Destaques, Plantão Policial

Guarda Municipal resgata 163 pássaros silvestres em feiras livres da zona Norte

A Guarda Municipal do Natal (GMN) encerrou o final de semana contabilizando o resgate de 163 aves silvestres que estavam sendo comercializadas ilegalmente nas feiras livres dos conjuntos Santa Catarina (sábado, 04) e Nova Natal (domingo, 05), situadas na zona Norte da capital. As operações resultaram ainda na apreensão de uma espingarda e dois suspeitos de tráfico de animais silvestres foram detidos e vão responder por crime ambiental.

O resgate contou com a participação de guardas municipais lotados no Grupamento de Ação Ambiental e na Ronda Ostensiva da GMN. Entre os pássaros foi identificada 18 espécies diferentes de aves silvestres. Muitas estavam confinadas em pequenas caixas, sem água e com ventilação comprometida onde até 8 pássaros ficavam presos. Sendo assim, foi configurado pelos guardas o “crime de maus-tratos”. Alguns deles estavam com parte da penagem caída e em estado debilitado de saúde.

A intervenção dos guardas municipais foi motivada por denúncia de populares via número 190, do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp). Os agentes planejaram as abordagens de maneira a evitar que os pássaros fossem retirados da feira antes da chegada das guarnições, o que é comum, já que os traficantes utilizam de observadores para informar a chegada do policiamento.

pássaro ave silvestre zona norte de natal

O tráfico de animais silvestre é a terceira atividade de comércio ilegal que mais movimenta dinheiro no mundo, ficando atrás apenas do tráfico de drogas e de armas. Segundo a ONG Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, cerca de 38 milhões de animais são retirados anualmente do seu habitat, somente no Brasil. São 12 milhões de espécies distintas e estima-se que 90% desses animais cheguem a óbito logo após retirados da natureza.

A coordenadora do Grupamento de Ação Ambiental da GMN, Francineide Maria, lembrou da importância das pessoas denunciarem esse tipo de crime que afeta diretamente a fauna e a flora do país e contribui para o desequilíbrio ecológico. “Pedimos que o cidadão contribua denunciando para que possamos combater mais fortemente essa prática danosa a natureza e cruel com os animais”, pediu.

O cidadão pode denunciar esse tipo de crime nos números 190 (Centro Integrado de Operações em Segurança Pública – Ciosp), 181 (Disk Denúncia) ou 3616-9829 (Ouvidoria da Semurb).

Os pássaros resgatados foram identificados e conduzidos para soltura em uma reserva ambiental. Já aqueles que necessitavam de cuidados veterinários ou que não pertencem ao bioma da mata atlântica foram levados a um centro de reabilitação credenciado pelo Ibama.

Read More...

Destaques, Plantão Policial

Guarda municipal condenado por tortura e homicídio é capturado em Vera Cruz (RN)

Com apoio da Polícia Militar, uma equipe do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – órgão do Ministério Público do Rio Grande do Norte – prendeu na tarde desta sexta-feira (3) o guarda municipal Jairo Jefferson de Andrade, de 36 anos, na cidade de Vera Cruz, após denúncia anônima dando conta de seu paradeiro.

Jefferson, que atua na Guarda Municipal em Monte Alegre, foi condenado a 11 anos e 8 meses de prisão em regime fechado por crime de tortura contra adolescente, seguido de morte. O fato aconteceu no ano de 2013, durante um evento festivo realizado no município.

Após a decisão confirmada em segunda instância, ele passou a se esquivar do cumprimento da sentença, mudando constantemente de endereço. Jefferson foi preso em sua atual residência na cidade de Vera Cruz, distante 50 quilômetros da capital.

Disque 127

O Disque Denúncia 127 é um canal direto do MPRN para denúncias de crimes em geral. O cidadão pode ligar gratuitamente para o número. A identidade da fonte será preservada.

Além do telefone, as denúncias também podem ser encaminhadas por Whatsapp para o número (84) 98863-4585 ou e-mail para disque.denuncia@mprn.mp.br. Os cidadãos podem encaminhar informações em geral que possam levar à prisão de criminosos, denunciar atos de corrupção e crimes de qualquer natureza. No Whatsapp, são aceitos textos, fotos, áudios e vídeos que possam comprovar as informações oferecidas.

Read More...

Destaques, Plantão Policial

Bandido faz refém em frente ao Itaú na Zona Norte de Natal

E mais uma vez, segue a onda de criminalidade no Rio Grande do Norte. Agora, um criminoso fez um refém dentro da agência do banco Itaú, localizado na avenida Tomaz Landim, na Zona Norte de Natal, durante a manhã desta sexta-feira (3).

De acordo com alguns PM’s que estavam na ocorrência, o homem teria assaltado juntamente com mais dois comparsas uma farmácia próximo ao banco e, com a aproximação da equipe do 4º BPM, ele se desesperou e fugiu para a agência. Lá, o criminoso rendeu uma pessoa [ainda não identificada] que estava passando no momento.

