Destaques, Parnamirim

Querem transformar o ‘Aeroporto Augusto Severo’ em museu histórico da 2ª Guerra Mundial

O Aeroporto Internacional Augusto Severo, desativado desde o dia 31 de maio de 2014, pode transformar-se em um museu histórico da Segunda Guerra Mundial. Essa é a proposta do grupo formado pelo Sebrae RN, Governo do Estado e prefeituras do Natal e Parnamirim e apresentada ao presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), nesta quinta-feira (23), pelo diretor de operações do Sebrae, Marcelo Toscano.

“É um projeto muito interessante e a Assembleia Legislativa tem prazer em apoiar. A proposta ainda precisa ser formalizada e haverá um outro momento para sabermos dos detalhes”, disse Ezequiel.

O diretor-geral da presidência da Assembleia, Fernando Rezende, também acompanhou a reunião entre o presidente da Casa e o diretor de operações do Sebrae, Marcelo Toscano.

História

O início das operações comerciais do Aeroporto Augusto Severo sob administração da Infraero foi em 1980. Com a construção do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, o terminal foi desativado. Porém a história do terminal data do período da Segunda Guerra Mundial. O local passou a se chamar Trampolim da Vitória por ser ponto obrigatório de passagens dos aviões das Forças Aliadas ao Teatro de Operações na África rumo à Europa, de 1943 a 1945. Com o fim da Segunda Guerra, em 1945, a Base Aérea de Natal passou a ocupar as instalações da Base Americana.

Read More...

Parnamirim

Parque Industrial: moradores podem marcar exames e consultas na UBS do bairro

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Industrial está com uma novidade que vai facilitar a vida dos moradores do bairro. Desde o dia 29/04, quem precisa fazer a marcação de consultas especializadas e exames, poderá fazê-las na própria unidade. Com isso, a população daquela localidade não precisará mais se deslocar para a Central de Marcação, localizada no Centro.

De acordo com Rodrigo Lucena, diretor da unidade, a novidade faz parte de um processo de descentralização de marcação de exames e consultas médicas. Este processo deverá abranger, futuramente, outras unidades de saúde do município.

Na UBS, o cidadão poderá fazer a marcação de consultas para diversas especialidades, incluindo, cardiologia, urologia, ortopedia, oftalmologia, além de encaminhamentos para atendimentos de fisioterapia e nutrição.

“A somatória deste projeto, ligado ao projeto do telemedicina, o eletro em casa, evidenciam que estamos no caminho certo, primando sempre em satisfazer os anseios relevantes a saúde dos moradores do bairro”, disse Lucena.

Read More...

Destaques, Natal, Parnamirim

Em virtude do Dia do Gari, Natal e Parnamirim não terão coleta de lixo nesta quinta

A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), comunica a população que na próxima quinta-feira, dia 16 de maio, não haverá coleta, limpeza de feiras, turmas de drenagem, capinação e caiação, em virtude do Dia do Gari.

O Dia do Gari foi instituído por força da Lei Municipal nº 5.781, de abril de 2007. “Solicitamos que a população guarde seu lixo para colocar a data seguinte de coleta, evitando que os sacos sejam rasgados e detritos fiquem espalhados na rua”, diz em nota a Urbana. Os serviços serão retomados na sexta-feira, dia 17.

É importante lembrar que os agentes de limpeza pública não trabalham em duas datas do ano: Em 1º de janeiro, e no Dia do Gari, 16 de maio.

Parnamirim

Assim como na capital, em Parnamirim também não acontecerá coleta de lixo nesta quinta-feira (16). A decisão foi comunicada pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Selim). No entanto, uma equipe será designada para atuar nos arredores do Centro e do Mercado Novo, áreas com maior circulação de pessoas.

A Selim orienta ainda que os moradores dos bairros em que a coleta seria feita, na quinta-feira, não coloquem o lixo para fora de casa, deixando para fazê-lo no sábado (18), quando a coleta já terá sido retomada normalmente.

