Destaques, Dicas de Saúde

Hilab: Exames rápidos com laudos agora na rede Pague Menos

A Hi Technologies, empresa que desenvolve soluções tecnológicas para o setor de saúde, anuncia parceria com a rede de farmácias Pague Menos. O serviço Hilab utiliza um dispositivo inovador que cabe na palma da mão e permite obter resultados de exames mais rapidamente do que os métodos tradicionais, está disponível em unidades espalhadas por seis cidades brasileiras. O serviço visa oferecer uma nova experiência para os consumidores, agilizando o diagnóstico de exames laboratoriais e, consequentemente, do tratamento adequado.

Exames de: perfil Lipídico, TSH e Beta HCG com resultados em poucos minutos estão disponíveis em 12 unidades da rede Pague Menos distribuídas por Brasília, Campo Grande, Fortaleza, Mossoró, Natal e Piracicaba. Agora, clientes Pague Menos dessas cidades, poderão monitorar seus níveis de colesterol e triglicerídeos com mais praticidade e conforto e as mulheres em busca do teste de gravidez poderão ter resultado com laudo pronto para levar ao médico, já que o exame BETA hGC Hilab é realizado no sangue ao invés da urina como nos testes convencionais de farmácia. De forma quase indolor, o serviço Hilab associa a internet das coisas e inteligência artificial para acelerar a entrega de resultados laboratoriais.

Com apenas algumas gotas de sangue do dedo, é possível realizar exames como: TSH, exame que detecta o hipotiroidismo, Beta-hCG, utilizado para detecção de gravidez, e o de Perfil Lipídico, um grupo de exames de colesterol e suas frações pedidos frequentemente em conjunto (LDL, HDL, VLDL, não HDL, triglicerídeos) para avaliar o risco de doenças cardíacas.

Para o CEO da Hi Technologies, Marcus Figueredo, o momento é de comemorar. “Estamos felizes com a parceria. Ela permite a chegada de laboratórios remotos em regiões ainda carentes de tecnologias que oferecem serviços de qualidade a preços acessíveis”, comenta. Segundo Marcus, o apoio das farmácias confirma uma necessidade real da população de poder fazer o monitoramento e acompanhamento dos tratamentos médicos com mais agilidade e comodidade.

A VP comercial da Pague Menos, Patriciana Rodrigues destaca “essa sinergia com a Hi Technologies permitiu a ampliação dos serviços farmacêuticos realizados por nossos farmacêuticos nas salas do Clinic Farma. A partir da tecnologia da empresa, conseguiremos proporcionar mais facilidade e mais cuidado com a saúde dos nossos clientes em todo Brasil”.

Como funciona?

O sangue é coletado, inserido no dispositivo onde o resultado é “digitalizado” e transmitido instantaneamente via internet para a equipe de biomédicos da Hi Technologies, que realizam a análise e validação do material – processo dura de 5 a 10 minutos. Em seguida, o laudo com o resultado é enviado ao e-mail do paciente, mas também pode ser impresso na própria farmácia ou encontrado no site do Hilab.

A opção é uma solução também para os pacientes que têm medo de seringa, pois o sangue é coletado da ponta do dedo, fazendo com que o processo seja menos invasivo. Outra facilidade é que o paciente não precisa estar em jejum ou apresentar guia médica. Basta realizar um cadastro online, para que o paciente seja reconhecido pelo sistema e aceite os termos de uso do laboratório remoto.

SERVIÇO – RIO GRANDE DO NORTE

Mossoró – RN

Mossoró Av. Santos Dumont, 278

Natal – RN

Candelaria Av. Prudente de Morais, 6368

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Dicas de Saúde

5 aplicativos que podem auxiliar no controle da ansiedade

Todo mundo reage de forma ansiosa diante de situações importantes ou banais da vida. É normal ficar ansioso antes de fazer uma prova e, depois, esperar o resultado dela, passar por uma entrevista de emprego, aguardar uma pessoa querida que está chegando de viagem ou entre tantos eventos que nos dão aquele “frio na barriga”. O problema da ansiedade é quando ela ocorre de forma desproporcional, paralisando quem a sente e desencadeando sintomas como fadiga excessiva, dificuldade para se concentrar ou dormir, e outros.

