Destaques, Mundo Pet

Expectativa de vida do cão labrador depende da cor de seu pelo

Uma nova pesquisa feita por cientistas da Universidade de Sydney mostra que a expectativa de vida de um labrador cor de chocolate é significativamente menor do que a de seus colegas de cor preta e de cor amarela.

Além de uma expectativa de vida mais curta, pesquisadores australianos descobriram que infecções de ouvido e doenças de pele também são mais comuns em labradores cor de chocolate.

O que os dados revelam

A equipe de pesquisadores examinou os dados de 33.320 cães labrador, dos quais uma amostra aleatória de 2.074 indivíduos (6,2 por cento) foi selecionada para avaliar problemas de saúde e mortalidade. Dos cães estudados, 44,6% tinham pelo preto, 27,8% amarelo e 23,8% eram chocolate.

Em geral, a expectativa de vida média dos labradores foi de 12,1 anos, mas os cães cor de chocolate tinham uma expectativa de vida de 10,7 anos, 10% mais curta que os labradores pretos ou amarelos.

expectativa de vida de um cão cachorro labrador

Os distúrbios musculoesqueléticos e o câncer foram as causas mais comuns de morte.

Mas isso não é tudo; Os dados revelaram que algumas doenças foram muito mais frequentes em cães de chocolate.

A prevalência de dermatite piotraumática em cães de cor preta foi de 1,1% e em cães amarelos de 1,6%, mas aumentou para 4% em cães de cor chocolate. Além disso, uma incidência de otite externa (infecção do ouvido) foi encontrada em 12,8% dos cães pretos, 17% dos cães amarelos e 23,4% dos cães chocolate.

Expectativa de vida devido a mistura de cor

É possível que a cor do pelo não pareça estar relacionada à saúde do cão, mas há investigações que mostram algumas conexões bem estabelecidas. Mesmo quando os genes da cor do pelo, em si, não são ruins para a saúde dos cães, podem surgir problemas quando uma cor incomum se torna popular.

Genes de algumas cores podem ser bastante raros na população, o que significa que os criadores [de cães] podem ser tentados a abusar da mistura de cães para conseguir a linhagem desejada: que é o caso do cor de chocolate

Toda essa mistura reduz drasticamente o pool genético, levando à perda de diversidade genética e ao surgimento de gargalos genéticos. Pesquisadores suspeitam que essa é a razão pela qual essas deficiências de saúde são observadas em cães de cor chocolate.

Os autores do estudo afirmam que esses resultados podem servir para alertar os potenciais e atuais proprietários de cachorros cor chocolate, sobre possíveis problemas de saúde que possam afetá-los.

Read More...

Destaques, Mundo Pet

Peças de artistas serão leiloadas em Natal para beneficiar animais abandonados

Já pensou em ter o privilégio de arrematar os óculos do cantor Nando Reis? Ou um vestido da top Fernanda Tavares? Ou ainda um boné do músico Waldonys? Tudo isso e muito mais será possível em um leilão com cerca de 10 peças doadas por artistas locais e nacionais, que acontece na próxima quinta-feira (19) no bistrô Vinhedos do Natal Shopping. O “Leilão Solidário” começa a partir das 19h e é em benefício do “Coletivo Amigos do Pelo”, que presta acolhimento e realiza castração de cães e gatos de rua.

Toda a renda será revertida para a instituição, que visa o controle das populações de animais abandonados em Natal. A ideia é arrecadar recursos para que mais animais sejam beneficiados pelo serviço prestado pelo “Amigos do Pelo”, que conseguiu mobilizar artistas dos mais diversos segmentos (música, artes plásticas, futebol, moda), para que fizessem as doações em favor da causa.

O Natal Shopping entrou como parceiro do evento e, dentro de sua filosofia pet friendly, abriu suas portas, juntamente com a Vinhedos, para que o evento pudesse acontecer. “Para nós é muito importante acolher um leilão como este, que vai contribuir com a causa animal. Esperamos que seja um sucesso e que o valor arrecadado ajude ao coletivo ‘Amigos do Pelo’ a seguir com o trabalho tão bacana que desenvolve”, comenta Fabiana Totti, gerente comercial e de marketing do Natal Shopping.