Os bairros em que a coleta não será realizada serão: Bela Parnamirim, Cajupiranga, Cohabinal, Jóquei Clube, Monte Castelo, Nova Esperança, Parque Industrial II, Passagem de Areia, Santos Reis, Santa Tereza, Vale do Sol, Vida Nova, praias (via principal), Pirangi do Norte.

Read More...

Destaques, Parnamirim

Cosern desativa “gatos” de energia em canteiro de obra do bairro Nova Esperança

Quatro equipes técnicas da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) identificaram e desativaram, com apoio da Polícia Civil e do Conselho Regional de Arquitetura e Agronomia (CREA-RN), cerca de 27 ligações clandestinas executadas por duas construtoras num canteiro de obra no bairro de Nova Esperança, em Parnamirim, e por moradores de um condomínio na mesma localidade. Ação ocorreu nesta terça-feira, dia 30 de abril.

De acordo com Gilmar Mikeias, Gerente de Recuperação de Energia da Cosern, os “gatos” identificados e desativados estavam provocando perturbações no fornecimento de energia elétrica da região e colocando em risco a vida dos trabalhadores das duas construtoras, bem como a dos moradores do condomínio.

“Além de crime, a ligação clandestina pode provocar a queima de eletrodomésticos”, alerta Gilmar. “Contamos com a ajuda da população para continuar fazendo denúncias anônimas no telefone 116 e no site da Cosern”. Por motivo de segurança e solicitação da Cosern, os nomes das construtoras e do condomínio serão preservados.

Ações

De janeiro até agora, a Companhia já fez 18.538 inspeções com a “Operação Varredura” e desativou 2.156 ligações clandestinas em todo estado. Com essa ação, o volume de energia recuperado pela Cosern seria suficiente para abastecer, por exemplo, um município do porte de São Gonçalo do Amarante por 30 dias.

Dicas de segurança

Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Cosern.

Read More...

Destaques, Parnamirim

Planetário de Parnamirim é cenário para pedido de casamento surpresa

O planetário de Parnamirim, no Centro Administrativo Aluísio Alves, foi cenário de um momento emocionante, na tarde desta quinta-feira (28). Para surpreender a namorada, Samara Gomes, de 23 anos, o militar da Aeronáutica, Douglas Stharlon, de 25, preparou uma linda surpresa e inovou no pedido de casamento.

Durante uma sessão sobre planetas, galáxias e sob um céu estrelado (mesmo que virtual), o jovem militar emocionou a todos os familiares e amigos presentes com o tão esperado “quer casar comigo?”.

O rapaz conta que escolheu o planetário para o pedido depois de uma viagem que os dois fizeram à Fortaleza. Lá eles visitaram um planetário, pelo qual a moça ficou encantada.

“A ideia foi proporcionar aquela mesma emoção que ela sentiu ao conhecer aquele lugar. Lembro do brilho no olhar dela e quis reviver esse sentimento. Queria que as lembranças dessa tarde ficassem associadas a algo que marcou para ela”, explicou.

Com seis meses de namoro encaminhados, Douglas conta que ambos se conheceram na mesma igreja e que com o passar do tempo começaram a se aproximar mais. Dessa aproximação surgiu um interesse mútuo.

“Começamos a namorar em setembro do ano passado e antes de oficializarmos a relação disse pra ela que só namoraria se fosse pra casar, pois era ela a mulher que tinha escolhido pra mim”, narrou emocionado.

Sem entender nada e pega com total surpresa, Samara que saiu de casa apenas para assistir a uma sessão sobre planetas e galáxias, se viu rodeada por entes queridos e de frente para um noivo apaixonado de joelhos, buquê de flores e alianças na mão.

E ali mesmo sob os olhares marejados e não menos atentos de todos os presentes, ouviu-se um sonoro sim, com direito a flashes de fotógrafos, aplausos e tímidos soluços, mas não menos audíveis, daqueles mais emotivos.

“Meu Deus, estou sem palavras! Não imaginei de forma nenhuma que seria assim. Tinha comentado com ele que tinha achado esse lugar muito bonito. Imaginei que seria mais um dia normal. Estou muito feliz”, declarou a noiva.

Read More...