De acordo com dados divulgados em 2017 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o número um do mundo na taxa de pessoas com ansiedade, tendo 9,3% dos brasileiros desenvolvido algum tipo de distúrbio de ansiedade. Também ocupamos o quinto lugar em casos de depressão – a doença afeta 5,8% da população brasileira. “É muito comum que as duas andem juntas. Normalmente, a ansiedade cria um ciclo e a depressão pode estar dentro dele. As pessoas se sentem muito ansiosas, aí acabam tendo algum tipo de crise e isso acaba gerando uma tristeza profunda que pode desencadear em depressão”, explica a psicóloga Juliana Costa.

São diversos os tratamentos para o controle da ansiedade e o autoconhecimento é essencial para descobrir a raiz dos problemas. Além de acompanhamento profissional, é indicado a prática de exercícios físicos, como uma caminhada rápida, estudar algum assunto que desperta o interesse, ter um momento a sós ou na companhia de quem faz bem. A tecnologia, presente em boa parte de nossas vidas, também pode auxiliar. Há diversos aplicativos com a proposta de oferecer exercícios que ajudam no controle da ansiedade.

Aplicativos são apenas paliativo

5 aplicativos que podem auxiliar no controle da ansiedade

A psicóloga clínica Analidia Almeida de Souza (CRP 03/13342) adverte que o uso de aplicativos para quem deseja controlar a ansiedade requer certos cuidados. “Se você nunca fez terapia, não sabe do que se trata a ansiedade e faz uso de um aplicativo que não explica para que o que ele serve e qual o limite, é possível que possa não ajudar”, comenta a profissional que atualmente cursa uma especialização em Neuropsicologia.

Nesse sentido, observe antes se o aplicativo se adéqua à sua realidade. A psicóloga Analidia ressalta ainda que é necessário entender que o uso dessa ferramenta não substitui o trabalho de um profissional. É por meio dele que será possível identificar a raiz dos problemas, podendo tratá-los de modo mais profundo. “É importante que o app deixe claro que ele é apenas um suporte que pode auxiliar o usuário em momentos pontuais”, avalia a profissional.

Cinco aplicativos para lhe ajudar a controlar a ansiedade

Querida Ansiedade

Desenvolvido pela psicóloga Camila Wolf de Oliveira, o app está disponível para Android e iOS e tem como objetivo acalmar usuários durante crises de ansiedade, além de auxiliá-los em seu processo de autoconhecimento. O Querida Ansiedade oferece exercícios de respiração e meditação. Nele também é possível escrever os sentimentos do momento e assistir vídeos com perguntas e respostas sobre ansiedade. Ao baixá-lo, os usuários encontram uma seção que explica todo o funcionamento da ferramenta.

Be Okay

Disponibilizado apenas para smatphones com sistema iOS, o Be Okay foi criado pelas estudantes Gabriella Lopes, Helena Leitão e Ana Luiza Ferrer, do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio). O Be Okay oferece recursos como exercícios de respiração e meditação e o acesso rápido de fotos cadastradas pelo usuários para acalmar no momento de crise. Há ainda a possibilidade de ligar para alguém especial ou qualquer número de emergência. Para auxiliar na identificação de padrões ou possíveis gatilhos que gerem ansiedade, o aplicativo oferece uma função que permite o acompanhamento dos momentos de crise.

Lojong: Meditação e Mindfulness

O Lojong se descreve como uma espécie de “academia para a mente”. Nele é possível encontrar meditações guiadas, além de uma série de vídeos com conceitos sobre o treino da mente. O aplicativo oferece ainda artigos sobre bem-estar para que você aprenda e conheça mais sobre o tema. O Lojong funciona ainda em modo off-line, podendo o usuário programar meditações, além de disponibilizar gráficos e estáticas para que o usuário acompanhe o seu crescimento pessoal. O aplicativo está disponível para sistemas Android e iOS.

Diário Controle de Humor

Como o próprio nome já diz, o Diário Controle de Humor cumpre a função de acompanhar os altos e baixos do seu humor. Se preferir, você não precisa escrever, apenas indicar com ícones o seu sentimento do momento. Além disso, é possível indicar quais foram as atividades que te fizeram bem. É possível bloquear o aplicativo com uma senha para maior privacidade. Disponível no Google Play e Apple Store.

Cíngulo: Autoconhecimento

O Cíngulo se propõe a ser uma ferramenta para auxiliar no processo de autoconhecimento dos usuários. De início é possível fazer um teste de personalidade. Ainda sessões para autoconhecimento com indicação de exercícios. O Cíngulo também funciona como um diário emocional. Nele é possível traçar um histórico do seu humor, podendo ser identificados gatilhos que deixaram a sua ansiedade disfuncional. O Cíngulo está disponível para download em celulares com sistema Android e iOS.

