Destaques, Educação

Enem 2019: resultado da solicitação de isenção será divulgado nesta quarta (17)

Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e que solicitaram a isenção da taxa de inscrição podem conferir a partir desta quarta-feira, 17 de abril, se foram aprovados. De acordo com as especificações do edital, quem não conseguir o benefício poderá recorrer via recurso garantindo à mais uma tentativa de ficar isento do valor de R$ 85. O período solicitação do recurso é entre os dias 22 a 26 de abril.

A aprovação da isenção não garante participação no exame, logo, os candidatos devem acessar a página do participante entre os dias 6 e 17 de maio para realizar a inscrição. Quem for isento não precisa pagar a taxa, quem não for deve gerar o boleto do Enem e pagar até a data de vencimento.

Sobre o Enem

Com o resultado do Enem dá para ingressar em universidades públicas e privadas por meio dos programas do governo de acesso ao ensino superior como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies). Além disso, é possível se isentar de fazer o vestibular de diversas instituições que adotaram o Enem como critério de seleção e estudar em uma universidade portuguesa.

Fonte: E+B Educação | Géssica Santos

Read More...

Destaques, Educação

Meditação traz benefícios para ambiente escolar

Uma pequena pausa. Talvez seja apenas disso que as crianças precisam para ter mais tranquilidade e equilíbrio. Em um mundo tão agitado e conectado, um momento de paz e silêncio parece realmente algo inatingível. Mas, na verdade, a prática da meditação, quando estimulada na infância, pode trazer muitos benefícios. 

Nas escolas norte-americanas, a meditação e a yoga já são implementadas há quase 20 anos. Por conta disso, hoje, os Estados Unidos é o país que mais estimula esses conhecimentos milenares em escolas e universidades, ficando atrás só da índia. No Brasil, a relação entre a meditação e o sistema educacional vem florescendo e um número considerável de escolas da educação básica, tem procurado introduzir tais atividades em sua grade curricular.

A psicóloga Ana Afonso é a favor das práticas meditativas para a crianças. “Atividades que proporcionam o autoconhecimento e uma percepção maior das emoções ajudam muito. E quanto antes os pequenos iniciarem essas práticas, mais cedo eles vão encontrar outras formas de expressar os seus sentimentos e desenvolver características importantes, como o autocontrole”, pontuou. Na opinião da psicóloga também é importante que as escolas passem a abordar mais as questões comportamentais e deixem de focar apenas nos conteúdos curriculares.

Além dos benefícios como redução da ansiedade e aumento da concentração. Através da meditação, as crianças aprendem a se relacionar com as próprias limitações e emoções. Com isso, elas desenvolvem um convívio mais harmônico com os colegas, professores e familiares. Ou seja, apesar de melhorar o desenvolvimento escolar, o aprendizado vai para a vida e além dos muros das escolas.

Read More...

Destaques, Educação

IFRN abre 240 vagas para especializações

A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou três editais para Pós-Graduações lato sensu em nível de Especialização, com vagas para turmas presenciais e à distância. Ao todo são 240 oportunidades, distribuídas entre os campi Apodi, Canguaretama, Currais Novos, Natal-Cidade Alta e Parnamirim.

As inscrições para os três processos seletivos, referentes aos editais n° 15/2019, 16/2019 e 17/2019, têm início nesta segunda-feira, dia 15 de abril, e seguem até 6 de maio no Portal do Candidato.

Oportunidades

Nos campi Apodi, Currais Novos e Parnamirim estão sendo disponibilizadas 120 vagas para o curso de Especialização Ensino de Ciências Naturais e Matemática, conforme o edital nº 15/2019. Podem se inscrever portadores de diploma de graduação em Física, Química, Biologia ou Matemática, e professores das áreas de Ciências Naturais (Física, Química ou Biologia) e Matemática, desde que sejam portadores de diploma de curso superior, tendo prioridade os com diploma de licenciatura, e que estejam atuando em sala de aula nas áreas de formação do curso. As aulas serão nas terças e quintas-feiras, no turno da noite.

Ainda segundo o edital, para o Campus Canguaretama do IFRN existem 40 vagas disponíveis para a Especialização em Ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto da diversidade. Estão aptos a concorrer à vaga portadores de diploma de graduação que atuam como professores e/ou gestores. As aulas serão nas quintas-feiras, nos turnos vespertino e noturno. Já para o Campus Currais Novos do IFRN também há disponibilidade de 40 vagas para a Especialização à distância em Ciência e Tecnologia de Alimentos, para portadores de diploma de formação superior em Engenharia de Alimentos, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Agronomia, Engenharia Agrícola, Zootecnia, Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária, Engenharia Química, Química Industrial, Nutrição, Farmácia e áreas afins.

