Destaques, Futebol Potiguar

Confira a tabela detalhada do Campeonato Potiguar 2019

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) apresentou nesta sexta-feira (9) as novidades para o Campeonato Potiguar 2019. Foram expostas a tabela da competição, a bola oficial do Estadual da marca Pênalti (modelo S11 Campo Pró) e o regulamento específico do torneio.

Dentre as novidades para o próximo ano, estão o retorno das finais da Copa Rio Grande do Norte e da Copa Cidade do Natal, equivalentes ao primeiro e segundo turnos, respectivamente. Foi mantida, ainda, a obrigatoriedade da presença de seis atletas Sub-23 por elenco, como na edição anterior do Estadual.

Estiveram na reunião os representantes do ABC, América-RN, Força e Luz, Globo FC, e Santa Cruz de Natal. Os dirigentes do Assu, Palmeira e Potiguar não puderam comparecer e justificaram as ausências.

A primeira rodada da Copa Rio Grande do Norte, equivalente ao primeiro turno, terá os seguintes jogos: no dia 9 de janeiro – ABC x Globo, no Frasqueirão; Potiguar x Palmeira, no Nogueirão; Assu x Força e Luz, no Edgarzão; todos às 20h. No dia 10 de novembro, acontece a última rodada com o duelo entre Santa Cruz e América-RN, às 20h, com local a definir. O Clássico Rei entre ABC e América-RN será disputado no dia 20 de janeiro, às 16h, no Estádio Frasqueirão.

Um dos critérios do regulamento de 2018 foi mantido, como a presença de, no mínimo, seis jogadores das categorias de base no elenco principal de cada clube. Outro item que atrativo ao torcedor potiguar é a realização de jogos em horários vespertinos durante o meio de semana. De acordo com o presidente da FNF, José Vanildo da Silva, a promessa é de uma competição muito disputada no próximo ano.

tabela campeonato potiguar 2019

José Vanildo da Silva apresentou a bola oficial do Campeonato Potiguar 2019 (Foto: Jocaff Souza / FNF)

“O Campeonato Potiguar começará no dia 9 de janeiro e a tabela foi elaborada preservando as particularidades de seus filiados, observando o calendário da Copa do Brasil e da Copa do Nordeste, em razão da presença de clubes do RN. Nós tivemos uma certa dificuldade para a construção da tabela, em razão de termos três clubes que utilizarão a Arena das Dunas como mando de campo, que são o América-RN, Força e Luz e o Santa Cruz. Outro ponto importante é que mantivemos o número de seis atletas da base na equipe principal, porque em caso de limitação, poderia penalizar ABC e América-RN, uma vez que neste período os clubes estarão na disputa da Copa SP de Futebol Júnior”, justificou o presidente da FNF.

