Destaques, Dicas de Saúde

Alimentos saborosos que ajudam a controlar os sintomas da TPM

Inchaço, desânimo, dor de cabeça e alterações de humor são alguns dos sintomas característicos da tensão pré-menstrual, mais conhecida como TPM. Normalmente, essas manifestações começam a aparecer de 10 a 14 dias antes da chegada do ciclo menstrual e podem se agravar, gradativamente, até o início da menstruação. “Devido à oscilação dos hormônios durante esse período, é possível ter alguns incômodos físicos e emocionais”, comenta Marília Zagato, nutricionista do Comitê Umami.

No entanto, investir em uma boa alimentação pode fazer toda a diferença para diminuir os aborrecimentos desta fase. Marília explica que apostar em alimentos que conferem o gosto umami – quinto gosto do paladar humano, ao lado do doce, salgado, azedo e amargo – proporciona o prazer de comer, deixando o prato ainda mais saboroso.

Lista de alimentos que ajudam a reduzir os sintomas da TPM

Peixes

Os peixes de água fria, como salmão e atum, são ricos em ômega-3, um tipo de gordura boa com ações anti-inflamatórias. “O consumo dos nutrientes presentes nesses alimentos pode ajudar na redução de dores de cabeça e na diminuição da retenção hídrica durante o período menstrual”, explica Marília.

Cenoura

Outra ótima opção para auxiliar no alívio dos sintomas da TPM é a cenoura. Ela contém vitamina B6, que desempenha funções que contribuem na melhoria das mudanças de padrão do sono e, inclusive, em alterações do humor. “Você pode consumir a cenoura em diferentes tipos de preparações, desde pratos frios até sucos. Em apenas uma cenoura é possível consumir 10% da quantidade de B6 recomendada para o dia”.

Gema de ovo

Essa parte do ovo contém vitamina B1, que atua diretamente na produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação do bem-estar. “A vitamina presente neste alimento está relacionada à produção da serotonina, que é responsável pela sensação de conforto”.

Laranja

Aposte em alimentos que são fontes de vitamina C – responsável pela atuação na produção dos neurotransmissores, contribuindo com a sensação de bem-estar e menor agitação. “A laranja é uma excelente fonte de vitamina C. Inclui-la no cardápio é uma ótima opção”, comenta Zagato.

#DicaDaNutri

Principalmente neste período, é importante diminuir o consumo de cloreto de sódio, mais conhecido como sal de cozinha, para não reter líquido. A nutricionista dá a dica: “Para diminuir o consumo exagerado, é recomendada a utilização de glutamato monossódico, que realça o sabor das refeições e contém 2/3 a menos de sódio em sua composição”.

“A porção de glutamato monossódico deve substituir a metade da porção de sal. Por exemplo, se a receita pede uma colher de chá, você utiliza meia colher de glutamato e meia de sal, reduzindo o teor de sódio na preparação, sem perder o sabor”, finaliza a nutricionista do Comitê Umami.

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Quais os cuidados que devemos ter na alimentação com a chegada do verão?

Dezembro é o mês das férias, festas e também do início do verão. Para aproveitar ao máximo esse período, um ponto importante que devemos ter de atenção é com a alimentação. Com as temperaturas mais elevadas, a melhor opção é consumir itens leves, de fácil digestão e que hidratem o corpo.

Ao preparar os alimentos que serão levados para a praia ou piscina, por exemplo, lembre-se de sempre colocá-los em uma bolsa ou sacola térmica, com um pouco de gelo para que fiquem bem refrigerados. Aposte em frutas como maçã, bananas e uvas. Já para os lanches, a melhor opção são os naturais, se possível sem adição de maionese e embutidos como presuntos e salames. Não se esqueça também de consumir muita água e sucos, esse último de preferência, sem açúcar.

“Sabemos que existem inúmeros alimentos prontos que são vendidos na praia, porém evite exagerar na dose, uma vez que não é possível saber a procedência e a validade do que está sendo ofertado”, explica a
Dra. Lívia Barbosa, nutróloga do Hospital IGESP.

Feriado
Foto: divulgação

Para afastar aquela sensação de estômago cheio e pesado, evite alimentos gordurosos e industrializados que acabam tornando a digestão mais lenta. “O consumo de carnes brancas, legumes, verduras, frutas, além dos cereais e grãos são bem-vindos por conta dos seus nutrientes e fibras”, ressalta Lívia.

