Aplicativos

WhatsApp deixará de funcionar nesses aparelhos nos próximos anos

O final de 2018 está se aproximando, e assim como em todos os anos, no mês de dezembro, o WhatsApp deixa de funcionar em alguns celulares antigos. Se você tem um smartphone antigo e gostaria de saber se o seu dispositivo é um dos afetados, preste atenção porque deixamos a lista de telefones onde o WhatsApp não funcionará em breve.

Sem dúvidas, ele é o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular e usado em todo o mundo. Atualmente, possui mais de 1,5 bilhão de usuários ativos e é o canal de comunicação preferido de muitas pessoas, que o utilizam diariamente para bater papo, fazer chamadas de voz ou vídeo com seus parentes, amigos e entes queridos.

O aplicativo de mensagens instantâneas chegou ao mercado em 2009. Quase dez anos se passaram e, durante esse período, a plataforma foi atualizada, incorporando novas funções e eliminando recursos obsoletos.

Uso abusivo de WhatsApp pode levar a penalidades como indenização e até prisão

Foto: Pixabay

Levando em conta a evolução que o aplicativo sofreu ao longo dos anos, não surpreende que a empresa tenha decidido parar de oferecer suporte a determinados telefones celulares antigos. A corporação explica que não pode garantir uma experiência de usuário adequada em determinados dispositivos, e é por isso que o aplicativo para de trabalhar neles.

No final de 2016, os primeiros celulares declarados obsoletos pela empresa pararam de usar o aplicativo. Eles eram os seguintes:

  • Dispositivos com Android 2.1 e Android 2.2
  • Dispositivos com o Windows Phone 7
  • iPhone 3GS / dispositivos com iOS 6

Ao longo de 2017, os seguintes smartphones aderiram a esta lista:

  • Telefones com o Nokia Symbian S60
  • Telefones celulares com sistema operacional BlackBerry e BlackBerry 10
  • Celulares com Windows Phone 8.0 e anterior

Abaixo, você pode ver a lista de telefones celulares que não poderão usar o WhatsApp em 2019 e aqueles que não terão mais suporte em 2020:

  • Celulares com o Nokia S40, após 31 de dezembro de 2018
  • Celulares com Android 2. 3.7 e anteriores, a partir de 1º de fevereiro de 2020
  • iPhone com iOS 7, a partir de 1 de fevereiro de 2020

Read More...

Aplicativos, Destaques

Concurso: aplicativos de questões complementam estudos

Dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio Contínua (PNAD Contínua), anunciados em 2018, apontam que 94,6% dos brasileiros usam o celular para acessar à internet. O equipamento assumiu a primeira posição como o dispositivo mais utilizado, desbancando microcomputadores (usados por 63%) e tablets (16%). Em 38% das casas, o celular era o único meio de navegação na internet e a banda larga móvel, dos tipos 3G ou 4G, estava presente em 77% das residências – cerca de 6% a mais do que a banda larga fixa.

Com o crescimento do uso dos dispositivos portáteis, em especial o celular, e da navegação por banda larga móvel, é possível aproveitar o pouco tempo livre para acessar aplicativos para concurso e fortalecer o ciclo de estudos. “Acho que a maior vantagem está na praticidade. O celular está na palma da mão, basta acessar os aplicativos de estudo”, pontua Adriana Alves Carvalho Braga, de 39 anos.

Braga acompanha os editais desde o início de 2018, quando contratou um curso preparatório para concurso para complementar os estudos, mas destaca que a quantidade de atividades sob a sua responsabilidade durante a semana, às vezes, prejudica o seu rendimento. “Comecei a estudar em fevereiro desse ano. Trabalho e tenho filhos. Então, tenho uma rotina muito intensa mas procuro sempre resolver exercícios e assistir às videoaulas nos aplicativos”, complementa.

O app para concurso pode ser incorporado à metodologia de estudo tanto por quem deseja ser aprovado para cargos do ensino médio quanto para o ensino superior. Além da resolução de questões, as principais funcionalidades incluem acesso aos comentários de professores, filtros por regiões de interesse, notificações sobre o anúncio dos certames e fazer simulados com questões atualizadas. Existem ainda aplicativos com funções complementares que contribuem para a produtividade e permitem elaborar planos de estudos. Confira abaixo oito sugestões de aplicativos para concurso:

  1. Alerta Concurso

O Alerta Concurso é um aplicativo gratuito que envia notificações sobre concursos públicos abertos ao longo do ano com informações sobre prazo de inscrições, áreas e cargos, além de locais de interesse. De acordo com o desenvolvedor, o app permite buscar certames a partir de filtros diversos, baixar editais e visualizar informações mesmo sem conexão com a internet.