Confira a tabela da Copa Rio Grande do Norte

1ª rodada

9/11 – 20h – ABC x Globo FC – Estádio Frasqueirão

9/11 – 20h – Potiguar x Palmeira – Estádio Nogueirão

9/11 – 20h – Assu x Força e Luz – Estádio Edgarzão

10/11 – 20h – Santa Cruz x América-RN – Arena das Dunas

2ª rodada

12/01 – 16h – Palmeira x ABC – Estádio Nazarenão

13/01 – 16h – Globo FC x Assu – Estádio Barrettão

13/01 – 16h – América-RN x Potiguar – Arena das Dunas

13/01 – 16h – Força e Luz x Santa Cruz – A definir

3ª rodada

16/01 – 20h – Potiguar x Força e Luz – Estádio Nogueirão

16/01 – 20h – América-RN x Palmeira – Arena das Dunas

17/01 – 20h – Santa Cruz x Globo FC – A definir

23/01 – 19h – Assu x ABC – Estádio Edgarzão

4ª rodada

19/01 – 16h – Assu x Potiguar – Estádio Edgarzão

20/01 – 16h – ABC x América-RN – Estádio Frasqueirão

20/01 – 16h – Globo FC x Santa Cruz – Estádio Barrettão

20/01 – 16h – Santa Cruz x Palmeira – Arena das Dunas

5ª rodada

23/01 – 20h – Força e Luz x Palmeira – Arena das Dunas

27/01 – 16h – Santa Cruz x Assu – Arena das Dunas

27/01 – 16h – América-RN x Globo FC – Arena das Dunas

06/02 – 20h – Potiguar x ABC – Estádio Nogueirão

6ª rodada

30/01 – 20h – ABC x Santa Cruz – Estádio Frasqueirão

30/01 – 20h – Palmeira x Assu – Estádio Nazarenão

30/01 – 20h – Globo FC x Potiguar – Estádio Barrettão

31/01 – 20h – Força e Luz x América-RN – Arena das Dunas

7ª rodada

10/02 – 17h – Potiguar x Santa Cruz – Estádio Nogueirão

10/02 – 16h – ABC x Força e Luz – Estádio Frasqueirão

10/02 – 16h – América-RN x Assu – Arena das Dunas

10/02 – 16h – Palmeira x Globo FC – Estádio Nazarenão

Decisão da Copa Rio Grande do Norte

20/02 – 20h – A definir – A definir

Read More...

Destaques, Futebol Potiguar

Penalty apresenta bola oficial do Campeonato Potiguar 2019

Presente nos principais estaduais do país, a Penalty será a fornecedora de bolas do Campeonato Potiguar de 2019. Para a competição, a marca apresenta a nova versão da S11 Campo Pró, única bola 100% nacional com o selo máximo de qualidade da FIFA.

Consagrada de norte a sul do país, a S11 Campo Pró conta com a tecnologia Precision, inspirada na bola de golfe e que traz à sua superfície cavidades produzidas a partir de um laminado especial, reduzindo a resistência ao ar. O resultado é uma bola mais precisa, que não flutua e mantém a trajetória original.

A S11 Campo Pró possui também uma camada interna de Neotec, deixando-a mais macia e elástica, e tecnologia Termotec, que a torna 100% impermeável e com 0% absorção de água. Resistência e retenção de ar são outros atributos de destaque, garantidos pela câmara 6D.

Penalty apresenta bola oficial do Campeonato Potiguar 2019 S11 Campo Pró

Para a versão 2019, a bola apresenta design arrojado com tons de roxo e laranja flúor no fundo branco. Além do Rio Grande do Norte, contarão com a S11 Campo Pró os estaduais do Amazonas, Pará, Ceará, Rio Grande do Sul, de Minas Gerais, Pernambuco, Goiás, Santa Catarina, Sergipe e da Bahia. Em São Paulo, a bola será a S11 Ecoknit, versão ecológica confeccionada em tecido originado de garrafas PET recicladas.

Read More...

Destaques, Futebol Potiguar

CBF divulga tabela básica da Copa do Nordeste 2019 e ABC estreia em casa

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela básica da Copa do Nordeste 2019 e definiu o início da competição para o dia 16 de janeiro. O ABC, único representante do Rio Grande do Norte na próxima edição, fará a sua estreia em casa, contra o Sergipe/SE.

Em 2019, o Nordestão terá um novo formato. Os 16 times são divididos em duas chaves de oito. Os clubes de uma chave enfrentarão os da outra, apenas em jogos de ida.

O Alvinegro integra o Grupo B, ao lado do Bahia/BA, Ceará/CE, CSA/AL, Náutico/PE, Botafogo/PB, Confiança/SE e Moto Club/MA. No Grupo A, ficaram: Vitória/BA, Fortaleza/CE, CRB/AL, Sampaio Corrêa/MA, Santa Cruz/PE, Salgueiro/PE, Sergipe/SE e Altos/PI.

O primeiro adversário do clube potiguar será o Sergipe/SE, em partida que será realizada no Frasqueirão. Na sequência, o ABC enfrenta o Altos/PI, Santa Cruz/PE, CRB/AL, Salgueiro/PE, Sampaio Corrêa/MA, Vitória/BA e Fortaleza/CE.

Ao término das oito rodadas da primeira fase, os quatro melhores colocados de cada grupo estarão classificados para a fase de quartas de final. Os confrontos das fases de quartas de final e semifinal serão disputados em partida única. A grande decisão segue sendo realizada em dois jogos, ida e volta.

Confira a sequência de jogos do ABC na primeira fase:

1ª Rodada
16/01 (Quarta-feira) – ABC x Sergipe/SE – Estádio Frasqueirão

2ª Rodada
27/01 (Domingo) – Altos/PI x ABC – Estádio Felipão

3ª Rodada
03/02 (Domingo) – Santa Cruz/PE x ABC – Estádio do Arruda

4ª Rodada
17/02 (Domingo) – ABC x CRB/AL – Estádio Frasqueirão

5ª Rodada
02/03 (Sábado) – ABC x Salgueiro/PE – Estádio Frasqueirão

6ª Rodada
17/03 (Domingo) – Sampaio Corrêa/MA x ABC – Estádio Castelão

7ª Rodada
24/03 (Domingo) – ABC x Vitória/BA – Estádio Barradão

8ª Rodada
31/03 (Domingo) – Fortaleza/CE x ABC – Arena Castelão

Read More...