Para aqueles que querem conquistar um bronzeado bonito e de forma saudável, a dica é investir no consumo de porções de alimentos que contenham betacaroteno, que está presente em frutas e legumes com a coloração amarela e alaranjada como mamão, damasco, abóbora, cenoura e beterraba; e nas verduras verdes escuras, por exemplo, couve, rúcula, brócolis, entre outros. É importante lembrar que, ao se expor ao sol, é necessário o uso de protetor solar e o melhor horário é antes das 10h e depois das 16h.

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, para se obter uma alimentação equilibrada e saudável é recomendado dar preferências sempre aos alimentos in natura, utilizar o mínimo possível de gordura, sal ou açúcar na preparação da comida, limitar os alimentos processados e evitar os ultraprocessados.

Por fim, não deixe que uma intoxicação alimentar atrapalhe seu verão. Aproveite uma das estações mais esperadas do ano com moderação e muita hidratação!

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Hilab: Exames rápidos com laudos agora na rede Pague Menos

A Hi Technologies, empresa que desenvolve soluções tecnológicas para o setor de saúde, anuncia parceria com a rede de farmácias Pague Menos. O serviço Hilab utiliza um dispositivo inovador que cabe na palma da mão e permite obter resultados de exames mais rapidamente do que os métodos tradicionais, está disponível em unidades espalhadas por seis cidades brasileiras. O serviço visa oferecer uma nova experiência para os consumidores, agilizando o diagnóstico de exames laboratoriais e, consequentemente, do tratamento adequado.

Exames de: perfil Lipídico, TSH e Beta HCG com resultados em poucos minutos estão disponíveis em 12 unidades da rede Pague Menos distribuídas por Brasília, Campo Grande, Fortaleza, Mossoró, Natal e Piracicaba. Agora, clientes Pague Menos dessas cidades, poderão monitorar seus níveis de colesterol e triglicerídeos com mais praticidade e conforto e as mulheres em busca do teste de gravidez poderão ter resultado com laudo pronto para levar ao médico, já que o exame BETA hGC Hilab é realizado no sangue ao invés da urina como nos testes convencionais de farmácia. De forma quase indolor, o serviço Hilab associa a internet das coisas e inteligência artificial para acelerar a entrega de resultados laboratoriais.

Com apenas algumas gotas de sangue do dedo, é possível realizar exames como: TSH, exame que detecta o hipotiroidismo, Beta-hCG, utilizado para detecção de gravidez, e o de Perfil Lipídico, um grupo de exames de colesterol e suas frações pedidos frequentemente em conjunto (LDL, HDL, VLDL, não HDL, triglicerídeos) para avaliar o risco de doenças cardíacas.

Para o CEO da Hi Technologies, Marcus Figueredo, o momento é de comemorar. “Estamos felizes com a parceria. Ela permite a chegada de laboratórios remotos em regiões ainda carentes de tecnologias que oferecem serviços de qualidade a preços acessíveis”, comenta. Segundo Marcus, o apoio das farmácias confirma uma necessidade real da população de poder fazer o monitoramento e acompanhamento dos tratamentos médicos com mais agilidade e comodidade.

A VP comercial da Pague Menos, Patriciana Rodrigues destaca “essa sinergia com a Hi Technologies permitiu a ampliação dos serviços farmacêuticos realizados por nossos farmacêuticos nas salas do Clinic Farma. A partir da tecnologia da empresa, conseguiremos proporcionar mais facilidade e mais cuidado com a saúde dos nossos clientes em todo Brasil”.

Como funciona?

O sangue é coletado, inserido no dispositivo onde o resultado é “digitalizado” e transmitido instantaneamente via internet para a equipe de biomédicos da Hi Technologies, que realizam a análise e validação do material – processo dura de 5 a 10 minutos. Em seguida, o laudo com o resultado é enviado ao e-mail do paciente, mas também pode ser impresso na própria farmácia ou encontrado no site do Hilab.

A opção é uma solução também para os pacientes que têm medo de seringa, pois o sangue é coletado da ponta do dedo, fazendo com que o processo seja menos invasivo. Outra facilidade é que o paciente não precisa estar em jejum ou apresentar guia médica. Basta realizar um cadastro online, para que o paciente seja reconhecido pelo sistema e aceite os termos de uso do laboratório remoto.

