Aplicativos, Destaques

WhatsApp desenvolve recurso que pede permissão a usuário para ser adicionado em grupo

O WhatsApp vai permitir aos usuários o gerenciamento de convites antes de serem adicionados a grupos. O recurso, no entanto, ainda está em desenvolvimento e só vai aparecer inicialmente na nova versão beta em aparelhos da Apple. Posteriormente, a funcionalidade deve ser liberada para aparelhos com sistema Android.

O usuário que decidir restringir quem pode o convidar receberá um pedido para entrar no grupo e será criado um chat onde terá a opção de rejeitar ou aceitar. A solicitação será válida durante 72h dentro do aplicativo. Caso não aceite, não será possível receber mais de dois convites de um mesmo grupo.

Como configurar?

É muito simples. Primeiro você precisa ir na opção de Configurações -> Conta -> Privacidade e por fim, em Grupos. Ali você vai ver que dá para escolher quem você permite que já coloque automaticamente em grupos, podendo ser “Todos”, “Meus Contatos” ou “Nenhum”. Nunca é demais lembrar que o recurso, inicialmente, está liberado apenas para a nova versão beta em aparelhos da Apple.

Se você escolher “Nenhum”, qualquer pessoa que queira te adicionar em um grupo vai ter que te mandar primeiro um convite e você poderá recusar ou aceitar. Se escolher “Meus contatos” isso só acontece se a pessoa não estiver na sua lista de contatos, mas quem está pode te adicionar automaticamente, ok?

Curtiu a novidade? Ao menos agora dá para se livrar de grupos que só enchem o WhatsApp de mensagens ou que ficam ali tomando espaço!

Read More...

Aplicativos, Destaques

WhatsApp limita reenvio de mensagens para combater fake news

O WhatsApp anunciou nesta segunda-feira (21) que seus usuários poderão encaminhar mensagens para apenas cinco contatos, de pessoas ou grupos. A medida reforça a política anunciada em 2018 pela empresa, de limitar os encaminhamentos a 20 destinatários. As ações são voltadas para combater a difusão de notícias falsas, as famosas fake news.

A previsão da companhia é lançar ainda hoje a atualização – que reduz o número de pessoas que podem receber a mesma mensagem ao mesmo tempo. A nova versão será lançada primeiro para aparelhos com sistema Android e depois para iOS.

O limite a cinco contatos já havia sido imposto a usuários na Índia em julho do ano passado, após uma série de linchamentos e homicídios provocados pela difusão de boatos pelo aplicativo.

O WhatsApp, que tem 1,5 bilhão de usuários, está tentando encontrar formas de impedir o uso indevido do aplicativo, em meio a preocupações globais de que a plataforma está sendo usada para disseminar notícias falsas, fotos manipuladas, vídeos fora de contexto e boatos transmitidos por mensagens de áudio.

A encriptação de ponta a ponta do aplicativo permite que grupos de centenas de usuários troquem textos, fotos e vídeo fora do alcance de checadores de fatos ou mesmo da própria plataforma.

Read More...

Aplicativos, Destaques

Banco do Brasil libera saque pelo WhatsApp; entenda

O Banco do Brasil lançou uma funcionalidade que permite aos clientes usar o WhatsApp para sacar dinheiro, sem a necessidade do uso de cartões ou senhas. O limite diário será R$ 300 e o valor deverá ser múltiplo de dez.

Para realizar o saque, a pessoa deve enviar uma mensagem pelo aplicativo no número (61) 40040001 e escrever “Saque Sem” ou “Saque Sem Cartão” . Em seguida, deverá digitar o valor que deseja retirar. O robô, com quem o cliente conversa, vai enviar um código que deverá ser digitado no caixa eletrônico.

Atenção: para ser entendido pelo robô no WhatsApp, o cliente precisa escrever o valor dessa maneira: “R$ xx,xx” (sem as aspas)

É preciso ficar atento, uma vez que o prazo para o saque no terminal de autoatendimento é até às 23h59 do dia da solicitação. Depois desse prazo, o saque expira.

