Destaques, Natal

Projeto de Nutrição oferece assistência gratuita a gestantes e bebês

Segundo dados do Google Survey, 46% das mães se informam sobre saúde no meio digital e a temática alimentação/nutrição alcança 42% dessas pesquisas. Apesar da gama de informações disponíveis na internet, as orientações do profissional no contato presencial são fundamentais para que as necessidades nutricionais de gestantes e bebês sejam atendidas de forma completa. Na Faculdade Estácio de Natal – unidade Ponta Negra, o curso de Nutrição está com um projeto de educação nutricional gratuito para gestantes e lactantes.

O projeto “Os primeiros 1000 dias de vida” pretende auxiliar na dieta nutricional da gestante, contando desde a formação do bebê no ventre até o período de adaptação da introdução alimentar, “de forma a garantir o bem-estar da criança e da mãe”, é o que explica a coordenadora da ação, professora do curso de Nutrição, Nayara Soares. “A proposta é termos encontros periódicos com as participantes sempre com uma temática nutricional diferente, com orientações e direcionamentos sobre a alimentação na gestação e aleitamento”, descreve Nayara.

A especialista reforça que o cuidado nutricional desde a gestação evita que a criança adquira doenças crônicas, como hipertensão, obesidade, distúrbios de aprendizagem, problemas comportamentais, doenças cardiovasculares, malformação no bebê, ou até parto pré-maturo. A mãe que não se alimenta adequadamente também pode desenvolver patologias como diabetes, hipertensão, entre outras.

Pesquisas recentes dão conta dessa relação tão delicada. Uma delas, realizada na Dinamarca pelo Danish National Birth Cohort, acompanhou mais de 63 mil mulheres durante quatro anos, e concluiu que a alta ingestão de glúten na gravidez pode aumentar o risco de os filhos desenvolverem diabetes tipo 1.

Para mais informações sobre o projeto e como se inscrever, as candidatas podem entrar em contato pelo telefone: 988629800, ou pelo email: projeto1000diasestacio@gmail.com.

Read More...

Destaques, Natal

Mutirão de mamografias será realizado no Centro Administrativo do RN

Entre os dias 06 e 10 de maio de 2019, mulheres a partir de 40 anos poderão realizar a mamografia gratuitamente no Centro Administrativo do Estado, que fica ao lado da Arena das Dunas. Isso porque o consultório móvel equipado para a realização do exame do Grupo Reviver estará atendendo no estacionamento da Escola de Governo nesse período.

As interessadas precisam apresentar no dia do exame documento de identificação com foto, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Pacientes entre 40 e 49 anos devem apresentar também requisição médica emitida pela rede pública ou particular.

Serão realizados até 60 atendimentos por dia, das 8h às 17h. Os atendimentos poderão ser feitos mediante demanda espontânea, por ordem de chegada no dia do exame; ou agendamento prévio na recepção da Escola de Governo, respeitando o limite diário destinado aos atendimentos marcados. As mulheres que agendarem o exame terão prioridade no atendimento.

A iniciativa de trazer a unidade móvel do Reviver para o Centro Administrativo é da Comissão Estadual do Programa de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho do Rio Grande do Norte, a fim de facilitar o atendimento às servidoras públicas. “A realização da mamografia é de extrema importância para a prevenção do câncer de mama, por isso firmamos parceria com o Grupo para propiciar mais comodidade às servidoras estaduais, trazendo assim esse atendimento para mais perto do seu ambiente de trabalho”, pontua Ricardo Amaral, presidente da Comissão.

Contudo, vale ressaltar que qualquer mulher que queira realizar o procedimento poderá ser atendida, independentemente de ser servidora do Governo do Estado. O exame leva entre 10 e 15 minutos para ser concluído. Os resultados serão entregues na Escola de Governo cerca de 30 dias após sua realização.

Sobre o Reviver

O Grupo Reviver foi fundado em 2012 por mulheres natalenses que enfrentaram o câncer de mama ou ainda fazem tratamento, juntamente com amigas e apoiadoras da causa que vivenciaram e vivem essa situação em família. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que o Rio Grande do Norte terá 8.470 novos casos de cânceres no biênio 2018/2019. Isso representa um aumento de 13,38% em relação à projeção feita para o biênio anterior. Hoje o câncer de mama é o segundo que mais acomete as mulheres.

Read More...

Destaques, Natal

Hemonorte recebe doações de sangue no Partage Norte Shopping

Doar sangue é um ato de solidariedade que ajuda a salvar vidas. Nesta terça-feira (16), o Partage Norte Shopping receberá a unidade móvel do Hemonorte para coleta de doações, das 8h às 17h. O veículo ficará estacionado na entrada do empreendimento, na Avenida João Medeiros Filho.