Sistemas Operacionais: Andoid e iOS

  1. Aprovados

O Aprovados permite gerenciar as horas de estudo, programar alarme para indicar a finalização das atividades, criar gráficos e relatórios para acompanhar a evolução do desempenho. Os recursos podem ser visualizados no celular, em tablets e computadores. É possível estudar sem acesso à internet e sincronizar os dados posteriormente, quando realizar a navegação online. O aplicativo pode ser utilizado tanto por concurseiros quanto por vestibulandos.

Sistemas Operacionais: Android e iOS

  1. Concursos de Bolso

O Concurso de Bolso disponibiliza mini aulas, questões comentadas, resumos e simulados para a avaliação de desempenho. De acordo com o desenvolvedor, é possível consultar o Vade Mecum atualizado, ler notícias de concursos, resumos exclusivos e obter dicas diárias de estudo. O material pode ser acessado off-line. São disponibilizadas questões de Tribunais, de Carreiras Jurídicas e Legislativas e das áreas Fiscal, Bancária e Policial. Disponível nas versões gratuita e paga.

Sistemas Operacionais: Android e iOS

  1. Easy Study

O Easy Study permite criar planos de estudos em três etapas. É preciso especificar as matérias, a quantidade de disciplinas que deseja estudar nos dias da semana e aprovar o plano de estudo. Após a aprovação, é gerado um ciclo de estudo que permite saber quais são as próximas disciplinas a serem estudadas e visualizar os conteúdos vistos anteriormente. O usuário também tem acesso a questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Sistemas Operacionais: Android e iOS

  1. Estratégia Concursos

O aplicativo Estratégia Concursos tem entre as principais funcionalidades a criação de simulados personalizados, acesso a relatórios de rendimento e resolução de questões diversas. Está disponível nas versões gratuitas e paga. É possível adquirir cupons de desconto no aplicativo que dão direito a trocas por materiais no site do desenvolvedor.

Sistemas Operacionais: Andoid e iOS

  1. Offtime

O Offtime não disponibiliza questões para resolução, mas contribui para o aumento da produtividade ao bloquear aplicativos que possam interferir na concentração do estudante, a exemplo do Whatsapp, Instagram, Facebook entre outros. O usuário pode criar perfis diferentes e, por tempo determinado, bloquear aplicativos, ligações, mensagens de texto e notificações.

Sistemas Operacionais: Android

  1. Questões de Concurso

O aplicativo Questões de Concurso permite ter acesso às questões do site Qconcursos.com a partir de uma conta já existente ou mediante login com dados do Facebook ou do Gmail. É possível selecionar questões a partir de filtros diversos (bancas, disciplinas, assuntos, entre outros), ver as estatísticas de desempenho e ler comentários dos usuários feitos para as questões. Está disponível nas versões gratuitas e Premium – esta última ainda permite assistir a videoaulas e visualizar as questões com comentários feitos por professores.

Sistemas Operacionais: Andoid e iOS

  1. Tá na Mão Concursos

O aplicativo Tá na Mão Concursos disponibiliza diversas questões para dispositivos como celulares e tablets. Os principais assuntos abordados são Conhecimentos Bancários, Matemática Financeira, Ética, Português, Informática Básica, Informática Computação (TI), Raciocínio Lógico, Estatística e Atualidades. Por conta disso, é um aplicativo indicado para candidatos aos concursos de bancos.

Sistemas Operacionais: Android

Read More...

Aplicativos

Os melhores apps para divertir as crianças nas férias

A prática de atividades físicas e brincadeiras ao ar livre é essencial para o desenvolvimento infantil. Apesar disso, o uso da tecnologia nesse processo de forma moderada também contribui para incentivar o desenvolvimento cognitivo e motor de forma divertida nas crianças. Para que os dispositivos eletrônicos funcionem, é necessária a supervisão dos pais, bem como estabelecer limites para a utilização desses aplicativos. Abaixo, confira alguns apps para divertir as crianças nas férias, tanto em um tablet infantil quanto no smartphone:

            1 – Play Kids

            Nesse aplicativo, as crianças têm acesso a conteúdos educativos, desenhos e jogos para entreter as crianças de 2 a 8 anos de idade. São mais de 200 desenhos, incluindo Xuxa Só para Baixinhos, O Mundo de Elmo, Turma da Mônica, Bob Zoom, Galinha Pintadinha, Senninha, entre outros, sem contar os livros e jogos. Para Android e iOS.

