Destaques, Educação

Lista de espera do Fies 2019: prazo encerra hoje

O prazo para pré-seleção na lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) segue até hoje (23). A etapa com os candidatos que não foram selecionados na chamada única do segundo semestre desse ano, foi iniciada no dia de julho. Para saber se foi contemplado com o benefício, é preciso acompanhar o resultado pelo site do programa.

O Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) também foi ofertado na segunda edição de 2019. No entanto, não existe lista de espera nesta modalidade. O financiamento é ofertado por instituições financeiras, que definem os juros aplicados.

O financiamento público estudantil ofertado pelo governo federal é uma das formas de viabilizar o acesso dos brasileiros que não têm como arcar com o ensino superior particular. Com financiamento a juros zero, o Fies é voltado para estudantes com renda familiar mensal bruta por pessoa de até três salários mínimos.

Enem também é um dos critérios para poder participar do processo seletivo. É preciso ter feito qualquer edição do exame a partir de 2010 e obtido média igual ou superior a 450 nas provas objetivas e maior que zero na redação.

Read More...

Educação

Área de saúde possui as carreiras mais promissoras até 2020

Os cursos de saúde, em especial a graduação em Medicina, estão sempre entre os cursos mais concorridos entre os estudantes brasileiros. Um dos motivos é a ascensão do mercado de trabalho para esse segmento, pois as profissões na área de saúde estão entre as carreiras mais promissoras até 2020. É o que revela uma projeção do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos. 

Apesar do estudo ter sido realizado tendo como base o mercado norte-americano, a lista também funciona como indicação do que pode acontecer nos demais países no decorrer dos anos.

Carreiras mais promissoras até 2020

Na lista das profissões mais promissoras, a saúde é o grande destaque. Isso pode ser explicado devido ao aumento da expectativa de vida e envelhecimento da população, além da maior preocupação com hábitos mais saudáveis. Por conta disso, o profissional tem sido mais valorizado. Confira abaixo a lista das carreiras mais promissoras em 2020. 

1. Engenheiro biomédico

2. Coordenador de Eventos

3. Radiologista

4. Intérprete e tradutor

5. Analista de pesquisas de mercado e especialista em marketing

6. Terapeuta familiar

7. Fisioterapeuta

8. Dentista

9. Fonoaudiólogo especializado em audiologia

10. Educadores em saúde e qualidade de vida

Read More...

Educação

Geração Alpha: a população 100% nativa digital

Uma nova geração totalmente tecnológica e considerada a primeira 100% nativa digital. Essa é a geração Alpha formada por pessoas nascidas a partir de 2010 que possuem domínio da tecnologia como uma extensão da sua forma de conhecer o mundo: através de uma tela. A nova realidade traz aspectos positivos e negativos no que se refere ao desenvolvimento dessa geração.

Para a professora do curso de psicologia da FSG Centro Universitário, Joice Cadore Sonego, a tecnologia auxilia de forma positiva os processos de ensino-aprendizagem. “Quanto aos aspectos positivos, pode-se citar o acesso rápido à informação, a facilidade em se comunicar com o que está longe, além da tecnologia poder ser usada em atividades pedagógicas e escolares”.

No entanto, nas questões do desenvolvimento psíquico e emocional, Sonego alerta para a importância da interação da criança com outras pessoas, pois as telas dificultam esse relacionamento, além de não proporcionarem experiências fundamentais ao desenvolvimento emocional, como por exemplo, a possibilidade de se frustrar.

Será a geração mais inteligente?

O termo geração mais inteligente se refere ao estímulo. Isso por conta do acesso à tecnologia que favorece a aprendizagem, pois o acesso à informação é muito mais fácil do que em épocas anteriores. “Quanto a essa geração ser “mais inteligente”, pode-se pensar que as crianças estão expostas a muitos estímulos, o que pode auxiliar no seu processo de desenvolvimento, fazendo com que se tenha a percepção de que as “crianças de hoje em dia” são mais espertas e inteligentes do que nós, adultos e idosos de hoje, fomos”, explica Joice Sonego.

Assim como a geração conectada, as anteriores já vêm se adaptando cada vez mais ao mundo virtual. Em dados gerais, 215,2 milhões são mobile (utilizam smartphones), segundo a HootSuite.  Para que essa geração colha bons frutos, a principal dica é ter consciência do tempo de uso das tecnologias, tanto por parte dos filhos quanto por parte deles mesmos.

