Educação

FIES: número de contratos no Nordeste teve variação de 66.6%

O número de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) de 2018 caiu na região Nordeste. Enquanto em 2017 o número de beneficiados foi de 57.448, neste ano apenas 19.159 aderiram ao financiamento. Em relação a todo país, em 2017, houve 170.842 contratos firmados. Já neste ano, o número caiu para 45.862 – uma variação negativa de 73,2%.

Ao levar em consideração o número de contratos firmados até o momento no Rio Grande do Norte, o estado concentra uma variação negativa de 71,7% – foram somente 828 contratos em 2018,contra 2.930 ano passado. Na região Nordeste, Sergipe foi o estado que apresentou a maior variação negativa, com 81,6%. A menor variação foi do Piauí- 52,9%.

Os dados apresentados acima são do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Outro dado importante também foi divulgado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), mostrando que apenas 80,3 mil vagas do Fies foram preenchidas entre as 310 mil ofertadas em 2018 no Brasil.

Em fevereiro de 2018, nenhum financiamento foi fechado. A maior quantidade foi negociada em março (12.572) e, em seguida, no mês de junho(10.744). Os dados foram coletados até novembro de 2018, com destaque para apenas 38 contratos sem período especificado.

Bolsas de estudo

A estudante Leila Silva de Oliveira, de 42 anos, não considerou o fies como uma alternativa quando decidiu que iria iniciar o curso de Administração. “Para mim, o Fies seria uma dívida praticamente eterna”, pontua a estudante. Em busca de outras oportunidades, Leila optou pela bola de estudo de uma instituição privada. “Considerei o Educa Mais por indicação de uma amiga. A bolsa de estudo é realmente mais viável para mim do que o Fies”, destaca.

Se assim como Leila, você deseja terminar a sua graduação sem nenhuma dívida,conte com a ajuda do Educa Mais Brasil. O programa oferta bolsas de estudo para várias modalidade de ensino e você até pode conseguir até 70% na mensalidade do seu curso dos sonhos. Se interessou? Acesse o site Educa Mais Brasil e confira todas as oportunidades disponíveis na sua região.

Read More...

Destaques, Educação

IFRN abre 1.032 vagas em cursos de nível superior via Sisu

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou nesta segunda-feira (10) o edital  de processo seletivo com 1.032 vagas em cursos de Graduação com ingresso no primeiro semestre letivo de 2019.

No total, há 366 vagas para os cursos superiores de Licenciatura em Química, Física, Informática, Biologia, Geografia e Matemática; 626 vagas para os cursos superiores de tecnologia em Design de Moda, Gestão de Turismo, Alimentos, Sistemas para Internet, Agroecologia, Energias Renováveis, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Pública, Redes de Computadores, Comércio Exterior, Construção de Edifícios, Gestão Ambiental, Produção Cultural, Marketing, Processos Químicos e Logística; além de 40 vagas para o curso superior de Engenharia de Energias.

Os cursos são oferecidos nos campi de Apodi, Caicó, Ceará-Mirim, Canguaretama, Currais Novos, João Câmara, Ipanguaçu, Macau, Natal-Central, Natal-Cidade Alta, Natal-Zona Norte, Nova Cruz, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz e São Gonçalo do Amarante.

As vagas serão preenchidas por meio das notas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e serão efetuadas exclusivamente pela internet, por meio do portal eletrônico sisu.mec.gov.br . Inscrições ficarão disponíveis para os estudantes no período de 22 ao dia 25 de janeiro de 2019, até às 23h59, de acordo com o horário oficial de Brasília-DF

Avaliação

Para efeito de cálculo da nota final do candidato serão utilizadas as notas obtidas nas avaliações de cada uma das áreas de conhecimento do Enem 2018 (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Redação), não sendo atribuídos pesos diferenciados.

O candidato que desejar participar da lista de espera deverá obrigatoriamente confirmar no Portal do SiSU o interesse na(s) vaga(s) durante o período especificado pelo Ministério da Educação, no Edital nº 83/2018. O processo seletivo do Sisu referente à primeira edição de 2019, será constituído de 1 (uma) única chamada regular, que será divulgada no dia 28 de janeiro de 2019.

Para mais informações, clique aqui e confira todo o edital.


Se você quer ficar por dentro das novidades de concurso público processo seletivo no Rio Grande do Norte, participe do nosso grupo no Facebook (clique aqui). Agora, se pretende focar nos estudos com os mais variados materiais para concurso, clique aqui.

Read More...

Destaques, Educação

Bolsa de estudo é uma das alternativas para quem participou do Enem 2018

Para quem conferiu o gabarito Enem 2018 e percebeu que o desempenho não foi tão bom quanto pensava, não precisa esperar pela próxima edição do exame, pois há mais uma chance de ingressar em uma instituição de ensino superior por meio de bolsas de estudo. O programa Educa Mais Brasil possibilita iniciar a graduação em 2019 em faculdades particulares de todo o país. A alternativa também vale para aqueles que, por diversos motivos, não compareceram ou chegaram atrasados nos locais das provas.

Diferente dos programas do governo, que são formas do candidato utilizar a nota do Enem para ingressar no ensino superior público ou privado, o site de bolsas de estudo traz oportunidades de ingresso em instituições particulares com descontos nas mensalidades de até 70%, uma vantagem a mais se comparada a meia bolsa ofertada pelo Prouni, e não ter dívidas futuras ao final do curso, oposto a proposta do Fies. Outro ponto destacado pelo programa é que não precisa ter feito a prova do Enem para obter a bolsa.