O Banco do Brasil é a primeira instituição do país a lançar esse tipo de solução. De acordo com o banco, o novo serviço é o décimo quinto que utiliza aplicativos de mensagens.

Read More...

Aplicativos

WhatsApp deixará de funcionar nesses aparelhos nos próximos anos

O final de 2018 está se aproximando, e assim como em todos os anos, no mês de dezembro, o WhatsApp deixa de funcionar em alguns celulares antigos. Se você tem um smartphone antigo e gostaria de saber se o seu dispositivo é um dos afetados, preste atenção porque deixamos a lista de telefones onde o WhatsApp não funcionará em breve.

Sem dúvidas, ele é o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular e usado em todo o mundo. Atualmente, possui mais de 1,5 bilhão de usuários ativos e é o canal de comunicação preferido de muitas pessoas, que o utilizam diariamente para bater papo, fazer chamadas de voz ou vídeo com seus parentes, amigos e entes queridos.

O aplicativo de mensagens instantâneas chegou ao mercado em 2009. Quase dez anos se passaram e, durante esse período, a plataforma foi atualizada, incorporando novas funções e eliminando recursos obsoletos.

Uso abusivo de WhatsApp pode levar a penalidades como indenização e até prisão

Foto: Pixabay

Levando em conta a evolução que o aplicativo sofreu ao longo dos anos, não surpreende que a empresa tenha decidido parar de oferecer suporte a determinados telefones celulares antigos. A corporação explica que não pode garantir uma experiência de usuário adequada em determinados dispositivos, e é por isso que o aplicativo para de trabalhar neles.

No final de 2016, os primeiros celulares declarados obsoletos pela empresa pararam de usar o aplicativo. Eles eram os seguintes:

  • Dispositivos com Android 2.1 e Android 2.2
  • Dispositivos com o Windows Phone 7
  • iPhone 3GS / dispositivos com iOS 6

Ao longo de 2017, os seguintes smartphones aderiram a esta lista:

  • Telefones com o Nokia Symbian S60
  • Telefones celulares com sistema operacional BlackBerry e BlackBerry 10
  • Celulares com Windows Phone 8.0 e anterior

Abaixo, você pode ver a lista de telefones celulares que não poderão usar o WhatsApp em 2019 e aqueles que não terão mais suporte em 2020:

  • Celulares com o Nokia S40, após 31 de dezembro de 2018
  • Celulares com Android 2. 3.7 e anteriores, a partir de 1º de fevereiro de 2020
  • iPhone com iOS 7, a partir de 1 de fevereiro de 2020

Read More...

Aplicativos, Destaques

Concurso: aplicativos de questões complementam estudos

Dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio Contínua (PNAD Contínua), anunciados em 2018, apontam que 94,6% dos brasileiros usam o celular para acessar à internet. O equipamento assumiu a primeira posição como o dispositivo mais utilizado, desbancando microcomputadores (usados por 63%) e tablets (16%). Em 38% das casas, o celular era o único meio de navegação na internet e a banda larga móvel, dos tipos 3G ou 4G, estava presente em 77% das residências – cerca de 6% a mais do que a banda larga fixa.

Com o crescimento do uso dos dispositivos portáteis, em especial o celular, e da navegação por banda larga móvel, é possível aproveitar o pouco tempo livre para acessar aplicativos para concurso e fortalecer o ciclo de estudos. “Acho que a maior vantagem está na praticidade. O celular está na palma da mão, basta acessar os aplicativos de estudo”, pontua Adriana Alves Carvalho Braga, de 39 anos.

Braga acompanha os editais desde o início de 2018, quando contratou um curso preparatório para concurso para complementar os estudos, mas destaca que a quantidade de atividades sob a sua responsabilidade durante a semana, às vezes, prejudica o seu rendimento. “Comecei a estudar em fevereiro desse ano. Trabalho e tenho filhos. Então, tenho uma rotina muito intensa mas procuro sempre resolver exercícios e assistir às videoaulas nos aplicativos”, complementa.