Destaques, Futebol Potiguar

Luizinho Lopes está de volta ao América-RN

A diretoria do América-RN segue trabalhando visando a temporada 2019 e acertou a contratação do técnico Luizinho Lopes, que retorna ao clube após três temporadas. Luizinho chega para comandar a equipe nas disputas do Campeonato Estadual, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.

Junior de Souza Lopes, ou simplesmente Luizinho Lopes, é um velho conhecido da torcida alvirrubra. Potiguar e ex-atleta oriundo das base do clube, Luizinho tem 35 anos, e como jogador contabilizou passagens por Paulista de Jundiaí-SP e Chapecoense-SC. Encerrou a carreira nos gramados aos 27 anos em decorrência de uma lesão e focou seus esforços nos estudos voltado ao futebol.

Iniciou a caminhada fora fora das quatro linhas em 2012 sendo auxiliar técnico. No mesmo ano assumiu a coordenação das Categorias de Base do América e em 2013 esteve como treinador da equipe Sub-20 do América. Logo após auxiliou Leandro Sena no Treze-PB. Em 2014 trabalhou com Roberto Fernandes no Remo até retornar ao Alvirrubro em 2015, quando foi convocado para o time profissional para seguir trabalhando com Roberto nas disputas do Estadual – conquistado o título centenário -, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.

Em 2016 se transferiu para o Globo, onde assumiu a posição de treinador principal. Até sair do clube em 2018, Levou a Águia de Ceará-Mirim à briga pelo título Estadual e a disputar Copa do Brasil em duas oportunidades. O acesso à Série C do Campeonato Brasileiro em 2017 chegando até a final coroou o excelente trabalho.

Além de Luizinho Lopes, também retorna ao América após 10 anos o Fisiologista Lawrence Borba. O analista de desempenho Victor Hugo é outra que reforçará a comissão técnica rubra. Ambos trabalharão com Igor Melo e Paulo Victor, que já fazem parte da instituição. A apresentação oficial dos profissionais acontecerá na próxima quinta-feira (20), às 10h30, na Sede Social do clube em entrevista coletiva.

Read More...

Destaques, Futebol Potiguar

ABC é condenado pelo TRT e terá que pagar R$ 416 mil ao atacante Nando

A 6ª Vara do Trabalho de Natal condenou o ABC Futebol Clube a pagar R$ 476.794,22 a seu ex-atleta Luís Fernando Batista (Nando), contratado em janeiro de 2016 e dispensado em agosto do ano passado, durante a disputa da série B, e que atualmente defende o Botafogo da Paraíba.

Quando da rescisão do contrato, o clube firmou um “termo de transação” com o jogador em que se comprometia a pagar R$ 262 mil em dez parcelas: a primeira de R$ 40 mil e as nove restantes de R$ 24.666,67.

No processo, Nando alegou que o ABC pagou somente a primeira parcela, ainda assim de forma parcial (R$ 35 mil), deixando de honrar as outras. O clube defendeu-se alegando ter enfrentado dificuldades financeiras desde o ano passado, o que o impediu de cumprir o acordo.

ABC1

Foto: Divulgação

Em sua análise do processo, o juiz Dilner Nogueira destacou que o artigo 2º da CLT veda a transferência do risco da atividade econômica ao empregado.

“A assunção dos riscos do empreendimento é do empregador, sendo certo que as dificuldades econômicas da empresa não são oponíveis ao trabalhador, sob pena de violação ao referido princípio”, observou o juiz.

Baseado nesse entendimento, o juiz do TRT condenou o ABC a pagar os R$ 262 mil ajustados entre as partes (menos os R$ 35 mil já recebidos na primeira parcela), somados à multa, juros de mora e correção prevista no “termo de transação”.

O ABC também deverá pagar as diferenças de FGTS, multa fundiária de 40%, cláusula compensatória desportiva (R$ 80 mil) e repercussão dos direitos de imagens nas demais verbas rescisórias.

O prazo para o pagamento da condenação é de 15 dias após o trânsito em julgado. Cabe recurso da decisão.

Read More...