Destaques, Educação

Confira os cursos de tecnologia disponíveis com a nota do Enem

Hoje em dia não conseguimos imaginar a vida sem tecnologia. Dos celulares e tablets aos games e, o mais recente conceito de ‘internet das coisas’, que vem, cada dia, se inserindo no cotidiano das pessoas. Não apenas fazer uso, mas quando o assunto é tecnologia existem aqueles que gostam de trabalhar diretamente com esse produto da ciência e engenharia.

Para quem ainda não escolheu uma profissão ou quer mudar de área e se identifica com o ramo tecnológico pode utilizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressar em uma universidade. Afinal, a área de tecnologia está em alta no mercado e existem diversos cursos que possibilitam atuar nesse setor que está bastante aquecido.

Separamos alguns cursos de TI, confira abaixo:

Engenharia de Software

O engenheiro de software é preparado durante a graduação para projetar e desenvolver programas, aplicativos e softwares em geral. A duração média do curso é de cinco anos. Entre as possibilidades, esses profissionais podem atuar no suporte e gerenciamento de redes de computadores em empresas de portes variados.

 Análise de Desenvolvimento de Sistemas

Possui titulação tecnológica e durante a faculdade os estudantes são preparados para analisar, desenvolver, projetar e implementar sistemas computacionais de informação, bem como desenvolver habilidades para trabalhar em diversos ramos da Informática, seja criando, implementando ou desenvolvendo softwares e soluções tecnológicas para o mercado.

Ciências da Computação 

Durante os quatro anos na faculdade, o estudante é preparado para desenvolver, implantar e manter sistemas visando atender aos objetivos estabelecidos quanto à qualidade, custos, prazos e benefícios. A grade curricular de Ciências da Computação na maioria das faculdades que ofertam o curso é composta por disciplinas como algoritmos e programação de computadores, inteligência artificial e administração e negócios.

Jogos Digitais

O curso é voltado para a criação de jogos e é ofertado nas modalidades tecnólogo e bacharelado. Durante a faculdade os estudantes passam por diversas matérias ligadas à criação de programas e ambientes de jogos, dominando ferramentas de informática e das diversas plataformas da criação de ambientes em 2D e 3D e da modelagem.

Read More...

Educação

Alemanha oferece bolsas de estudo para pesquisadores

Cinquenta bolsas de estudo estão sendo ofertadas na Alemanha para jovens interessados em realizar pesquisas sobre questões mundiais. A bolsa Chanceler Alemã para Futuros Líderes do Brasil está com as inscrições abertas para a edição 2019/2020 e aceita candidatos até o dia 15 de setembro.

A iniciativa da Fundação Alexander von Humboldt (AvH) é focada para pesquisadores do Brasil, China, Rússia, Índia e Estados Unidos e busca fortalecer os laços entre os países. O programa aceita profissionais, mas que tenham um ponto em comum: o potencial e experiência de liderança com projetos em diversas áreas, como política, administração pública, mídia, economia ou cultura.

O programa tem duração de um ano, com auxilio mensal entre 2.150 euros e 2.750 euros (cerca de R$ 12 mil) e cursos adicionais de alemão. No final, os bolsistas terão a chance de apresentarem seus projetos pessoalmente à chanceler alemã Angela Merkel.

Inscrições bolsa de estudo na Alemanha

As inscrições devem ser feitas pelo site da fundação. Os requisitos para participar são: ter formação superior completa, fluência em inglês ou em alemão e uma carta de recomendação de um mentor para a pesquisa que pode ser um professor ou pesquisador ou também um ativista ou um profissional de destaque na sua área escolhida.

Esse mentor precisa ser da Alemanha, pois ele será ponto de apoio e contato, quem vai ajudar no tópico que você escolher pesquisar. Para isso, é indicado procurar auxílio na página do programa, que traz exemplos de mentores passados e o modelo de carta para entrar em contato.

Eventos sobre as bolsas na Alemanha no Brasil

Com o intuito de ajudar as pessoas que têm interesse na bolsa ofertada na Alemanha, serão realizados eventos em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Porto Alegre e em Recife para explicar como funciona as etapas de seleção.  Quem não puder comparecer pessoalmente, pode conferir um webinar no dia 28 de junho, às 13h.

Confira as datas e links para inscrição:

Rio de Janeiro – 24 de junho

Inscrições para o evento aqui

Porto Alegre – 25 de junho

Inscrições para o evento aqui

Recife – 26 de junho

Inscrições para o evento aqui

São Paulo – 28 de junho

Inscrições para o evento aqui

Webinar – 28 de junho, às 13h

Inscrições para a palestra aqui

Bolsa de estudo Educa Mais Brasil

Também estão com inscrições abertas durante todo ano, as bolsas de estudo do programa Educa Mais Brasil. Há vagas para cursos de graduação e pós-graduação, idiomas, cursos técnicos e profissionalizantes. A inscrição é gratuita. Consulte as oportunidades disponíveis, aqui mesmo pelo Portal N10, parceiro do programa.

Read More...

Destaques, Educação

Interesse pelo curso superior EAD aumenta no Brasil

Conciliar trabalho, filhos, afazeres pessoais, entre outros compromissos mais a responsabilidade de fazer um curso superior, não é tarefa fácil. Mas essa barreira vem deixando de existir com a possibilidade de cursar uma graduação ou pós-graduação na modalidade EAD. E essa opção já chega a quase 2 milhões de matrículas, o que representa 21% do total do ensino superior do país conforme o último Censo de Educação Superior.

