Parnamirim

MPRN recomenda interdição de ginásio poliesportivo em Parnamirim

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou que a Prefeitura de Parnamirim promova a imediata interdição do Ginásio Municipal João Gomes da Costa Neto, no bairro Liberdade. A recomendação, expedida pela 2ª Promotoria de Justiça do Município, destaca que deve ser proibida a entrada de pessoas e a realização de qualquer tipo de atividade no equipamento por parte da comunidade, em razão de sua precária estrutura de funcionamento, que coloca em risco a integridade física dos usuários.

A recomendação do MPRN está baseada em duas investigações que tramitam no órgão. Um inquérito civil investiga a ampliação das atividades esportivas destinadas às crianças e adolescentes de Parnamirim, sendo fundamental que os ginásios municipais apresentem a devida estrutura física para a oferta de tais atividades; e o segundo acompanha as condições de funcionamento dos cinco ginásios poliesportivos da cidade.

Uma perícia foi realizada com a finalidade de averiguar as condições físicas de instalação, uso e conservação do Ginásio Poliesportivo Municipal João Gomes da Costa Neto, para a oferta de atividades esportivas destinadas ao segmento mirim. O laudo pericial em relação ao equipamento esportivo aponta que a “cobertura encontra-se parcialmente comprometida, pelo fato de diversas telhas terem sido extraídas pelo vento, deixando o telhado incompleto e sem oferecer proteção aos usuários, havendo o risco de acidente em razão das telhas ainda existentes na cobertura apresentarem grave possibilidade de destacamento pelo vento”.

De acordo com o documento, não existem instalações de combate a incêndio, faltando extintores; as grades, portões e corrimões encontram-se muito deteriorados por corrosão e necessitam de recuperação imediata; e a base da estrutura metálica da cobertura apresenta sinais de corrosão e necessita ser reparada.

Com a recomendação, “a intenção do MPRN é resguardar a vida e a integridade física das pessoas que frequentam o ginásio, principalmente crianças e adolescentes que realizam atividades esportivas ou recreativas”.

Confira aqui a recomendação.

Read More...

Destaques, Parnamirim

Faculdade de Parnamirim oferece mais de 5 mil vagas em capacitações gratuitas

A Faculdade UNINASSAU Parnamirim promove, entre os dias 25 de julho e 04 de agosto, o Projeto Capacita. Ao todo, serão oferecidas 5.300 vagas em cursos gratuitos nas áreas de Humanas, Saúde, Exatas e Negócios. A iniciativa tem como objetivo promover a capacitação da população para o mercado de trabalho, por meio da oferta de cursos de rápida duração e com certificado.

A programação conta com 53 cursos, que abordarão temas como: “Educação Financeira”, “Currículo perfeito”, “Uso de plantas medicinais como fator de qualidade de vida e saúde”, “Estratégias de planejamento de vida”, “A Lei Maria da Penha e sua ação na defesa do direito da mulher”, “Declaração de Imposto de Renda”, “Os tipos de classificador de Libras”, “Direito do Consumidor”, entre outros. As aulas acontecem nas dependências da Instituição de Ensino Superior (IES), nos turnos da manhã, tarde e noite.

Segundo o diretor da IES, Leandro Barbieri, o Projeto é uma grande ocasião para que a comunidade possa aumentar o seu potencial profissional. “Essa ação de Responsabilidade Social visa o crescimento da população de um modo geral. É uma oportunidade singular de se qualificar sobre temas atuais e que estão conectados com os mundos do trabalho e acadêmico e que são aplicáveis na rotina das pessoas”, explica.

Para conferir a lista completa dos cursos e realizar inscrições, os interessados em participar do Capacita 2018.2 poderão se inscrever no site extensao.uninassau.edu.br e selecionar a cidade Parnamirim. Outras informações a respeito das atividades podem ser obtidas no telefone (84) 3272-4956. A UNINASSAU Parnamirim fica localizada na Av. João XXIII, 704, Santos Reis.

