Destaques, Educação

Eleições 2018: tema pode ser abordado nas provas do Enem deste ano?

Urna eletrônica
Foto: Divulgação / TRE

Se você vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) sabe que ficar por dentro de assuntos da atualidade também deve fazer parte da sua rotina de estudos. Não somente nas questões objetivas, é na redação que os candidatos irão se deparar com um tema atual para desenvolver um texto no gênero dissertativo-argumentativo valendo 1000 pontos.

Em ano de Eleições no Brasil, esse tema pode ser um forte aspirante a aparecer na folha de redação. Fazendo uma breve retrospectiva, em plena eleição presidencial brasileira de 2002 a proposta da redação Enem foi “O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?”

Não é de se estranhar que, com a aproximação das Eleições 2018 os brasileiros buscam mais por este termo na internet*. E essa prática deve ser adotada por você que vai fazer o Enem e quer ingressar em uma universidade por meio dos programas do governo, afinal, essa é a chave para grandes conquistas futuras.

Eleições 2018 tema pode ser abordado nas provas do Enem deste ano*De acordo com o gráfico disponibilizado pelo Google Trends, nos últimos 12 meses houve um aumento gradativo do interesse de buscas pelo tema Eleições no Brasil. Pelos dados, é possível ver o crescimento atingindo um pico maior no mês de agosto de 2018.

Fique por dentro das Eleições 2018 no Brasil

Este será o ano das chamadas Eleições Gerais, aquelas realizadas em todo o país para eleger um dos candidatos aos seguintes cargos: presidente e o vice-presidente da República, governadores e seus vices, senadores, deputados federais e estaduais. Todos os brasileiros maiores de 18 anos e menores de 70 anos são obrigados a votar e, no domingo, 7 de outubro, devem comparecer a zona eleitoral para fazer a sua parte na urna eletrônica e contribuir no processo de democratização do País. Caso haja um segundo turno, os eleitores devem voltar novamente as urnas no dia 28 de outubro, último domingo do mês.

Como estudar sobre as Eleições para o Enem

Com a internet é possível ter acesso a diversos conteúdos sobre as Eleições e o voto no Brasil. No entanto, é preciso ficar atento às fontes. É importante estudar com conteúdos de credibilidade, por isso, o recomendado é consultar sites seguros. Os do governo são ótimas ferramentas, como a biblioteca virtual do Senado que disponibiliza livros e artigos sobre o tema. Clique aqui para acessar. Além disso, sites jornalísticos como o Portal N10 também são excelentes instrumentos para acompanhar em tempo real os acontecimentos. Vale a pena pesquisar também sobre quem são os candidatos às Eleições de 2018 e suas propostas.

Além da redação: como as Eleições e o voto já foram cobrados no Enem

Não somente com tema de redação. Nas provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias já caíram questões relacionadas às Eleições. Confira abaixo dois exemplos e saiba como o tema costuma ser abordado no Exame:

Prova Azul – Enem 2013 (resposta em negrito)

Prova Azul Enem 2013

Na imagem, da década de 1930, há uma crítica à conquista de um direito pelas mulheres, relacionado com a:

A – redivisão do trabalho doméstico.

B – liberdade de orientação sexual.

C – garantia da equiparação salarial.

D – aprovação do direito ao divórcio.

E – obtenção da participação eleitoral.

Prova Azul – Enem 2017 (Questão 74) (resposta em negrito)

A participação da mulher no processo de decisão política ainda é extremamente limitada em praticamente todos os países, independentemente do regime econômico e social e da estrutura institucional vigente em cada um deles. É fato público e notório, além de empiricamente comprovado, que as mulheres estão em geral sub-representadas nos órgãos do poder, pois a proporção não corresponde jamais ao peso relativo dessa parte da população.

TABAK, F. Mulheres públicas: participação política e poder. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2002.

No âmbito do Poder Legislativo brasileiro, a tentativa de reverter esse quadro de sub-representação tem envolvido a implementação, pelo Estado, de:

A – leis de combate à violência doméstica.
B – cotas de gênero nas candidaturas partidárias.
C – programas de mobilização política nas escolas.
D – propagandas de incentivo ao voto consciente.
E – apoio financeiro às lideranças femininas.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.