Notícias

Efeitos do El Niño: Nasa diz que a Terra está ameaçada

O impacto do El Niño será sentido na distribuição das chuvas, no ozono troposférico e nos incêndios florestais, de acordo com uma publicação da Nasa. O planeta está sentindo, ou logo irá sentir, os efeitos do El Niño, o mais forte desde 1997-1998, atualmente manifestado na equatorial leste do Oceano Pacífico.

Os novos resultados apresentados na terça-feira (15) mostram que os rios atmosféricos (faixas estreitas de umidade concentradas na atmosfera e importantes fontes de chuvas), têm uma tendência a intensificar-se com El Niño e este ano provavelmente terá mais precipitações na Califórnia, que alivia parcialmente a seca. Estes rios atmosféricos movem a água dos oceanos tropicais para as áreas de terra de latitudes médias.

Além disso, verificou-se que o ozono troposférico, um gás poluente e de efeito estufa, diminui em latitudes médias, como nos Estados Unidos, enquanto o risco de incêndios nos trópicos mostra sinais de aumento.

O El Niño é um fenômeno natural recorrente que ocorre quando as temperaturas da superfície do mar no Oceano Pacífico equatorial se aquecem. O aumento da temperatura da superfície do oceano influencia o movimento do ar e da umidade em torno do globo. As altas temperaturas alteram os padrões de chuva na superfície do mar, alterando os ventos e as massas de ar que circulam ao redor do planeta.

Ele também afeta a distribuição mundial de ozono troposférico, gás de efeito estufa e um perigo para a saúde. Compreender a influência do El Nino na concentração de ozono troposférico é importante para entender a resposta da atmosfera à variação natural e diferenciar essas alterações causadas por seres humanos.

Com isso, Mark Olsen, do Centro Científico da NASA Goddard Space Flight, criou o primeiro mapa global da reação de ozono aos fenômenos do El Niño e La Niña. “El Niño é apenas um fator na variabilidade”, diz Olsen.

Foto: Divulgação / Nasa
Foto: Divulgação / Nasa

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Centrais multimídia em veículos: um motivo para preocupação. Por que a BYD está ganhando espaço no Brasil? A Inteligência Artificial está testando os limites do Direito Autoral Gisele Bündchen revela preocupações de mãe com o filho Benjamin. Revitalift Hialurônico: o sérum preenchedor que cumpre o que promete. Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.