            2 – YouTube Kids

            A popular plataforma de vídeos tem uma versão desenvolvida especialmente para as crianças. Por meio do aplicativo, é possível encontrar séries e músicas infantis à distância de um toque, com conteúdos distribuídos por categorias. “Utilizamos uma combinação de filtros, comentários de utilizadores e analistas humanos para manter os vídeos do YouTube Kids apropriados para a família. Contudo, nenhum sistema é perfeito, e existe a possibilidade de surgirem vídeos inadequados”, alerta o YouTube. Por isso, existe uma ferramenta para os pais controlarem o que os filhos assistem. Para Android e iOS.

            3 – Rhythm and Bears

            Para as crianças que gostam de música, esse aplicativo é diversão garantida. Com ele, é possível criar uma banda, dirigir shows e escolher os próprios instrumentos. Ainda é possível utilizar luzes, máquinas de fumaça e até mesmo um show de laser para deixar a apresentação ainda mais divertida. Para Android e iOS.

            4 – Discovery Kids Play

            O popular canal infantil Discovery Kids também tem um aplicativo. Com ele, as crianças podem assistir a episódios completos das séries veiculadas pelo canal, além de ter acesso a jogos e atividades interativas que divertem e ensinam. O app conta com episódios da Peppa, My Little Pony, Zack & Quack, Peg + Gato e muito mais. Também é possível criar um perfil personalizado para seu filho e salvar os conteúdos favoritos. Para Android e iOS.

            5 – DrawyBook

            Esse aplicativo foi desenvolvido para crianças de 5 a 10 anos de idade. Com ele, é possível desenhar, colorir e criar histórias interativas, por meio de uma função chamada “desenhar e digitalizar”. Com o recurso, a criança pode personalizar a história com desenhos feitos no papel e digitalizados pela aplicação. Para Android e iOS.

Read More...

Aplicativos

99 amplia formas de pagamento direto no aplicativo

A partir desse mês de junho, mais passageiros da 99, empresa de mobilidade urbana que integra a gigante chinesa DiDi Chuxing, vão poder pagar suas viagens com cartão de crédito através do aplicativo. As bandeiras American Express, Elo e Hiper passam a ser aceitas nessa modalidade na plataforma. Elas se somam à VISA e Mastercard, já disponíveis.

Com isso, 99% dos usuários de cartão de crédito no Brasil vão estar cobertos pela empresa 99. Nos primeiros dias com a funcionalidade, cerca de 10% dos novos passageiros se cadastraram com uma das novas bandeiras.

“A ampliação dos meios de pagamento faz parte de um processo intenso de desenvolvimento tecnológico que busca aumentar a segurança nas corridas e trazer mais comodidade ao usuário”, afirma Douglas Storf, Diretor de Novos Negócios e Serviços Financeiros. “Com essas opções, novos passageiros chegam à plataforma. Isso é bom para quem possui esses cartões e também para os motoristas, pois aumenta o número de viagens e a oportunidade de eles aumentarem seus ganhos”.

Para utilizar essa forma de pagamento, o cliente deve cadastrar seu cartão de crédito com as bandeiras aceitas pela 99 no aplicativo. Quando for pedir um táxi ou 99 Pop (carro particular), basta selecionar como método de pagamento o cartão cadastrado.

Read More...

Aplicativos

RecargaPay se une ao Google para facilitar transações no Brasil

A RecargaPay, carteira de pagamentos por celular líder no Brasil, agora oferece aos seus usuários o Google PayR, sistema que facilita todo o processo de finalização de um pagamento, permitindo que os clientes paguem com apenas um clique de seus celulares Android ou dispositivos móveis do Chrome.

A parceria com o Google PayR é um dos muitos esforços da RecargaPay em sua missão de simplificar as transações diárias e democratizar os pagamentos online. “Estamos muito felizes de poder contar com a experiência e a excelência da Google para permitir às pessoas uma modalidade de pagamento mais fácil, não burocrática e segura. Nossa equipe está muito comprometida em fornecer serviços personalizados para alcançar todo o ecossistema de pagamentos, permitindo que todos paguem tudo a partir de um único aplicativo”, declara Gustavo Victorica, COO da RecargaPay.

Google PayR

O Google PayR é uma consolidação de todas as ofertas de pagamento em uma única marca universal e traz os valores de assinatura Google – simplicidade, acessibilidade e uma experiência original e unificada – para todas as modalidades de pagamento usadas pelos bilhões de usuários, dentro e fora da web, tudo com o suporte da confiança e segurança da empresa que gere o maior buscador da rede.

Ao pagar com Google, o usuário pode usar um de seus cartões de crédito associado a sua conta, e o Google envia ao lojista as informações de quem está realizando a compra.

No aplicativo RecargaPay é possível comprar créditos para telefones pré-pagos, carregar cartões de transporte, pagar contas e comprar vale-presente para Uber pré-pago e lojas online, como XBOX, League of Legends e Google Play.

Read More...