Todos os prestadores de serviço envolvidos com o leilão também estão trabalhando como voluntários, entre eles, o leiloeiro Roberto Alexandre. Ele explica que as peças serão divididas em lotes com um valor inicial estabelecido e receberão lances livres dos participantes. “Em um trabalho como esse o leiloeiro tem direito a um percentual do valor arrecadado com as vendas, mas eu estou colocando os meus honorários à disposição do ‘Amigos do Pelo’, como forma de contribuir também com o trabalho que realiza”, explica Roberto.

O “Leilão Solidário” contará ainda com a participação da cantora Marília Lino, acompanhada do guitarrista Ricardo Baya. Eles abrirão o evento com um repertório repleto de muito jazz e Bossa Nova, enquanto os convidados chegam e se acomodam. O bistrô Vinhedos irá colocar à disposição um cardápio fixo para o evento.

Para a curadora do “Leilão Solidário”, a jornalista Margot Ferreira, “este talvez seja o primeiro em Natal com a finalidade de ajudar a animais de rua. E a adesão solidária dos artistas só reafirma a importância da nossa causa. O amparo e a castração são as nossas principais bandeiras em busca da dignidade desses bichinhos, por isso o ‘Coletivo Amigos do Pelo’ é só gratidão a todos os envolvidos nesse evento.”

Leilão Solidário

Data: quinta-feira (19)

Hora: 19h

Local: Vinhedos do Natal Shopping

Atração musical: Marília Lino e Ricardo Baya

Peças do Leilão Solidário

Este slideshow necessita de JavaScript.

Read More...

Destaques, Mundo Pet

Como eliminar pulgas e carrapatos de casa?

Quem tem cachorro ou gato em casa com certeza já ouviu falar sobre a importância de manter os pets livres de pulgas e carrapatos. Mesmo aqueles que moram em locais de pouca incidência desses parasitas, como apartamentos, devem tomar alguns cuidados, já que o animal pode adquiri-los em um simples passeio na rua. Além de causar reação alérgica nos peludos, pulgas e carrapatos trazem danos à saúde do animal e da família.

O controle dos parasitas costuma ser difícil devido ao seu ciclo de vida. A pulga, por exemplo, tem quatro estágios de desenvolvimento – ovo, larva, pupa e adulta -, sendo que apenas no último deles ela se instala no animal, o que costuma representar 5% dos parasitas. Nos outros estágios – que correspondem a 95% dos parasitas do ambiente -, as pulgas permanecem no local ao redor do pet, como casinha, tapetes e móveis da casa, tornando muitas vezes ineficazes tratamentos tópicos de curta duração.

Segundo Daniela Bacarin, médica veterinária e gerente de produtos da unidade Pet da MSD Saúde Animal, é importante que o controle dos parasitas seja feito de forma efetiva para que proteja o pet e o ambiente, já que as pulgas adultas, por exemplo, conseguem botar cerca de 20 a 50 ovos por dia no local. “Por mais limpa que seja a casa ou o espaço em que o cachorro ou gato esteja acostumado a ficar, há grandes chances de haver ovos e larvas de pulgas e carrapatos, mesmo que eles tenham sido exterminados do animal. Isso faz com que em poucos dias o pet volte a sofrer com o problema”, afirma a especialista.

pulga de cachorro

Por isso, o tratamento preventivo contínuo é a melhor alternativa. Quando o animal está protegido contra os parasitas – seja por medicamentos de longa duração ou coleiras -, as chances de trazê-los no corpo para dentro de casa ou pegá-los novamente é quase nula. “Para que seu animal se mantenha protegido, o ideal é incluir nos cuidados com a saúde do pet produtos de longa duração – alguns chegam a ter eficácia de 12 semanas -, que evitem que as pulgas e carrapatos se desenvolvam no ambiente. Quando não conseguem se alimentar do animal, elas acabam morrendo com o tempo”, ressalta Daniela.

