Destaques, Parnamirim

Parnamirim iniciará estudo para regulamentar transporte por aplicativo

A Secretaria de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (SESDEM) vai iniciar um estudo para viabilizar a regulamentação do transporte por aplicativo (Uber e 99 Pop) em Parnamirim. A informação foi repassada na manhã desta segunda-feira (15) pelo secretário Marcondes Pinheiro, que vai iniciar a coleta de informações para a montagem do projeto.

A Lei Federal 13.640 está em vigor desde março de 2018 e deixou para os municípios a competência de regulamentar e fiscalizar o serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros. “O prefeito me pediu para agilizar essa regulamentação. Assim que fizermos o levantamento de dados, vamos encaminhar o projeto para receber o parecer da Procuradoria e do prefeito. Em seguida, será encaminhado para avaliação da Câmara de Vereadores”, disse o secretário.

Para Marcondes Pinheiro, a regulamentação do transporte por aplicativo irá beneficiar (principalmente) os passageiros. “Ao ser regulamentado, poderemos controlar melhor o transporte, sabendo quem são esses profissionais. Isso dará, com certeza, maior segurança aos passageiros”, explicou.

Read More...

Destaques, Parnamirim

Cajueiro de Pirangi dá seus primeiros frutos em 2019

O Maior Cajueiro do Mundo está em festa! O orientador turístico Alan Costa mostra com alegria a fruta nativa da região litorânea do Brasil e que brotou da árvore um pouco antes de sua época, iniciada a partir do mês de agosto. Os primeiros cajus deste ano foram registrados pela equipe do Cajueiro e de acordo com a bióloga Mica Carboni, as recentes chuvas aliadas ao calor favoreceram a brotação da árvore, além de alterações do clima mundial que também afetam essa frutificação.

O Brasil é detentor do título de terra do maior cajueiro do mundo. Desde 1995, o município de Parnamirim integra o livro dos recordes (Guinness Book) como dono do maior cajueiro do planeta.

O caju é considerado muitas vezes como o fruto do cajueiro, embora seja um pseudofruto. É constituído de duas partes: a castanha que é a fruta propriamente dita, e o pedúnculo floral, “pseudofruto” confundido com o fruto. Esse se compõe de um pedúnculo piriforme, carnoso, amarelo, rosado ou vermelho. É rico em vitamina C e ferro e ajuda a proteger as células do sistema imunológico. O caju é encontrado em abundância no Nordeste.

Ficou curioso e interessado em visitar o Cajueiro de Pirangi? Não perca tempo e dá uma passadinha por lá!

Read More...

Destaques, Parnamirim

Mutirão auxilia população a renegociar dívidas em Parnamirim

A Câmara Municipal de Parnamirim realizará nos dias 10, 11 e 12 de julho, o terceiro Mutirão do Consumidor – que vai auxiliar a população na renegociação de dívidas. O evento é uma iniciativa da Câmara, em parceria com o Procon Estadual e demais órgãos. Os atendimentos ocorrerão das 8h às 16h, na sede da casa legislativa, no bairro da Cohabinal.

O mutirão será a oportunidade para que a população tenha um canal direto de negociação com administradoras de cartões de crédito, operadoras de telefonia, bancos, Cosern, além de fiscalização educativa. “Essa iniciativa é fruto de um convênio com o Procon Estadual, onde a Câmara estará abrigando em suas instalações mais uma edição do mutirão que vai dar celeridade na demanda de processos dos consumidores de Parnamirim”, frisou o presidente da Câmara, vereador Irani Guedes.

Márcia Firmino, coordenadora do Procon Câmara, explica que as pessoas endividadas com cartão de crédito, problemas com operadoras de telefonia e outros débitos poderão negociar as dívidas mediante a amortização dos juros. “Para essas negociações, o Procon de Parnamirim criou canais diretos com as empresas e com os bancos. Isso permitirá agilizar todo o processo, permitindo ao cidadão quitar seus débitos”, destacou.

Durante o evento, serão oferecidas consultas gratuitas ao SPC e Serasa. Para ser atendido no mutirão, o consumidor deverá levar documentos pessoais (RG e CPF).

Serviço

O quê: 3º Mutirão do Consumidor de Parnamirim

Quando: 10,11 e 12 de Julho, das 8h às 16h.

Onde: Câmara Municipal de Parnamirim, situada à Avenida Castor Vieira Régis, Cohabinal.

Telefone: 3272-2293

Read More...

Destaques, Parnamirim

“Shopping Praça das Dunas” deve gerar 1.500 vagas de emprego em Parnamirim

O prefeito Rosano Taveira, acompanhado do chefe de gabinete, Wolney França, recebeu na tarde desta quarta-feira (3) a visita de representantes responsáveis pelo projeto do Shopping Praça das Dunas, que será construído no bairro de Emaús. O novo empreendimento vai gerar, inicialmente, 1.500 novos postos de emprego no município.

