Em agosto teremos lua azul, Júpiter e Saturno mais próximos da Terra e chuva de meteoros

Em agosto teremos lua azul, Júpiter e Saturno mais próximos da Terra e chuva de meteoros

Em agosto teremos lua azul, Júpiter e Saturno mais próximos da Terra e chuva de meteoros

Shows noturnos durante o mês (Foto: ilian Kovandzhiev / Pixabay)

Rafael Nicácio agosto 6, 2021 Destaques

É sempre uma boa ideia sair para ver a lua e as estrelas à noite, mas quando há eventos especiais, como a lua de morango que ocorreu no dia 24 de junho, o momento é ainda mais mágico.

No dia 22 de agosto (um domingo) será possível ver a lua azul no céu, evento que ocorre aproximadamente a cada dois anos e meio, de acordo com a NASA. Isso se deve ao atraso entre o ciclo lunar e os calendários.

O que é a lua azul?

Todo mês há apenas uma lua cheia, mas às vezes aparece uma segunda e isso é conhecido como lua azul. Mas ao contrário do que seu nome sugere, o satélite da Terra não aparecerá dessa cor. Foi nomeado assim para diferenciá-lo de outras luas cheias.

Além disso, a lua cheia de agosto será o que é conhecido como lua azul sazonal, porque cada estação do ano normalmente tem três luas cheias, mas neste verão haverá quatro.

Como ver a lua azul e a chuva de meteoros?

Este show pode ser visto a partir do momento em que escurece, desde que o céu esteja claro o suficiente e com pouca poluição luminosa, então seu jardim pode ser uma boa ideia.

Chuva de meteoros em agosto

Mas este não será o único evento espacial deste mês. Agosto trará a chuva de meteoros conhecida como Perseidas. De acordo com a NASA, isso ocorre todos os anos quando a Terra atravessa os destroços do cometa Swift-Tuttle.

A maioria dos meteoros tem o tamanho de um arrozal e criam o que é conhecido como chuva de meteoros quando entram na atmosfera e queimam. A melhor época para ver esse fenômeno será da noite de 11 de agosto até o amanhecer de 12 de agosto – com 110 meteoros por hora. A fase crescente da lua fornecerá uma boa condição para a observação de meteoros em locais com pouca poluição luminosa.

Para vê-lo, encontre um lugar onde não haja luzes e deite-se para curtir o show. Se você não puder sair, a equipe Meteor Watch da NASA planeja transmiti-lo das 22h00 às 17h00.

Planetas mais próximos

Além disso, este será o melhor mês do ano para ver Júpiter e Saturno – os dois maiores planetas do Sistema Solar, pois eles estarão mais próximos da Terra.

Entre o dia 02 e 08 de agosto Saturno – o senhor dos anéis, atinge sua oposição, termo astronômico que significa que o planeta fica oposto ao Sol na esfera celeste. É a melhor posição para observação, com o planeta mais alto no céu e também visível durante mais tempo. Um pequeno telescópio irá mostrar seus delicados anéis e algumas de suas maiores luas, como Titã.

Já no dia 19 de agosto, Júpiter também atinge a oposição. Ele pode ser visto na direção da constelação de Capricórnio, brilhando mais que qualquer estrela. Um telescópio amador poderá mostrar suas quatro maiores luas e, com sorte, a Grande Mancha Vermelha.

Você está pronto para curtir os shows noturnos em agosto?

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial.

Outros artigos