Projeto Capacita 2018.2

Data: 25 de julho e 04 de agosto
Horários: Turnos da manhã, tarde e noite
Local: UNINASSAU Parnamirim | Av. João XXIII, 704, Santos Reis
Inscrições gratuitas: extensao.uninassau.edu.br
Informações: (84) 3272-4956

Read More...

Destaques, Parnamirim

Caern informa paradas de abastecimento em Nova Parnamirim

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), que realiza a obra de ampliação do abastecimento de Nova Parnamirim, informou que todas as quintas-feiras, até o final de setembro, ocorrerá a parada no abastecimento do bairro para continuidade do serviço.

Serão afetadas as principais ruas e avenidas como Mahatma Gandhi, Adeodato José dos Reis, Abel Cabral, Maria Lacerda Montenegro e Adail Pamplona de Menezes. Ou seja, áreas próximas ao McDonald’s, Ki-Pão Seridó, Boulevard Recepções, colégios Salesiano e Contemporâneo e supermercado Extra.

“O sistema de abastecimento será retomado imediatamente após a finalização da interligação de redes, sendo normalizado em até 72 horas, de acordo com a pressurização da rede de água”, informou a companhia em nota.

Caern informa paradas de abastecimento em Nova Parnamirim

Read More...

Destaques, Parnamirim

Parnamirim oferece serviço gratuito de castração cirúrgica de gatos

O Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Parnamirim está cadastrando pessoas de baixa renda, proprietários de animais interessados na castração cirúrgica gratuita de gatos, como forma de combater a falta de controle na reprodução dos felinos.

“A partir das informações encaminhadas ao Centro de Zoonoses, será agendado um dia para a realização de um grande mutirão para castração de gatos. Isso porque muitos cidadãos reclamam que está aumentando a população de felinos e muitos destes animais ficam abandonados nas ruas, causando transtornos”, disse Josivan Gomes, técnico de Zoonoses. Os interessados devem ligar para o telefone (84) 3644-8186 para obter mais detalhes.

Vale salientar que no próximo dia 10 de agosto, o Centro de Zoonoses promoverá seu Dia D contra Leishmaniose.

SERVIÇO

Castração cirúrgica e gratuita de gatos pelo Núcleo de Zoonoses da SESAD, para pessoas de baixa renda.

QUANDO: Os interessados devem ligar para marcar a data.

CONTATO: (84) 3644-8186.

Dia D contra Leishmanioses

QUANDO: 10 de agosto

LOCAL: Praça de Rosas dos Ventos , em frente a Assembleia de Deus

HORÁRIO: das 8h às 13h.

ATENDIMENTOS: Serão realizados testes rápidos de Calazar, vacinação contra raiva, sorteio de brindes, avaliação veterinária, além de exposição de animais para adoção.

Read More...

Destaques, Parnamirim

Caern faz intervenções na Avenida Ayrton Senna

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) realiza duas intervenções na Avenida Ayrton Senna, próximo à Avenida Abel Cabral, em Nova Parnamirim. Desta forma, o trânsito na área segue um fluxo diferenciado, e a Companhia pede a compreensão da população para os transtornos causados na área, que serão temporários e necessários.

Uma equipe trabalha no sentido Parnamirim/Natal, na ampliação da rede de abastecimento de Nova Parnamirim, imprescindível para a melhoria na oferta de água da região que possui grande adensamento residencial e comercial. De acordo com o cronograma de trabalho da Companhia, uma das faixas de trânsito da via está interditada para este procedimento, que deve ser concluído nos próximos dias.

Para não haver outra intervenção em breve, a Companhia já deu início aos estudos topográficos para a implantação da rede de esgotamento sanitário na Avenida. Em seguida, iniciam as escavações, seguindo os parâmetros técnicos de funcionamento do esgoto, dentre eles, por gravidade. Assim, as equipes começam a trabalhar no sentido contrário da via, Natal/Parnamirim, próximo ao colégio Salesiano, até as proximidades da rotatória. Também será interditada uma faixa da via e, em seguida, será feito o outro sentido.

Read More...