Na oportunidade, foi formalizado o início das obras, com previsão já para o segundo semestre deste ano, e ainda o apoio da prefeitura para serviços de revitalização da área nos arredores do shopping.

Para o prefeito Rosano Taveira, a obra evidencia o grande processo de expansão econômica que o município está vivenciando. ”Estamos na contramão da maioria dos outros municípios, com geração de emprego crescente, trazendo mais oportunidades para a população”, disse.

De acordo com Thiago Venturolli, líder do projeto, o novo shopping compreenderá uma extensão de aproximadamente 70 mil metros de área construída e 37 mil metros quadrados de ABL (Área bruta locável, termo usado para designar a área interna de um edifício, destinado à locação de salas e quiosques).

Para quem quer ficar situado sobre a localidade exata do empreendimento, é simples: o terreno onde será erguido o Shopping Praça das Dunas fica de frente para o Superfácil Atacado:

Obra do Shopping Praça das Dunas vai gerar 2 mil empregos em Parnamirim

O shopping

O empreendimento, que teve o projeto de ser iniciado em 2016, voltou a tona e promete ser referência na região. Ele contará com:

  • 37.000 m² de Área Bruta Locável (ABL)
  • 1 Hipermercado
  • 200 Lojas
  • 1 Complexo de Cinema
  • 7 Âncoras
  • 1 Centro de Lazer
  • 4 Semi âncoras
  • 22 Operações de Fast-Food
  • 150 Lojas Satélites
  • 4 Restaurantes
  • 9 Lojas de Serviços
  • 2.100 Vagas de Estacionamento (1.350 cobertas)

Read More...

Destaques, Parnamirim

Parnamirim tem saldo positivo de emprego pelo 3º ano consecutivo

O município de Parnamirim registrou saldo positivo de 525 empregos com carteira assinada nos cinco primeiros meses deste ano. O número já é quase igual aos saldos positivos registrado em 2017 e 2018 que foram de 619 e 712 postos de trabalho, respectivamente. O saldo de empregos é a diferença entre as contratações e as demissões e evidenciam que, por três anos consecutivos, o município mais contratou do que demitiu.

Para o prefeito Rosano Taveira, os números evidenciam o resultado de um trabalho focado no desenvolvimento e no crescimento econômico. “Parnamirim está em plena expansão e a geração de emprego é o melhor resultado que um gestor pode entregar à população”, declarou.

Os dados disponibilizados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, colocam Parnamirim a frente de Natal, capital do estado, que registrou, também nos cinco primeiros meses do ano, saldo negativo de 413 postos de emprego encerrados.

O saldo de novos empregados gerado no município também é positivo em relação ao registrado por todo o RN, no mesmo período, quando este foi de 6.638 postos de trabalho com carteira assinada a menos.

Foto: Camila Domingues/ Palácio Piratini

Esse movimento crescente é resultado de ações desenvolvidas pela administração pública, como programas sociais, realização de concursos públicos, realização de obras de saneamento e recuperação viária, além da concessão de incentivos fiscais a empresas que estão se estabelecendo ou que venham a se estabelecer no município.

Este último, foi fator decisivo para a chegada de novas empresas. Atraídas pelas oportunidades de crescimento e pelos incentivos da gestão municipal, grandes grupos como Atacadão, Teleperformance, Vale do Pará e a Faculdade Católica do RN têm expandido seus negócios na direção da Cidade Trampolim da Vitória, movimentado a economia e a geração de empregos. A Teleperformance, por exemplo, começou oferecendo 3.500 vagas e até o final deste ano, a previsão é ofertar outras quinhentas.

Na setor de obras, a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) também tem investido em mão de obra parnamirinense. Somente com os serviços de saneamento básico, recuperação viária e manutenção de escolas e prédios da saúde, foram gerados 687 novos postos formais de emprego. Outras 40 vagas estão previstas para serem abertas com o andamento das licitações para capeamento de recapeamento asfáltico.

Concursos públicos

Com as contas em dia, reduzindo o percentual de despesas com pessoal em sua receita líquida de 58,4% para 48,39%, o município de Parnamirim tem priorizado investimentos em diversas áreas, uma delas é a de servidores públicos.

Somente com a realização do concurso público para a saúde, assistência social e Procuradoria, além do lançamento do edital para o certame da Guarda Municipal, quase mil novas oportunidades de trabalho estão sendo geradas no município.

Além disso, desde o final do ano passado a administração municipal vem convocando aprovados no concurso público de 2015, para os cargos de professor e agente administrativo. De novembro de 2018 a julho de 2019 já foram chamados 112 aprovados.

Read More...