Por causa da ocorrência, o trânsito no local ficou bloqueado nos dois sentidos. A Polícia Militar, através do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), negociou com o bandido a libertação do refém, o que ocorreu por volta das 9 horas.

Os policiais estavam, até a última atualização desta reportagem, conduzindo a vítima [que ficou sob a mira de um revólver por cerca de uma hora] e o suspeito, à delegacia de São Gonçalo do Amarante. A arma foi apreendida.

Confira o vídeo com o momento da negociação da Polícia:

E mais uma vez, segue a onda de criminalidade no Rio Grande do Norte. Agora, um criminoso fez um refém dentro da agência do banco Itaú, localizado na avenida Tomaz Landim, na Zona Norte de Natal, durante a manhã desta sexta-feira (3). A equipe do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar (Bope) foi imediatamente acionada até o local e já deu início as negociações. De acordo com alguns PM’s que estão na área, o homem teria assaltado uma farmácia próximo ao banco e, com a aproximação da equipe do 4º BPM, se desesperou e fugiu para a agência. Lá, o criminoso rendeu uma pessoa [ainda não identificada] que estava sacando dinheiro no momento. Além dos policiais do 4º Batalhão e do Bope, estão no local equipes do Batalhão de Choque (BPChoque).

Uma publicação compartilhada por PortalN10 (@portaln10) em

Read More...

Destaques, Plantão Policial

Suspeito de abusar sexualmente de adolescente é preso em São Gonçalo

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgão do Ministério Público do Rio Grande do Norte, cumpriu na manhã desta terça-feira (31) mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão na cidade de São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal. O objetivo da ação foi reprimir a prática de abuso sexual e estupro de vulnerável.

Durante o cumprimento dos mandados, um homem de 27 anos suspeito de praticar reiterados abusos sexuais contra uma adolescente foi preso preventivamente. As investigações apontam ainda que desde os 12 anos de idade a menina era violentada e atualmente encontra-se gestante.

A ação contou também o apoio da Polícia Militar, por meio do 11º Batalhão, além do Conselho Tutelar da cidade, que cumpriu medida protetiva em favor da adolescente, em razão da situação de risco a que era exposta.

Disque 127

O Disque Denúncia 127 é um canal direto do MPRN para denúncias de crimes em geral. O cidadão pode ligar gratuitamente para o número. A identidade da fonte será preservada.

Além do telefone, as denúncias também podem ser encaminhadas por Whatsapp para o número (84) 98863-4585 ou e-mail para disque.denuncia@mprn.mp.br. Os cidadãos podem encaminhar informações em geral que possam levar à prisão de criminosos, denunciar atos de corrupção e crimes de qualquer natureza. No Whatsapp, são aceitos textos, fotos, áudios e vídeos que possam comprovar as informações oferecidas.

Read More...

Plantão Policial

Guarda Municipal realiza abordagens a ônibus em Felipe Camarão

A Guarda Municipal do Natal (GMN) realizou um treinamento prático de abordagens a ônibus coletivo com a missão de garantir a segurança das pessoas que utilizam esse meio de transporte. A intervenção mobilizou guardas municipais que passam por curso técnico de aperfeiçoamento em atividades operacionais e contou com a participação de instituições parceiras e agentes municipais de segurança de cidades vizinhas a capital.

As abordagens de segurança preventiva foram direcionadas ao bairro de Felipe Camarão, situado na zona Oeste da cidade. Os guardas municipais montaram barreiras nas áreas de maior circulação do transporte coletivo do bairro. Na ocasião, os ônibus foram parados e cercados pelos agentes, que anunciaram a medida preventiva as pessoas que faziam uso do transporte.

O procedimento adotado pelas guarnições foi a de solicitar que todos os passageiros descessem do ônibus. Em seguida, cada cidadão passou por revista pessoal realizada pelos guardas municipais, que focaram as buscas na tentativa de localizar armamento e entorpecentes de uso proibido pelo código penal.

ônibus em Felipe Camarão

O Subcomando de Segurança da GMN informou que durante as abordagens foram apreendidas armas branca e uma pequena quantidade de maconha. No total, a operação registrou a abordagem de mais de 100 pessoas.

A medida foi aprovada pelos usuários do transporte público e pelos motoristas e cobradores de ônibus, que percebem na ação uma maneira de inibir a criminalidade, principalmente aquela voltada aos delitos de roubos e furtos.

O comandante da GMN, Alberfran Grilo, explicou que as abordagens fazem parte do cotidiano do serviço efetuado pela corporação. “É uma forma de contribuir com a segurança do cidadão e manter nosso efetivo qualificado para agir corretamente dentro dos padrões técnicos da abordagem policial”, concluiu.

Read More...