Assim como a demanda é crescente, a oferta de faculdades a distância também. Nos últimos quatro anos, o número de polos saltou de quase 5 mil para mais de 15 mil. A tendência é aumentar ainda mais o interesse pela modalidade, mas antes de efetuar matrícula vale conhecer o próprio perfil como estudante e observar se terá vantagem ou desvantagem investindo na modalidade de educação à distância.

Entre as vantagens, o estudante organizar o próprio tempo podendo conciliar afazeres, como trabalho e estudo, além de não ser necessário o deslocamento todos os dias para à faculdade. Por conta das multiplataformas de acesso à web, o estudo também pode ser feito em dispositivos móveis. Já quanto às desvantagens, depende do aluno organizar seus horários de dedicação às aulas a distância e da disponibilidade e interesse pelos estudos. O aluno possui total autonomia se responsabilizando pelo objetivo a ser atingido.

Quem está muito satisfeita por fazer uma graduação a distância é Alana da Costa que cursa Pedagogia na Unopar EAD. Por ter uma rotina muito corrida, nem tentou a modalidade presencial e optou de primeira por um curso a distância. “Devido ao meu trabalho, não teria como frequentar um curso na modalidade presencial. Estou gostando da experiência EAD e o curso está sendo muito proveitoso”, pontua Alana prestes a iniciar o segundo semestre.

A agente de prevenção e perda, Rita de Cássia Balbino, estuda Gestão da Segurança Privada na Cruzeiro do Sul EAD. Ela escolheu a modalidade EAD pela flexibilidade e a pela comodidade. “Escolhi por ter uma rotina dinâmica de trabalho e, por conta disso, de ter pouco tempo para estudar.  Me identifico com curso porque trabalho com segurança patrimonial e também sou técnica em segurança do trabalho”, explica Rita.

As duas estudantes são bolsistas do Educa Mais Brasil. Além de poder encaixar o curso a distância às suas rotinas, encontraram no programa de bolsas de estudo uma oportunidade de tornar realidade a formação na profissão tão sonhada. No site do programa, parceiro do  Portal N10 (veja aqui) é possível consultar as bolsas de estudo disponíveis e se inscrever gratuitamente.

Read More...

Destaques, Educação

Mulheres podem realizar curso gratuito de programação

A plataforma Girls 4 Tech disponibiliza um curso gratuito de programação para mulheres. A iniciativa facilita o acesso do público feminino ao mercado da tecnologia, além de promover a educação e empoderamento feminino no campo da tecnologia. O projeto, que foi lançado em 2018, inicialmente era na modalidade presencial, devido a necessidade de ampliar o seu alcance, foi implementado no ensino a distância. O curso Girls 4 Tech é feito por mulheres, totalmente gratuito, traz linguagem acessível e não exige nenhum conhecimento prévio.

Curso online gratuito de programação para mulheres

O curso conta com vídeo-aulas ministradas por desenvolvedoras da EBANX. A formação é dividida em três módulos e é complementada pelos materiais de apoio, fóruns e avaliações. Para receber o certificado é necessário concluir o curso em até 60 dias.

De modo geral, a grade curricular é composta por disciplinas que visam o aprimoramento técnico sobre HTML e CSS, além de compreender a aplicação da tecnologia no dia a dia. A inscrição no curso acontece por meio de um cadastro online. Interessados devem informar alguns dados pessoais e de contato como nome completo, cidade, e-mail, etc. Acesse o site do Girls 4 Tech e realize a sua inscrição para ter acesso a sua formação.

Bolsa de estudo para Tecnologia da Informação

Quem quiser se aprofundar ainda mais pode aproveitar também para fazer uma especialização na área da Tecnologia da Informação, com uma bolsa de estudo do Educa Mais Brasil. No site do programa, parceiro do Portal N10, é possível pesquisar os cursos disponíveis. A inscrição é gratuita.

Read More...

Destaques, Educação

Resultado da 1ª chamada do Prouni 2019 será divulgado amanhã (18)

O resultado da 1ª chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2019, válido para o segundo semestre deste ano, será divulgado nesta terça-feira (18), no site do programa e das Instituições de Ensino Superior (IES) participantes. Os pré-selecionados nesta etapa deverão realizar a comprovação das informações, entre 18 e 25 de junho, por meio da apresentação dos documentos que assegurem a veracidade dos dados fornecidos na inscrição.

Cabe ao candidato acompanhar as orientações necessárias, observando os horários e o local de comparecimento informados pela IES. Caso o prazo não seja respeitado, ou não haja comprovação, haverá a reprovação automática. Por isso, “a pré-seleção, em qualquer das chamadas do Prouni, assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa”, já que é preciso ainda participar das etapas posteriores.

O programa destaca que algumas instituições podem estabelecer um processo seletivo específico para quem foi pré-selecionado para as bolsas de estudo. No entanto, as regras (natureza e critérios adotados) devem ser publicadas em, no máximo, 24 horas após a divulgação dos resultados das chamadas. Não serão cobradas taxas adicionais nestes casos.

Segunda chamada do Prouni

O resultado do programa é divulgado em duas chamadas sucessivas. No caso da segunda chamada do Prouni, a lista de pré-selecionados estará disponível em 02 de julho e os candidatos convocados deverão comprovar os dados até o dia 08 do respectivo mês.

Prouni 2019.2

Foram ofertadas 169 mil bolsas de estudo, neste segundo semestre. Dos 33.830 cursos ofertados, Administração somou a maioria das oportunidades: 17.004 bolsas de estudo em 983 municípios do país. Em seguida, aparecem as formações em Pedagogia (13.387) e Ciências Contábeis (10.817).

Read More...