“Sabe-se que as crianças aprendem por imitação de modelos e, se a criança tem pais que não “desgrudam” do smartphone ou do tablet, como ela vai fazer diferente? Estamos todos imersos na tecnologia, mas os pais são os responsáveis por dosar esse uso por parte das crianças e oferecer às mesmas outras possibilidades de entretenimento e de convívio social”, conclui Joice Sonego, também doutora em psicologia pela UFRGS.

Read More...

Educação

Tudo que você precisa saber sobre o Encceja 2019

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019 é destinado a brasileiros que não concluíram o ensino fundamental ou médio em idade adequada. Com os resultados da prova é possível adquirir essa certificação. De forma gratuita e voluntária, podem participar jovens e adultos que moram no Brasil ou no exterior, inclusive pessoas privadas de liberdade.

As provas serão aplicadas no dia 25 de agosto. A avaliação ocorre no período da manhã e à tarde, em todos os estados e no Distrito Federal, nos municípios indicados no edital. Neste ano, mais de 2 milhões de pessoas estão inscritas, um aumento de 75% em relação à edição de 2018, que contou com 1.695.607 inscritos. Ainda dá tempo de se informar e saber tudo sobre o Exame. Confira:

Como saber o local de provas do Encceja 2019?

A consulta ao local de provas do Encceja deve ser feita pela Página do Participante. A consulta é individual, ou seja, cada candidato (a) precisa fazer login no sistema, usando seu CPF e a senha escolhida no ato da inscrição.

Quando acontecem as provas?

O Encceja Nacional 2019 acontece no dia 25 de agosto. Já as provas do Encceja Exterior – para brasileiros que moram fora do país – serão aplicadas em 15 de setembro. Por fim, o Encceja PPL – versão para pessoas privadas de liberdade tanto no Brasil quanto no exterior – acontece nos dias 8 e 9 de outubro.

Como funciona a pontuação das provas?

Cada prova tem pontuação de 0 a 200 pontos, sendo que a média necessária para aprovação é de 100 pontos. A redação funciona com a mesma proposta: a nota vai de 0 a 10 e, para ser aprovado, precisa tirar no mínimo 5. 

Quando saem os resultados?

Ainda não há uma data oficial para a divulgação dos resultados das provas, mas cada nível de ensino tem um cronograma específico.

Read More...

Destaques, Educação

Inscrições para 448 vagas residuais da UFRN iniciam nesta segunda (19)

As inscrições do processo seletivo para ocupação de 448 vagas residuais, em 2020.1 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), começam nesta segunda-feira (19) e seguem abertas até o dia 09 de setembro de 2019 por meio do site da Comperve (VEJA AQUI EDITAL). A taxa é no valor de R$ 30 e pode ser paga até o dia 10 de setembro.

De acordo com o Edital, as 448 vagas estão sendo ofertadas em cursos de várias áreas nas cidades de Macaíba, Natal, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz.

Quem pode concorrer às vagas residuais? Ainda de acordo com o edital, podem participar pessoas com vínculo ativo na Universidade, portadores de diploma de graduação de qualquer instituição de ensino superior e candidatos que são ex-alunos de graduação da UFRN e que tiveram seu programa cancelado nos períodos de 2014.2 a 2019.1.

O processo seletivo será composto por três etapas: prova objetiva de Língua Portuguesa (15 questões) e Matemática (15 questões), redação e prova de títulos*.

prova de títulos* – Pontuará a instituição e o curso dos quais o candidato é oriundo, de acordo com a avaliação feita pelo Ministério da Educação, e a carga horária já cumprida no curso de origem, desde que acima de 15% e até o limite de 50%.

Cursos ofertados pela UFRN

Outras oportunidades de ingressar no ensino superior

Estudantes não aprovados também podem fazer a graduação em instituições de ensino parceiras do Portal N10 e do Educa Mais Brasil em todo o país. As bolsas de estudo cobrem até 70% da mensalidade e estão disponíveis nas modalidades presencial e a distância. CLIQUE AQUI e saiba mais!


Se você quer ficar por dentro das novidades de concurso público processo seletivo no Rio Grande do Norte, participe do nosso grupo no Facebook (clique aqui).

Read More...