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Como evitar aftas na boca: 5 dicas importantes que também irão melhorar sua saúde

Muitas pessoas tiveram em algum momento de suas vidas as dolorosas e incômodas aftas, que são caracterizadas por pequenas úlceras superficiais com um fundo esbranquiçado que são encontradas dentro da boca, língua ou gengivas.

Embora não seja uma lesão grave, as úlceras podem causar muita dor, dificuldade para falar ou até mesmo para mastigar uma comida, por isso, se pudermos evitá-las, será muito melhor.

Aqui nós lhes diremos como fazer isso.

Como evitar aftas na boca

1. Fortalecer seu sistema imunológico – Cuide de sua dieta, durma bem, beba bastante água e faça exercícios, pois uma das causas mais frequentes é um sistema imunológico fraco; o sistema não consegue combater eficazmente as bactérias que entram no corpo e estas destroem parte do tecido da boca.

2. Reduza o estresse em sua vida – O estresse é um grande fator que favorece o aparecimento de aftas, porque deixa o corpo mais indefeso e aumenta as chances de sofrer lesões. Dê um passeio, descanse e pratique técnicas de relaxamento como ioga ou meditação.

3. Consuma mais vitaminas e minerais – Úlceras aftosas estão relacionadas a uma deficiência de ferro, ácido fólico e vitaminas B12 no organismo. Eles são nutrientes encontrados na carne vermelha e vegetais verde-escuros.

4. Proteja sua boca – O trauma dentro da boca pode facilitar o aparecimento de aftas. Por isso, use escova macia e certifique-se de trocá-las a cada três meses; use anti-séptico bucal, se você preferir. mantenha a sua higiene bucal sempre em dia e visite o seu dentista para exames regulares.

5. Evite alimentos muito ácidos ou picantes – Estes alimentos são associados com úlceras aftosas, por isso, você deve limitar a sua ingestão. Chocolate e nozes também favorecem ao aparecimento das aftas.

Recomendações

Como evitar aftas na boca e tratar

As aftas podem ocorrer em pessoas de todas as idades em vários estágios de vida e na maioria dos casos, até mesmo desaparecer por conta própria depois de uma semana ou duas. No entanto, há uma série de recomendações para acelerar sua cura:

  • Faça o seu próprio enxaguante caseiro com água, sal e bicarbonato e gargareje de 3 a 5 vezes ao dia.
  • Misture a água com peróxido de hidrogênio (água oxigenada), coloque o líquido em um algodão e aplique na ferida.
  • Manter uma higiene oral adequada durante todo o dia
  • Evite alimentos picantes, ácidos, muito quentes ou condimentados, pois podem causar dor.

Se as aftas continuarem recorrentes apesar de você seguir o que foi recomendado aqui ou demorarem muito para cicatrizar, aconselho que você consulte algum médico para avaliar seu caso e evitar futuras complicações em sua saúde – ainda mais se levarmos em conta que isso possa ser um sinal de você ter uma doença auto-imune.

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Vitamina D pode prevenir desenvolvimento de miomas, diz estudo

Você já deve ter ouvido falar que a vitamina D é essencial para a sua saúde, principalmente para prevenir a osteoporose. Deve saber também que a melhor maneira de ativar a síntese desse nutriente é tomando sol. Entretanto, a novidade é que estudos têm demonstrado que mulheres com miomas, em geral, apresentam deficiência da vitamina D. Seria então essa vitamina um fator de proteção contra os miomas?

Segundo um estudo publicado no jornal científico Fertility and Sterility, a deficiência de vitamina D desempenha um papel significativo no desenvolvimento de miomas uterinos. Os pesquisadores apontaram que a vitamina D3 (um dos tipos do nutriente) reduz a proliferação de células do leiomioma in vitro e o crescimento dos tumores em modelos animais in vivo.

No estudo, as mulheres com menores níveis da substância apresentaram casos mais graves de miomas. Já as mulheres com níveis suficientes de vitamina D eram menos propensas a desenvolverem os tumores.

Você pode estar se perguntando: como uma vitamina, conhecida por proteger seus ossos, pode proteger seu útero contra os miomas?

útero

A explicação é que a vitamina D exerce ações diretas ou indiretas em mais de 200 genes envolvidos na regulação do ciclo celular. Ela participa de diversos processos no organismo, incluindo a regulação da proliferação e diferenciação celular, a angiogênese (crescimento de novos vasos sanguíneos a partir dos já existentes) e a apoptose (morte celular programada). Ou seja, todos esses processos participam do desenvolvimento de um tumor, que nada mais é do que o crescimento anormal e desordenado das células.