SERVIÇO – RIO GRANDE DO NORTE

Mossoró – RN

Mossoró Av. Santos Dumont, 278

Natal – RN

Candelaria Av. Prudente de Morais, 6368

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Dicas de Saúde

5 aplicativos que podem auxiliar no controle da ansiedade

Todo mundo reage de forma ansiosa diante de situações importantes ou banais da vida. É normal ficar ansioso antes de fazer uma prova e, depois, esperar o resultado dela, passar por uma entrevista de emprego, aguardar uma pessoa querida que está chegando de viagem ou entre tantos eventos que nos dão aquele “frio na barriga”. O problema da ansiedade é quando ela ocorre de forma desproporcional, paralisando quem a sente e desencadeando sintomas como fadiga excessiva, dificuldade para se concentrar ou dormir, e outros.

De acordo com dados divulgados em 2017 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o número um do mundo na taxa de pessoas com ansiedade, tendo 9,3% dos brasileiros desenvolvido algum tipo de distúrbio de ansiedade. Também ocupamos o quinto lugar em casos de depressão – a doença afeta 5,8% da população brasileira. “É muito comum que as duas andem juntas. Normalmente, a ansiedade cria um ciclo e a depressão pode estar dentro dele. As pessoas se sentem muito ansiosas, aí acabam tendo algum tipo de crise e isso acaba gerando uma tristeza profunda que pode desencadear em depressão”, explica a psicóloga Juliana Costa.

São diversos os tratamentos para o controle da ansiedade e o autoconhecimento é essencial para descobrir a raiz dos problemas. Além de acompanhamento profissional, é indicado a prática de exercícios físicos, como uma caminhada rápida, estudar algum assunto que desperta o interesse, ter um momento a sós ou na companhia de quem faz bem. A tecnologia, presente em boa parte de nossas vidas, também pode auxiliar. Há diversos aplicativos com a proposta de oferecer exercícios que ajudam no controle da ansiedade.

Aplicativos são apenas paliativo

5 aplicativos que podem auxiliar no controle da ansiedade

A psicóloga clínica Analidia Almeida de Souza (CRP 03/13342) adverte que o uso de aplicativos para quem deseja controlar a ansiedade requer certos cuidados. “Se você nunca fez terapia, não sabe do que se trata a ansiedade e faz uso de um aplicativo que não explica para que o que ele serve e qual o limite, é possível que possa não ajudar”, comenta a profissional que atualmente cursa uma especialização em Neuropsicologia.

Nesse sentido, observe antes se o aplicativo se adéqua à sua realidade. A psicóloga Analidia ressalta ainda que é necessário entender que o uso dessa ferramenta não substitui o trabalho de um profissional. É por meio dele que será possível identificar a raiz dos problemas, podendo tratá-los de modo mais profundo. “É importante que o app deixe claro que ele é apenas um suporte que pode auxiliar o usuário em momentos pontuais”, avalia a profissional.

Cinco aplicativos para lhe ajudar a controlar a ansiedade

Querida Ansiedade

Desenvolvido pela psicóloga Camila Wolf de Oliveira, o app está disponível para Android e iOS e tem como objetivo acalmar usuários durante crises de ansiedade, além de auxiliá-los em seu processo de autoconhecimento. O Querida Ansiedade oferece exercícios de respiração e meditação. Nele também é possível escrever os sentimentos do momento e assistir vídeos com perguntas e respostas sobre ansiedade. Ao baixá-lo, os usuários encontram uma seção que explica todo o funcionamento da ferramenta.

Be Okay

Disponibilizado apenas para smatphones com sistema iOS, o Be Okay foi criado pelas estudantes Gabriella Lopes, Helena Leitão e Ana Luiza Ferrer, do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio). O Be Okay oferece recursos como exercícios de respiração e meditação e o acesso rápido de fotos cadastradas pelo usuários para acalmar no momento de crise. Há ainda a possibilidade de ligar para alguém especial ou qualquer número de emergência. Para auxiliar na identificação de padrões ou possíveis gatilhos que gerem ansiedade, o aplicativo oferece uma função que permite o acompanhamento dos momentos de crise.

