Destaques, Parnamirim

Nova Parnamirim: última parada no abastecimento de água acontece nesta quarta (31)

A obra de melhoria na oferta de água para Nova Parnamirim terá sua última etapa realizada na próxima quinta-feira (1º) pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). A parada no abastecimento foi reagendada, do dia 26 (sexta) para o dia 31 de outubro (quarta) à tarde, uma vez que a rede precisa estar “seca”. O sistema será religado no dia 02 de novembro, assim que for concluída a obra – com previsão no início da tarde.

Esta é a fase mais complexa da intervenção, uma vez que o serviço atravessa as principais vias do bairro para interligar uma nova rede de água. Apesar dor transtornos à população, o benefício final é incalculável: será ampliado o abastecimento na área, que tem como característica um grande adensamento imobiliário de residências domésticas e comércio.

Durante a parada no fornecimento de água, autorizado pela Prefeitura de Parnamirim serão executados três serviços de interligação da nova rede, de um lado a outro das vias: duas interligações na Av. Maria Lacerda (em frente à agência da Caixa Econômica Federal e no cruzamento com a Rua Sandoval Tavares Guerreiro, em frente à padaria Maná) e outro na Av. Abel Cabral (em frente ao Condomínio Residencial Jardim Atlântico).

“É importante ressaltar que a parada é mais adequada com o fluxo de trânsito menor, para que o serviço seja mais rápido, evitando mais transtornos no fluxo local de trânsito”, explica o Gerente da Obra, Felipe Melo. Com esta parada, a Caern conclui o serviço, e passará à fase de testes.

A suspensão afeta o bairro de Nova Parnamirim e ainda parte da região de Neópolis, em Natal. Durante o período, a Caern orienta o uso com parcimônia da água dos reservatórios dos imóveis, para que estes possam abastecer as demandas individuais o máximo de tempo até a retomada do abastecimento.

A normalização da distribuição de água se dará em até 72 horas, de acordo com a retomada total da pressurização da rede, após religado o sistema.

Read More...

Parnamirim

Parnamirim recebe atendimentos jurídicos gratuitos nesta quarta (24)

Os usuários de dois Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de Parnamirim terão acesso a orientações jurídicas em diversas áreas do Direito nesta quarta-feira (24). A ação que acontece das 9h às 12h e das 15h às 17h será oferecida pelo Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Universidade Potiguar (UnP), integrante da rede Laureate.

No CRAS Monte Castelo, os atendimentos serão pela manhã. Já no CRAS Passagem de Areia, os serviços acontecem no período da tarde. Serão oferecidas orientações nas áreas Civil, Penal, Trabalhista, Previdenciária, Sucessões, da Família e do Consumidor.

Os casos avaliados, e que podem ser atendidos pelo NPJ, serão acompanhados de perto pelo Núcleo. Além dos atendimentos, serão ministradas palestras sobre os Direitos das Crianças, Meios de Resolução e Conflitos e de Direitos das Mulheres.

A ação faz parte do Global Days of Services, movimento global de compromisso social, que envolve no Rio Grande do Norte a UnP. O Núcleo de Prática Jurídica, que presta serviços de excelência há mais de 20 anos, já realizou mais de 100 mil atendimentos para a população.

Para a Coordenadora do NPJ, Marília Almeida, ações como esta geram impactos positivos para todos os envolvidos. “É estimulante para os professores, é necessário para a comunidade atendida e é transformador para os alunos. Todos saem ganhando e a universidade ainda consegue exercer seu importante papel social, levando seus conhecimentos técnicos para além dos muros”, ressalta.

SERVIÇO

Atendimentos Jurídicos – CRAS Parnamirim
Data: 24 de outubro
Horário: 9h às 12h e das 15h às 17h
Locais:
– CRAS Monte Castelo (Rua Tenente Pedro Rufino dos Santos nº 943).
– CRAS Passagem de Areia (Rua Antônio Bezerra Neto, nº 166).

Read More...

