domina o coração de quem não consegue sentir o bem, porque tem medo de perder alguma coisa”.

“O menino Jesus nos ensina o que é verdadeiramente essencial. Nasceu na pobreza do mundo, porque Ele e sua família não tinham lugar em um hotel. Eles encontraram apoio em um estábulo e, depois, o colocaram em uma uma manjedoura para animais. Deste nada, nasceu a luz da glória de Deus”, exaltou o Papa. “A partir daqui, para os homens de coração simples, começa o caminho da verdadeira libertação e da redenção”. A missa começou oficialmente às 21h30 locais (18h30 de Brasília).

A liturgia foi precedida pelo canto da Kalenda. Além de Francisco, presidiram a celebração bispos e sacerdotes. As homenagens em flores foram carregadas por crianças da Bélgica, Itália, Quênia, Uganda, República Centro-Africana, Filipinas, Sri Lanka, México e Estados Unidos.

Amanhã, no dia de Natal, o Papa fará às 12h locais (9h de Brasília), na Praça São Pedro, a tradicional benção “Urbi et Orbi” (“À cidade de Roma e ao mundo), ocasião em que passa uma mensagem mundial sobre os principais desafios atuais da humanidade.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.