Brasil, Destaques

Eleições 2018: confira as profissões dos candidatos à Presidência

Eleições 2018 confira as profissões dos candidatos à Presidência

Quem deseja exercer mandato em algum cargo político precisa ser filiado a um partido. Apesar disso, para representar os interesses de um povo não é obrigatório ter um curso superior específico, porém, entender sobre administração pública e economia é importante para exercer essa função.

De acordo com a Divulgação de Candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), grande parte dos candidatos às Eleições Gerais de 2018 possuem o ensino superior completo. Então, se você vai fazer o Enem, e tem planos de seguir carreira política ou ingressar em um curso que amplie os seus conhecimentos sobre esse tema, confira as graduações que fazem parte do currículo de alguns candidatos à presidência.

História: a candidata Marina Silva é licenciada em História pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Esse curso possui duas modalidades de titulação: bacharelado e licenciatura. O licenciado nessa área pode atuar como professor, e na faculdade irá aprender conteúdos sobre História e Educação. A graduação, que dura em média 3 anos, irá exigir do estudante um ritmo volumoso de leitura. Entre as matérias há ética, filosofia, cultura brasileira, Brasil republicano, Brasil contemporâneo, história: antiga, moderna e contemporânea, além de história do pensamento econômico. O candidato Álvaro Dias também é historiador.

Direito: essa foi a profissão escolhida pelo candidato Ciro Gomes, que se formou pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e pelo candidato Fernando Haddad, que se formou na Universidade de São Paulo (USP). A graduação em Direito tem como principais fatores a formação humanística, para que o profissional possa compreender sobre as desigualdades apresentadas na sociedade e as leis relacionadas a diversos aspectos como direitos do consumidor e direitos do trabalho, por exemplo. A duração média do curso é de 5 anos e entre as disciplinas apresentadas têm: Direito Eleitoral, Direito Administrativo e Direito Constitucional.

Ciências Sociais: essa é a área de formação da candidata Vera Lúcia. Esse curso é voltado para análise dos hábitos e costumes dos grupos sociais, assim como suas características familiares, religiosas e econômicas. O Cientista Social estuda os fenômenos que ocorrem na sociedade como os movimentos políticos e sociais. Esse profissional pode atuar em projeções sociais, contribuir com campanhas políticas, planos de desenvolvimentos e projetos de urbanização. A duração média do curso é de 4 anos e, entre os conhecimentos adquiridos pelos estudantes estão: política, antropologia, economia, estatística e filosofia.

Porém, como foi dito, nível de escolaridade não é exigência para atuar no cenário político. Citado em vários pesquisas de intenção de voto, o ex-presidente Lula possui o ensino fundamental completo, por exemplo. No mais, temos Jair Bolsonaro como Militar da reserva do Exército Brasileiro; Cabo Daciolo que é bombeiro militar; Henrique Meirelles que tem como ocupação a Engenheira Civil e Geraldo Alckmin, formado em Medicina.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.