O app para concurso pode ser incorporado à metodologia de estudo tanto por quem deseja ser aprovado para cargos do ensino médio quanto para o ensino superior. Além da resolução de questões, as principais funcionalidades incluem acesso aos comentários de professores, filtros por regiões de interesse, notificações sobre o anúncio dos certames e fazer simulados com questões atualizadas. Existem ainda aplicativos com funções complementares que contribuem para a produtividade e permitem elaborar planos de estudos. Confira abaixo oito sugestões de aplicativos para concurso:

  1. Alerta Concurso

O Alerta Concurso é um aplicativo gratuito que envia notificações sobre concursos públicos abertos ao longo do ano com informações sobre prazo de inscrições, áreas e cargos, além de locais de interesse. De acordo com o desenvolvedor, o app permite buscar certames a partir de filtros diversos, baixar editais e visualizar informações mesmo sem conexão com a internet.

Sistemas Operacionais: Andoid e iOS

  1. Aprovados

O Aprovados permite gerenciar as horas de estudo, programar alarme para indicar a finalização das atividades, criar gráficos e relatórios para acompanhar a evolução do desempenho. Os recursos podem ser visualizados no celular, em tablets e computadores. É possível estudar sem acesso à internet e sincronizar os dados posteriormente, quando realizar a navegação online. O aplicativo pode ser utilizado tanto por concurseiros quanto por vestibulandos.

Sistemas Operacionais: Android e iOS

  1. Concursos de Bolso

O Concurso de Bolso disponibiliza mini aulas, questões comentadas, resumos e simulados para a avaliação de desempenho. De acordo com o desenvolvedor, é possível consultar o Vade Mecum atualizado, ler notícias de concursos, resumos exclusivos e obter dicas diárias de estudo. O material pode ser acessado off-line. São disponibilizadas questões de Tribunais, de Carreiras Jurídicas e Legislativas e das áreas Fiscal, Bancária e Policial. Disponível nas versões gratuita e paga.

Sistemas Operacionais: Android e iOS

  1. Easy Study

O Easy Study permite criar planos de estudos em três etapas. É preciso especificar as matérias, a quantidade de disciplinas que deseja estudar nos dias da semana e aprovar o plano de estudo. Após a aprovação, é gerado um ciclo de estudo que permite saber quais são as próximas disciplinas a serem estudadas e visualizar os conteúdos vistos anteriormente. O usuário também tem acesso a questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Sistemas Operacionais: Android e iOS

  1. Estratégia Concursos

O aplicativo Estratégia Concursos tem entre as principais funcionalidades a criação de simulados personalizados, acesso a relatórios de rendimento e resolução de questões diversas. Está disponível nas versões gratuitas e paga. É possível adquirir cupons de desconto no aplicativo que dão direito a trocas por materiais no site do desenvolvedor.

Sistemas Operacionais: Andoid e iOS

  1. Offtime

O Offtime não disponibiliza questões para resolução, mas contribui para o aumento da produtividade ao bloquear aplicativos que possam interferir na concentração do estudante, a exemplo do Whatsapp, Instagram, Facebook entre outros. O usuário pode criar perfis diferentes e, por tempo determinado, bloquear aplicativos, ligações, mensagens de texto e notificações.

Sistemas Operacionais: Android

  1. Questões de Concurso

O aplicativo Questões de Concurso permite ter acesso às questões do site Qconcursos.com a partir de uma conta já existente ou mediante login com dados do Facebook ou do Gmail. É possível selecionar questões a partir de filtros diversos (bancas, disciplinas, assuntos, entre outros), ver as estatísticas de desempenho e ler comentários dos usuários feitos para as questões. Está disponível nas versões gratuitas e Premium – esta última ainda permite assistir a videoaulas e visualizar as questões com comentários feitos por professores.

Sistemas Operacionais: Andoid e iOS

  1. Tá na Mão Concursos

O aplicativo Tá na Mão Concursos disponibiliza diversas questões para dispositivos como celulares e tablets. Os principais assuntos abordados são Conhecimentos Bancários, Matemática Financeira, Ética, Português, Informática Básica, Informática Computação (TI), Raciocínio Lógico, Estatística e Atualidades. Por conta disso, é um aplicativo indicado para candidatos aos concursos de bancos.

Sistemas Operacionais: Android

Read More...