Prejuízos à saúde

Além da intensa coceira causada pela presença desses parasitas, pulgas e carrapatos também podem trazer danos à saúde do seu pet. Quando em grande quantidade, eles extraem muito sangue do animal, o que pode resultar em anemia. Além disso, os carrapatos podem transmitir uma série de doenças, como a Babesiose, Erliquiose, Febre Maculosa e Doença de Lyme, que também podem afetar humanos.

“Muitas pessoas imaginam que esses vetores são inofensivos, que só causam coceira e nada mais. Mas a verdade é que, devido ao seu longo ciclo de vida, podem permanecer no ambiente e causar prejuízos ao animal com o tempo”, reforça Daniela, que complementa: “administrar medicamentos no pet somente quando ele é afetado por esses parasitas coloca em risco à saúde do animal e da família. Fique atento à administração periódica de produtos que sejam preventivos”, finaliza.

Algumas medidas podem ajudar a identificar e eliminar pulgas e carrapatos do seu pet. Confira:

  • Fique atento caso o pet comece a se coçar com frequência. Orelhas, pescoço, patas e topo da cabeça são os locais preferidos para o alojamento de parasitas;
  • Ao identificar pulgas ou carrapatos, use produtos específicos para eliminação dos ovos e larvas no ambiente. Atenção aos locais onde o pet fica mais presente e ambientes com superfícies quentes, como tapetes e estofados;
  • Se for retirar manualmente algum carrapato do pet, use uma pinça e se certifique de o retirou por completo. Deixar pedaços do parasita no pet pode causar infecções na região;
  • Não esqueça de levar o pet ao veterinário após identificar os parasitas. Somente o especialista poderá indicar os exames adequados para avaliar se houve danos à saúde do animal e indicar o melhor tratamento;
  • Caso ainda não faça a administração de nenhum produto preventivo contra pulgas e carrapatos, opte por algum de longa duração, que dificulta a proliferação de novos ciclos de pulgas e carrapatos.

Read More...

Destaques, Mundo Pet

Você sabia que seu pet também pode doar sangue?

Muita gente não sabe, mas a doação de sangue é também um ato de amor entre os pets. Cães e gatos saudáveis podem ser doadores e ajudar a salvar a vida de outros animais – claro, desde que atendam a alguns pré-requisitos, como estar com a saúde, vacinação e vermifugação em dia, ter pulgas e carrapatos controlados e ser um animal dócil. Assim como acontece com a doação de sangue humano, os bancos de sangue de animais sofrem com os baixos estoques.

Segundo Tatiana Braganholo, médica veterinária e gerente de serviços técnicos Pet da MSD Saúde Animal, além de anemias, doenças crônicas e perdas de sangue causadas por acidentes, um dos principais problemas que podem levar a transfusão de sangue são as doenças transmitidas pelo carrapato, que muitas vezes atingem a medula óssea do pet. Por isso, o cuidado com a saúde do animal deve incluir consultas periódicas com um veterinário e adoção de medidas preventivas prolongadas contra parasitas – como comprimidos ou coleiras -, essenciais para evitar casos que exijam uma transfusão sanguínea.

“Cada animal requer um tipo diferente de doação. Alguns precisam de sangue total, outros, apenas de alguns dos seus componentes (hemácias, plasma, plaquetas, albumina, leucócitos, fatores de coagulação etc). Por isso é importante que os centros de doação tenham um bom estoque”, afirma Tatiana, que complementa: “o procedimento ajuda na recuperação e em muitos casos é essencial para que o animal não perca a vida”.

sangue_raro_parana2

Foto: SESA

Antes da doação, o veterinário realiza alguns exames e avalia os requisitos básicos para confirmar a viabilidade do procedimento, que não causa nenhum prejuízo à saúde dos pets saudáveis. A quantidade de sangue extraída de cães de grande porte, por exemplo, não ultrapassa 450 mililitros. Muitas vezes, o animal recebe um sedativo leve para que se mantenha tranquilo durante a extração.