Por entender toda a pressão dos estudos nessa fase do Enem para chegar ao ensino superior, a diretora de expansão e relacionamento do Educa Mais Brasil, Andréia Torres, enxerga o quanto é importante uma bolsa de estudo. “O nosso papel é aumentar as possibilidades de ingresso ao ensino superior e dar mais uma chance aquela pessoa que estudou tanto para o exame, mas não teve o rendimento que esperava ou por algum motivo não conseguiu chegar ao local da prova. Por isso, incentivamos a não desanimar, pois dá para entrar em uma faculdade em 2019 por meio das bolsas de estudo”.

Para concorrer a uma das mais de 700 mil vagas ofertadas em todo o país, o estudante deve realizar a inscrição no site www.educamaisbrasil.com.br/portaln10, na modalidade Graduação e buscar pela cidade, curso ou instituição de interesse, e se candidatar. A aprovação do beneficio pode ser consultada pelo Portal do aluno ou entrando em contato com a central de atendimento: 4007-2020 para Capitais e Regiões Metropolitanas ou 0800 724 7202 para demais localidades (também disponível para WhatsApp).

Fonte: E+B Educação | Jaqueline Vaz

Read More...

Destaques, Educação

Descontos de até 70%: site de bolsas de estudo abre inscrições para 2019 em todo o RN

Estão abertas as inscrições para quem deseja descontos nas mensalidades em escolas ou faculdades particulares de todo o Rio Grande do Norte em 2019. A nível Brasil, são disponibilizadas mais de 700 mil oportunidades, em mais de 25 mil instituições conveniadas ao programa. Essa iniciativa amplia o acesso da população à educação básica e profissional.

As bolsas de estudo são de até 70% de desconto nas mensalidades em cursos presenciais, a distância (EAD) e online nas modalidades: Graduação, Pós-Graduação, Educação Básica, Cursos Técnicos e Profissionalizantes, Idiomas, Preparatório para Concursos, EJA, Pré-Vestibular/Enem.

O programa tem cobertura em mais de 5 mil municípios brasileiros e todos que buscam formação educacional podem participar, como destaca a diretora de expansão e relacionamento, Andréia Torres. “A bolsa de estudo é uma solução para todas as pessoas, principalmente para aquelas que não estão preparadas financeiramente no momento para pagar o valor integral de uma mensalidade e enxergam que com o programa é mais viável estudar”.

Como conseguir bolsas de estudo em 2019

O Portal N10 oferece através do site educamaisbrasil.com.br/portaln10 (veja aqui) a oportunidade de você escolher a modalidade de ensino pretendida, buscar pela cidade de interesse, curso ou instituição e se candidatar à bolsa -que pode chegar até 70% de desconto. Não é necessário ter feito o Exame Nacional do ensino Médio e nem comprovar renda ao programa. Você que mora no Rio Grande do Norte  ou qualquer lugar do Brasil, tá esperando o quê para garantir sua vaga?

Para acompanhar a aprovação, o candidato precisa se cadastrar no link acima e depois consultar o Portal do Aluno ou entrar em contato com a central de atendimento: 4007-2020 para Capitais e Regiões Metropolitanas ou 0800 724 7202 para demais localidades (também existe a consulta via WhatsApp).

Conheça o Programa

O Educa Mais Brasil é um programa de bolsas de estudo privado, pioneiro na concessão de bolsas de estudo parciais em todas as modalidades de ensino, que atua há 15 anos no setor da educação e já favoreceu mais de 900 mil pessoas em todo o país.

Read More...

Destaques, Educação

Bolsas de estudo com até 50% de desconto em creches e escolas particulares

Essa é a melhor época para quem precisa encontrar uma vaga em uma creche ou escola. Com pouco mais de dois meses para terminar o ano, diversas instituições em todo o país já iniciaram as matrículas de 2019. Uma vantagem de garantir logo a matrícula escolar é aproveitar o auxílio de bolsas de estudo pelo Educa Mais Brasil, que também estão com as inscrições abertas.

São mais de 300 mil vagas disponíveis e é possível conseguir 50% de desconto nas mensalidades em uma das mais de 25 mil instituições, entre elas creches e escolas particulares (veja aqui), que possuem convênio com o programa. Desta forma, as bolsas de estudo vêm sendo a opção de muitas famílias por trazerem a perspectiva de um futuro melhor através de uma educação de qualidade, já que são poucas as iniciativas oferecidas na educação básica brasileira.

E isso é comprovado, por exemplo, em um estudo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. O investimento para garantir uma educação pública de qualidade da creche escola deveria ser de até cinco vezes mais do que se gasta hoje. Segundo o cálculo do Custo Aluno-Qualidade inicial (CAQi) seriam necessários mais R$20 mil anuais por aluno para custear a oferta na área urbana, porém são investidos R$ 3 mil por aluno.

A diretora de expansão e relacionamento do Educa Mais Brasil, Andréia Torres, ressalta a importância da vida escolar. “Diante das iniciativas existentes na educação pública brasileira, o Educa Mais Brasil se destaca por conseguir facilitar a inserção na educação básica de qualidade por meio de bolsas de estudo e contribuir para um amanhã mais oportuno.”

Como encontrar uma bolsa para creche ou escola no Educa Mais Brasil?

Há diversas escolas cadastradas no Educa Mais Brasil em 2019, com oportunidades para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. No site do programa (www.educamaisbrasil.com.br/portaln10) é possível fazer filtros por cidade e bairro, turnos específicos, série pretendida, escolher o desconto mais atrativo na mensalidade e fazer a inscrição com as informações pessoais e do aluno.

Depois é só consultar a aprovação pelo Portal do Aluno ou com a central de atendimento: 4007-2020 para Capitais e Regiões Metropolitanas ou 0800 724 7202 para demais localidades (também disponível para WhatsApp) e seguir o passo a passo para realizar a matrícula na instituição em que conseguiu o benefício.

E+B Educação – Jaqueline Vaz*

Read More...