Elon Musk revela no Saturday Night Live que tem síndrome de Asperger

Elon Musk revela no Saturday Night Live que tem síndrome de Asperger

Elon Musk revela no Saturday Night Live que tem síndrome de Asperger

Rafael Nicácio maio 9, 2021 Economia

O mega empresário da tecnologia, Elon Musk, revelou que tem síndrome de Asperger enquanto aparecia na série de esquetes cômicas dos EUA, Saturday Night Live (SNL).

O empresário de 49 anos revelou aos telespectadores que foi “a primeira pessoa com Asperger” a apresentar o programa de longa duração – sob aplausos do público.

Pessoas com Asperger interpretam o ambiente ao seu redor de forma diferente das outras pessoas.

Acredita-se que seja a primeira vez que Musk fala sobre sua condição.

O chefe de tecnologia foi o convidado para apresentar o show de esquetes – um papel cobiçado que foi preenchido por uma série de celebridades desde o início do SNL na década de 1970. Entre eles estão Adele, Chris Rock, Ringo Starr e Will Ferrell.

“Estou fazendo história esta noite como a primeira pessoa com Asperger a hospedar o SNL.”

Seu comentário gerou uma salva de palmas da platéia do estúdio.

Algumas pessoas nas redes sociais, no entanto, questionaram sua afirmação. Eles apontaram que o comediante Dan Aykroyd, que falou publicamente sobre sua experiência com síndrome de Tourette e Asperger, já havia apresentado o SNL.

Musk, que tem mais de 53 milhões de seguidores no Twitter, também brincou sobre o uso das redes sociais. Ele já enfrentou críticas e até ameaças legais por causa de seus tweets no passado.

“Olha, eu sei que às vezes digo ou posto coisas estranhas, mas é assim que meu cérebro funciona”, disse ele.

“Para qualquer um que tenha ficado ofendido, eu só quero dizer que reinventei os carros elétricos e estou mandando pessoas para Marte em um foguete. Você achou que eu também seria um cara normal e tranquilo?”

O que é a síndrome de Asperger?

De acordo com a National Autistic Society:

  • A síndrome de Asperger é uma deficiência que afeta as pessoas de muitas maneiras diferentes;
  • Alguns podem optar por continuar usando o termo, enquanto outros podem preferir se referir a si próprios como autistas ou no espectro autista;
  • Aqueles com a síndrome podem ter dificuldade em interpretar a linguagem verbal e não verbal e podem precisar de mais tempo para processar informações;
  • Eles também podem ter problemas para expressar seus sentimentos de forma convencional. Mas eles podem ser mais empáticos ou emocionalmente conscientes do que pessoas não autistas;
  • Muitas pessoas com síndrome de Asperger têm interesses intensos e altamente focados – alguns os direcionam para uma carreira de sucesso.

Ainda no Saturday Night Live

O bilionário também brincou sobre o nome incomum do filho – ele e a cantora Grimes anunciaram o nascimento de seu primeiro filho, X Æ A-12 Musk, no ano passado. “É pronunciado como um gato correndo pelo teclado”, disse Musk.

Mais tarde no programa, o CEO da SpaceX falou sobre a criptomoeda Dogecoin.

A moeda foi criada em 2013 por dois profissionais de software e, no início deste ano, seu valor aumentou 50% depois que Musk a apelidou de “a criptografia do povo”.

Ela usa um cachorro Shiba Inu como mascote e é baseado em um meme que caracteriza o animal.

Musk descreveu a moeda como “um veículo imparável que vai dominar o mundo” – mas depois disse que era uma “confusão” que provocou uma queda quase imediata no valor.

Sem nenhum valor intrínseco como ouro, e sem capacidade de gerar renda, as criptomoedas são extremamente voláteis e podem cair tão rápido quanto sobem. Isso as torna difíceis de avaliar e torna seus preços suscetíveis a investimento de pessoas como Musk.

A NBC, que leva ao ar o SNL, disse que o episódio foi transmitido ao vivo no YouTube para mais de 100 países.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial.

Outros artigos