Os editais nº 16/2019 e 17/2019 são referentes ao processo seletivo para a Especialização em Gestão de Programas e Projetos de Esporte e de Lazer na Escola, do Campus Natal-Cidade Alta (Unidade Rocas) do IFRN, e é aberto aos portadores de diploma de graduação em licenciaturas, psicólogo, assistente social, profissionais de saúde que trabalhem no ambiente escolar, profissionais de educação física e gestão desportiva e de lazer e áreas convergentes. São 36 vagas para o público geral, conforme o primeiro edital e 4 exclusivas para servidores do IFRN, conforme o segundo, para aulas que ocorrerão nas segundas-feiras, nos turnos matutino e vespertino.

Para mais informações, clique nos links abaixo:

Read More...

Destaques, Educação

Como identificar se o meu diploma é verdadeiro ou falso?

Eleito educador do ano em 2016 e nomeado embaixador da educação no Brasil em 2017, o capixaba Wemerson Nogueira viu seu nome em meio a uma baita polêmica. Isso porque a corregedoria da Secretaria Estadual de Educação (Sedu) do Espírito Santo concluiu, no ano passado, que o professor jamais teria se matriculado na instituição que ele alegou ter estudado. A Sedu apontou também que Nogueira apresentou diploma falso para atuar na rede estadual de ensino. Como resposta, o professor Wemerson alegou que foi enganado pela instituição de ensino.

O que aconteceu com o Wemerson, entretanto, não é um fato isolado e demonstra a importância de conferir, antes de se matricular em um curso superior, o reconhecimento da instituição de ensino junto ao Ministério da Educação. Esta é a única forma de ter os diplomas validados e reconhecidos em todo o território nacional.

Levados pelo sonho de ingressar em uma graduação e sem muita condição de arcar com as mensalidade de uma faculdade, jovens acabam buscando pelas “melhores” ofertas sem se preocupar com a regularidade da instituição. E os riscos só aumentam na modalidade de ensino à distância, tendo em vista que, na maioria dos casos, os estudantes EAD têm pouco contato físico com a instituição de ensino.

É importante ficar atento à seriedade da instituição que oferta o curso, seja ela a distância ou presencial. Outros detalhes também podem ser levados em conta para uma primeira análise sobre a credibilidade da instituição, entre eles, o preço muito abaixo do mercado, duração do curso ou se há muitas reclamações sobre a faculdade. Ou seja, pesquise CNPJ, confira a nota do curso junto ao MEC e consulte, se possível, antigos alunos.

A fonte mais confiável para verificar a veracidade do diploma é através do site e-Mec. A consulta é pública e gratuita. Basta acessar o endereço eletrônico: http://emec.mec.gov.br/, clicar na aba de “consulta avançada” e, em seguida, na opção “Instituição de Ensino Superior”, preencher os dados solicitados e concluir a pesquisa.

Fonte: Agência E+B

Read More...

Educação

ONU oferece bolsas para jornalistas recém-formados

Entre 15 de setembro a 5 de outubro, jovens jornalistas terão a oportunidade de concorrer a bolsas da Organização das Nações Unidas (ONU) para realizar a cobertura do debate anual da Assembleia Geral, em Nova Iorque (Estados Unidos). Quem tiver entre 22 e 35 anos e estiver interessado em participar, pode realizar as inscrições até 15 de abril, pela internet.

Organizada pela própria ONU, a iniciativa faz parte do Programa Memorial Al-Farra, que oferta bolsas de jornalismo para custear passagens de ida e volta para Nova Iorque, além dos gastos com alimentação e acomodação. Segundo o editor-chefe do jornal Aqui Notícias, Wanderson Amorim, é muito importante esse tipo de experiência para o recém-formado. “A gente percebe que existe uma grande dificuldade em se habituar ao dia a dia do jornalismo e, apesar de ter feito a faculdade, quando o profissional começa a atuar é que percebe os desafios”, analisa.

Além da cobertura do evento, os selecionados entrevistarão os funcionários da organização e também poderão visitar empresas de comunicação, entre eles o The New York Times. “É preciso compreender como funciona um grande jornal e, hoje, os grandes veículos de comunicação trabalham com várias ferramentas e estão sempre se aperfeiçoando. Há uma infinidade de setores e oportunidades em um veículo de comunicação. Os jornalistas também têm o desafio de se aperfeiçoar para se adequar ao perfil e às estratégias de cada empresa”, sinaliza Wanderson.

Para ter direito às bolsas de Jornalismo da ONU, é preciso cumprir outros requisitos: ter graduação completa, fluência em inglês e passaporte válido por, pelo menos, seis meses após a data de início da viagem. Os candidatos também precisam ser de países em desenvolvimento ou de economia em transição. O Brasil está incluso.

O programa da Organização das Nações Unidas mostra que o idioma estrangeiro pode abrir portas também para os profissionais da imprensa que atuam no país. Portais parceiros do Educa Mais Brasil oferecem até 50% de desconto em curso de idiomas por meio de bolsa de estudo. São diversas oportunidades existentes em todas as regiões do país, em turmas presenciais e a distância. Acesse o site do programa em parceria com o Portal N10 (veja aqui) e confira as oportunidades.

Agência E+B

Read More...