Na hora de doar, é necessário passar por uma breve entrevista, que tem como objetivo dar mais segurança aos doadores e pacientes que receberão a doação. É importante a sinceridade nas respostas. Tudo que foi respondido será mantido em sigilo.

Requisitos para doar:

  • Sentir-se bem, com saúde;
  • Apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional
  • Pesar acima de 50 kg
  • Ter entre 16 e 67 anos;
  • Não estar em jejum
  • Ter dormido, no mínimo, 6 horas na noite anterior;
  • Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;
  • Evitar fumar por 2 dias
  • Evitar alimentos gordurosos.

Doação de Sangue

  • Data: 16 de abril de 2019
  • Local: Estacionamento do Partage Norte Shopping
  • Horário: 8h às 17
  • Endereço: Avenida Doutor João Medeiros Filho, 2395 – Potengi

Read More...

Destaques, Natal

Prefeitura repassa terreno para UFRN construir hospital da mulher na zona Norte

A zona norte de Natal ganhará em breve o Hospital da Mulher com capacidade para 200 leitos e que vai ofertar todos os serviços ligados a saúde feminina. A solenidade que oficializou o repasse do terreno do poder executivo municipal para Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aconteceu nesta sexta-feira (12), no salão nobre do Palácio Felipe Camarão. Na oportunidade, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, e a reitora da UFRN, Ângela Paiva, fizeram a assinatura do documento. O evento também contou com a presença do médico, professor e ex-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Kleber Morais.

O terreno que sediará a unidade fica localizado no bairro Potengi e possui 16.410m². O hospital terá uma importância fundamental na assistência médica e hospitalar das mulheres de Natal, região metropolitana e municípios circunvizinhos. O valor educacional do equipamento também é enorme, já que servirá para pesquisa, extensão e ensino servindo aos cursos da área de saúde da UFRN.

A Universidade Federal possui um orçamento inicial de R$ 10 milhões para iniciar as obras com os investimentos, podendo chegar até a R$ 120 milhões. A previsão é que a construção dure três anos.

“Serão criados mais de 1.200 empregos diretos, todos preenchidos via concurso público, numa estrutura maior que a Januário Cicco, única maternidade de alta complexidade de Natal, que inclusive será desafogada pelo novo hospital”, explicou Kleber Morais.

Para o prefeito Álvaro Dias, a cessão do terreno representou um momento significativo, já que como médico ele tem uma sensibilidade maior a causa da saúde e sabe da importância que o hospital terá para as mulheres: “Estou realizado como gestor e médico. Esse é um momento bastante significativo. O Hospital da Mulher chega para preencher uma lacuna na nossa zona norte e vai oferecer o melhor para suas pacientes quando tiver em pleno funcionamento. Estou muito feliz e quero destacar aqui o papel de todos os envolvidos nesse processo. A união da UFRN que apresentou o projeto com o poder executivo municipal que providenciou o terreno e com a Câmara Municipal que aprovou a doação foi salutar para a obtenção desse grande benefício para Natal”, destacou.

A reitora da UFRN, Ângela Paiva, agradeceu a sensibilidade do poder executivo municipal e garantiu que agora vai agilizar os processos para que as obras tenham início rapidamente: “A Prefeitura demonstrou o seu compromisso ao ceder o terreno e agora vamos correr contra o tempo para viabilizar as obras”.

Detalhes

O Hospital Universitário terá 200 leitos com atendimento a todas as patologias da saúde da mulher e infantil, além de ampliar a cobertura de atendimento em maternidade na zona Norte de Natal que já conta com a Maternidade Municipal Dr. Leide Morais.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 39 hospitais universitários federais, sendo 03 no Rio Grande do Norte: Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), ambos em Natal e o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB) em Santa Cruz.

O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Read More...

Destaques, Natal

CBTU e CODERN planejam implantação do Retroporto Natal

O Superintendente de Trens Urbanos da CBTU Natal, Leonardo Diniz, se reuniu com o Diretor-Presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN), Almirante Elis Treidler Öberg, para tratar de parceria entre os órgãos, visando viabilizar o projeto do Retroporto Natal.

O projeto consiste na estruturação do porto e seu entorno para facilitar o fluxo de passageiros e escoamento de cargas. A iniciativa conta com o suporte direto dos deputados federais Fábio Faria e General Girão, que buscam apoio junto ao Governo Federal para a concretização do Retroporto Natal.

Durante a reunião, o Superintendente da CBTU e sua equipe técnica apresentaram a estrutura do sistema de trens e as potencialidades dos ramais ferroviários de passageiros operados pela Companhia.

Na ocasião, o Diretor-Presidente da CODERN destacou que a criação do Retroporto, além de aquecer a economia, irá contribuir bastante na melhoria da mobilidade urbana da cidade.

Ao final do encontro, ficou definido que novas reuniões serão realizadas entre a CBTU e CODERN visando aprofundar a discussão para a viabilização do projeto.

Read More...