Para corroborar a tese, um estudo publicado em março deste ano, no BMJ, feito com mais de 33 mil pessoas, que foram acompanhadas durante 16 anos, mostrou que níveis adequados da vitamina D reduziram o risco de desenvolver um câncer em 20%.

Como saber se você tem bons níveis da vitamina D?

Segundo estudos internacionais, estima-se que aproximadamente 40% dos adultos apresentam a hipovitaminose D, cujo principal fator é a falta de exposição solar.

“O Brasil está abaixo da linha do Equador, portanto aqui a incidência dos raios solares é maior e temos mais dias ensolarados do que os países localizados no hemisfério norte. Mesmo assim, poucas pessoas têm o costume de tomar sol por conta os riscos do câncer de pele e do fotoenvelhecimento”, explica o ginecologista Dr. Edvaldo Cavalcante.

Mas, o médico alerta: tomar sol é fundamental! “Infelizmente, os hábitos da sociedade moderna, como trabalhos em lugares fechados e menos tempo ao ar livre podem levar à deficiência da vitamina. Portanto, a recomendação é tomar sol, de preferência com braços e pernas expostos, durante 20 minutos”.

Como ou sem protetor?

Este é um assunto controverso no meio médico. Alguns estudos dizem que o protetor atrapalha a absorção dos raios UVB pela pele. Mas, em maio deste ano, a Sociedade Brasileira de Dermatologia apresentou um estudo revelando que o uso do filtro solar não impacta na absorção do nutriente. Segundo a pesquisa, a pessoa pode usar o protetor solar e tomar sol até às 10h ou depois das 16h.

Como saber se tenho deficiência?

“Para ver se os níveis da vitamina D estão bons, é possível fazer exames de sangue. Há suplementos que podem ser indicados, mas é preciso cuidado na administração, pois em altas quantidades, a substância pode ser prejudicial. Por isso, somente o médico pode fazer essa avaliação e prescrever a suplementação”, diz o médico.

Quanto à prevenção dos miomas, os estudos devem continuar para esclarecer melhor os mecanismos da vitamina D na formação dos tumores e para investigar se a substância pode ajudar também no tratamento dos miomas. Enquanto isso, que tal investir na sua alimentação e tomar sol?

Na prática é assim: você coloca alimentos ricos em vitamina D no seu prato, mas para que ela seja absorvida e sintetizada pelo seu organismo, você precisa tomar sol!

Veja uma lista dos alimentos ricos em vitamina D:

  • Ostras
  • Salmão, arenque, atum ou sardinha
  • Ovos
  • Fígado de boi ou de galinha
  • Laranja
  • Cogumelos (shitake)
  • Leite e derivados

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Destaques, Dicas de Saúde

Pacientes do SUS receberão avisos de consulta médica pelo celular

Com a nova atualização do sistema e-SUS Atenção Básica, pacientes vão receber notificações no celular das consultas agendadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio do aplicativo Meu digiSUS, que pode ser baixado em aparelhos com sistema Android e iOS.

Os profissionais de saúde também poderão registrar no prontuário eletrônico as vacinas aplicadas, ou seja: o mesmo sistema vai armazenar todas as ações de saúde do cidadão, acessíveis em todos os locais e serviços informatizados do Sistema Único de Saúde (SUS).

As principais alterações são:

  • Registro de vacinação no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) e no sistema de Coleta de Dados Simplificada (CDS)
  • Envio ao cidadão de agendamentos de consulta
  • Notificação ao cidadão através do aplicativo do Ministério da Saúde
  • Adequações no módulo de solicitação de exames
  • Alteração no modelo de impressão de solicitação de exames comuns
  • Otimização do processamento dos relatórios

Os dados são coletados de forma individualizada, podendo ser identificados com o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) do cidadão por meio dos sistemas do e-SUS AB, usados desde 2013 e atualizados constantemente. Com isso, os municípios que utilizam o PEC ou coleta de dados simplificada devem usar a versão mais recente disponibilizada pelo sistema, garantindo a qualidade na transmissão dos dados coletados.

Rio Grande do Norte

Atualmente, das 58 unidades de saúde existentes na cidade do Natal, 16 já estão com o Prontuário Eletrônico completamente instalado. Até dezembro deste ano, 100% das unidades deverão estar equipadas.

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