“É importante ressaltar que os animais, assim como nós, também têm diferentes tipos sanguíneos. Por isso a importância de haver mais pets doadores”, afirma Tatiana, que complementa “Temos visto muitos casos de tutores que recorrem às redes sociais para conseguir doadores para seus bichinhos. Muita gente não tem a informação de que é possível doar sangue do pet, por isso a conscientização é fundamental”.

Normalmente, hospitais veterinários universitários realizam o procedimento de coleta e mantêm em suas estruturas bancos de sangue.

Vale lembrar que cães e gatos têm pré-requisitos diferentes para a doação. Confira abaixo quais são e saiba se seu pet pode ajudar a salvar outras vidas:

Cachorros

cachorro

  • Pesar mais de 27 kg
  • Vacinação e vermifugação em dia
  • Estar com o controle de pulgas e carrapatos em dia
  • Ter entre um e oito anos
  • Ausência de doenças e transfusões prévias
  • Fêmeas não devem estar prenhas, amamentando ou no cio

Gatos

166658_Papel-de-Parede-Gato-Esperto-166658_1400x1050

  • Pesar mais de 4 kgs
  • Vacinação e vermifugação em dia
  • Estar com o controle de pulgas e carrapatos em dia
  • Ter entre um e sete anos de idade
  • Ausência de doenças e transfusões prévias
  • Fêmeas não devem estar prenhas, amamentando ou no cio

Read More...

Destaques, Mundo Pet

5ª Invasão Pet RN acontece no mês de junho

A Invasão Pet RN, evento que já se tornou uma tradição na cidade, realizará sua 5ª edição no dia 03 de junho no Terceiro Tempo Society. Além de oferecer atrações de lazer que acolham toda a família, o evento também será uma vitrine para empreendedores da área, oferecendo produtos de qualidade com preços acessíveis, além de oferecer informações de especialistas para tirar todas as dúvidas dos apaixonados por pet sobre saúde e comportamento animal. Outra ideia importante é romper a barreira do preconceito, com o intuito de abrir espaços para os pets nos locais onde o potiguar já frequenta.

Nesta edição, a área pet contará com um campo de futebol completamente dedicado aos nossos amiguinhos de 4 patas e sua família! Ambiente terá obstáculos de agility, pula pula e muita diversão, supervisionada por adestradores parceiros do evento e pela equipe de voluntários.

Espaço contará com bebedouros e cata cacas para manter o ambiente limpo e saudável para os pets. Outro espaço relacionado aos nossos amiguinhos será a feira pet: área voltada para os tutores, onde eles poderão conhecer os melhores produtos e serviços para seus pets, além de aproveitar de descontos e vantagens exclusivos para o público da Invasão Pet RN.

invasão pet rn

Para que toda a família possa se divertir o evento contará com o espaço Kids: lugar dedicado às crianças, onde o pula pula, cama elástica e vários outros brinquedos serão gratuitos! Além disso, o evento contará com um palco Cultural: espaço onde todo o público poderá curtir e valorizar os artistas da música local com show ao vivo e muita diversão.

E pra garantir aquele lanche, a invasão gastronômica oferecerá opções de comidas salgadas e doces, assim como água e refrigerante. Nesta edição também será oferecido o combo da invasão: salgado + refrigerante + o copo personalizado da Invasão Pet que estará a venda no evento.

Este ano o evento cobrará uma taxa simbólica de R$ 1,00 na entrada (pet tem entrada grátis) para custear a estrutura do espaço solidário, onde terá adoção de animais (os interessados precisarão responder ao questionário de interesse com antecedência e participar da entrevista no evento), exposição de materiais de ONGs e grupos de cuidadores de animais de rua, onde todo valor arrecadado será utilizado na causa animal, como custeio de alimentação, medicamentos, cirurgias, entre outras necessidades dos pets.

Invasão Pet RN – 5ª edição

Data: 03 de junho, domingo, das 15h à s 19h.
Local: Terceiro Tempo Society (R. Des. José Gomes da Costa, 1951 – Capim Macio, Natal – RN)
Entrada: R$1,00

Read More...