Portal N10

Em crise, BRF confirma fechamento de linha de produção em Goiás

Informação foi repassada pelo vice-presidente da empresa

A BRF não possui mais capacidade de mercado e de exportação para a produção de peru, e a linha de produção na cidade de Mineiros (GO) terá que ser desativada. A informação foi confirmada pelo vice-presidente da empresa, Jorge Lima, em audiência pública nesta terça-feira (12), na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), cujo objetivo foi debater os impactos da atuação da companhia no estado de Goiás.

O executivo disse que a decisão da companhia é parte de um redimensionamento com o qual a empresa busca adaptar-se a dificuldades enfrentadas nos mercados local e global. A BRF avalia que o mundo vem passando por uma onda de “recrudescimento” do protecionismo que à afeta diretamente, em que embargos foram adotados recentemente contra a carne brasileira por parte da União Europeia, da Russia, da China e da Arábia Saudita. Some-se a este quadro o fato do mercado interno também estar estagnado há vários anos, e as indefinições em torno da tabela do frete.

“Temos feito o possível e o impossível para não fecharmos ativos, mas o fato é que nossos mercados para frangos e peru tem sido muito afetado. O mercado para suínos está na dependência da Rússia, caso eles abram, como estão prometendo”, detalhou.

Acompanhamento

A CRA criou uma comissão, a ser presidida por Lúcia Vânia (PSB-GO), que acompanhará a atuação da empresa em Mineiros, pois a cidade é altamente dependente da produção vinculada à BRF. Lima confirmou que, à despeito do fechamento da linha de produção, todos os contratos celebrados pela companhia com produtores integrados serão cumpridos.

Em relação aos funcionários da própria empresa, estão sendo estudadas alternativas de reaproveitamento em outras funções, ou de transferência para outras localidades. A BRF também avalia a possibilidade de abrir uma planta de frango em Mineiros, “mas isto ainda é apenas um estudo, não gosto de criar expectativas que depois podem não se concretizar”.

Com informações da Agência Senado*

You might also like

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.