Destaques, Parnamirim

Defensoria apura situação de paradas de ônibus da BR-101 em Parnamirim

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) está apurando as condições de acessibilidade, segurança e conforto dos pontos de parada de ônibus localizadas na BR-101, no perímetro de Parnamirim. A situação é alvo de um procedimento preparatório de demanda coletiva e pode gerar, caso não haja solução extrajudicial, a propositura de uma Ação Civil Pública.

O procedimento foi aberto com base em vistoria realizada em 37 pontos de embarque e desembarque de passageiros localizados na BR-101. Na ocasião, os passageiros foram ouvidos e puderam apresentar suas queixas quanto à qualidade das paradas. As principais reclamações foram a ausência de coberturas para proteger do sol e da chuva, carência de lugares para sentar, falta de segurança e falta de acessibilidade para idosos e pessoas com deficiência.

paradas de ônibus da BR-101 em Parnamirim

Entre as irregularidades, foi constatado que nenhuma parada oferece informações sobre itinerários, horários, tarifas dos serviços e modos de interação com outros serviços de transporte. A ausência fere direitos previstos na Política Nacional de Mobilidade Urbana disciplinada pela Lei nº 12.587/2012.

“Nos trechos em que houve a recente construção de viadutos, especialmente na região de Emaús e Nova Parnamirim, foi observada melhor infraestrutura de calçadas e paradas de ônibus. No entanto, alguns veículos de transporte ainda estão circulando pela BR, e não pela pista da margem, de modo que as paradas ocorrem em locais sem qualquer estrutura”, registra o relatório da vistoria.

A legislação que rege a Política Nacional de Mobilidade Urbana estabelece, como direitos dos usuários do sistema de transporte público, estruturas adequadas para embarque e desembarque de passageiros, acessibilidade universal, equidade no acesso dos cidadãos ao transporte público coletivo e segurança nos deslocamentos das pessoas, entre outros.

Além disso, a infraestrutura dos pontos de ônibus deve atender a parâmetros técnicos de acessibilidade, segurança e conforto da ABNT.

Read More...

Destaques, Parnamirim

Fuga no Presídio Estadual de Parnamirim? Sejuc desmente boato

Sabe aquela mensagem que viralizou neste domingo (7) nos grupos de WhatsApp dos potiguares? Uma que mostrava a seguinte informação: “Evitem região do parque industrial, satélite e Planalto, prolongamento da Prudente (trecho no satélite), principalmente área de mata, grande fuga no PEP (presídio de Parnamirim), presos escondidos na Mata, alguns carros já tomados de assalto.”

Pois bem: a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) desmentiu a informação e disse que tudo não passa de boato. A notícia sobre uma suposta evasão no Presídio Estadual de Parnamirim foi amplamente compartilhada nas redes sociais.

De acordo com a Sejuc, não há qualquer alteração em nenhuma de suas 21 unidades prisionais do Rio Grande do Norte.

“Os boatos de fuga e incêndio no Presídio Estadual de Parnamirim (PEP), portanto, não procedem”, informou a pasta, em nota oficial.

Read More...

Destaques, Parnamirim

Dnit vai liberar tráfego de veículos em passagem inferior de Nova Parnamirim

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que vai liberar no próximo sábado (29) a passagem inferior construída na BR-101, próximo à avenida Maria Lacerda, em Nova Parnamirim, região metropolitana de Natal. A liberação deve ocorrer às 10h, de acordo com a superintendência regional do órgão.

O trecho que compreende a entrada da Avenida Maria Lacerda até o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) – em Parnamirim, tem passado por obras desde o ano passado. São cinco viadutos e duas passagens inferiores, vias marginais (nos dois sentidos), cinco passarelas para travessia de pedestres e 52 abrigos em paradas de ônibus.

Os recursos são de aproximadamente R$ 160 milhões além de outros R$ 20 milhões destinados para desapropriações.

Vale salientar que o Dnit já concluiu os viadutos de Neópolis e Emaús e segue na instalação da iluminação e sinalização do viaduto.

Read More...