Lojong: Meditação e Mindfulness

O Lojong se descreve como uma espécie de “academia para a mente”. Nele é possível encontrar meditações guiadas, além de uma série de vídeos com conceitos sobre o treino da mente. O aplicativo oferece ainda artigos sobre bem-estar para que você aprenda e conheça mais sobre o tema. O Lojong funciona ainda em modo off-line, podendo o usuário programar meditações, além de disponibilizar gráficos e estáticas para que o usuário acompanhe o seu crescimento pessoal. O aplicativo está disponível para sistemas Android e iOS.

Diário Controle de Humor

Como o próprio nome já diz, o Diário Controle de Humor cumpre a função de acompanhar os altos e baixos do seu humor. Se preferir, você não precisa escrever, apenas indicar com ícones o seu sentimento do momento. Além disso, é possível indicar quais foram as atividades que te fizeram bem. É possível bloquear o aplicativo com uma senha para maior privacidade. Disponível no Google Play e Apple Store.

Cíngulo: Autoconhecimento

O Cíngulo se propõe a ser uma ferramenta para auxiliar no processo de autoconhecimento dos usuários. De início é possível fazer um teste de personalidade. Ainda sessões para autoconhecimento com indicação de exercícios. O Cíngulo também funciona como um diário emocional. Nele é possível traçar um histórico do seu humor, podendo ser identificados gatilhos que deixaram a sua ansiedade disfuncional. O Cíngulo está disponível para download em celulares com sistema Android e iOS.

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Como evitar aftas na boca: 5 dicas importantes que também irão melhorar sua saúde

Muitas pessoas tiveram em algum momento de suas vidas as dolorosas e incômodas aftas, que são caracterizadas por pequenas úlceras superficiais com um fundo esbranquiçado que são encontradas dentro da boca, língua ou gengivas.

Embora não seja uma lesão grave, as úlceras podem causar muita dor, dificuldade para falar ou até mesmo para mastigar uma comida, por isso, se pudermos evitá-las, será muito melhor.

Aqui nós lhes diremos como fazer isso.

Como evitar aftas na boca

1. Fortalecer seu sistema imunológico – Cuide de sua dieta, durma bem, beba bastante água e faça exercícios, pois uma das causas mais frequentes é um sistema imunológico fraco; o sistema não consegue combater eficazmente as bactérias que entram no corpo e estas destroem parte do tecido da boca.

2. Reduza o estresse em sua vida – O estresse é um grande fator que favorece o aparecimento de aftas, porque deixa o corpo mais indefeso e aumenta as chances de sofrer lesões. Dê um passeio, descanse e pratique técnicas de relaxamento como ioga ou meditação.

3. Consuma mais vitaminas e minerais – Úlceras aftosas estão relacionadas a uma deficiência de ferro, ácido fólico e vitaminas B12 no organismo. Eles são nutrientes encontrados na carne vermelha e vegetais verde-escuros.

4. Proteja sua boca – O trauma dentro da boca pode facilitar o aparecimento de aftas. Por isso, use escova macia e certifique-se de trocá-las a cada três meses; use anti-séptico bucal, se você preferir. mantenha a sua higiene bucal sempre em dia e visite o seu dentista para exames regulares.

5. Evite alimentos muito ácidos ou picantes – Estes alimentos são associados com úlceras aftosas, por isso, você deve limitar a sua ingestão. Chocolate e nozes também favorecem ao aparecimento das aftas.

Recomendações

Como evitar aftas na boca e tratar

As aftas podem ocorrer em pessoas de todas as idades em vários estágios de vida e na maioria dos casos, até mesmo desaparecer por conta própria depois de uma semana ou duas. No entanto, há uma série de recomendações para acelerar sua cura:

  • Faça o seu próprio enxaguante caseiro com água, sal e bicarbonato e gargareje de 3 a 5 vezes ao dia.
  • Misture a água com peróxido de hidrogênio (água oxigenada), coloque o líquido em um algodão e aplique na ferida.
  • Manter uma higiene oral adequada durante todo o dia
  • Evite alimentos picantes, ácidos, muito quentes ou condimentados, pois podem causar dor.

Se as aftas continuarem recorrentes apesar de você seguir o que foi recomendado aqui ou demorarem muito para cicatrizar, aconselho que você consulte algum médico para avaliar seu caso e evitar futuras complicações em sua saúde – ainda mais se levarmos em conta que isso possa ser um sinal de você ter uma doença auto-imune.

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