Destaques, Natal

Mutirão de mamografia será realizado na zona Oeste de Natal

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dará continuidade esta semana ao mutirão de mamografias gratuitas, dentro da programação do Outubro Rosa, mês de conscientização quanto a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta semana, a ação será realizada nos dias 18 e 19 na Unidade de Saúde de Nazaré, no Distrito Sanitário Oeste. Além disso, durante o mês, as unidades de saúde realizarão diversas atividades de promoção à saúde da mulher.

Na primeira semana da ação, foram realizadas mais de 300 mamografias. A Secretaria de Saúde e o Grupo reviver fecharam uma parceria para conscientizar as mulheres sobre o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer de mama.

Desde o dia 8 de outubro – seguindo até o dia 2 de novembro, a Unidade Móvel Savana Galvão, do Grupo Reviver, estará realizando mamografias gratuitas em Natal. A demanda é aberta para as mulheres entre 50 e 69 anos de idade. Ou seja, elas poderão fazer mamografias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sem a necessidade de pedido médico. Para as mulheres fora dessa faixa etária, é necessário requisição médica.

As ações acontecerão das 8h às 17h. Confira as datas e os locais:

18 e 19/10 – Unidade de Saúde de Nazaré – Rua Rubens Mariz, 744, Nazaré

22 a 26/10 – Unidade Rosângela Lima – Rua Santa Beatriz – Planalto

29/10 a 02/11 – Policlínica Zeca Passos – Praça Augusto Severo, 281- Ribeira

Programação do Outubro Rosa em Natal

Além disso, ao longo do mês, as unidades de saúde realizarão diversas ações de promoção à saúde da mulher, com o projeto Mulher 365 – O cuidar passa por todas as estações sendo realizado no dia 20 de outubro.

15/10 – Unidade de Saúde Planalto, Cidade Satélite, Nordelândia, Pajuçara

16/10 – Unidade de Saúde Planalto, Pajuçara

17/10 – Unidade de Saúde Planalto, SAMU Natal, Cidade Satélite, Pajuçara, São João, Mirassol

18/10 – Unidade de Saúde Planalto, Pajuçara, Brasília Teimosa, KM 06

19/10 – Unidade de Saúde Planalto, Vista Verde, Pajuçara, Aparecida, USF Quintas, Novo Horizonte, KM 06

20/10 – Mulher 365: Felipe Camarão III, Sâo João, Brasília Teimosa, Planalto, Pajuçara, UBS Quintas, Novo Horizonte

22/10 – Unidade de Saúde de Cidade Satélite

23/10 – Unidade de Saúde de Parque das Dunas

25/10 – Unidade de Saúde de Planície das Mangueiras, Cidade Satélite

26/10 – Unidade de Saúde das Rocas

27/10 – Unidade de Saúde de Vale Dourado, Unidade Mista de Mãe Luiza, Cidade da Esperança

29/10 – Unidade de Saúde de Cidade Satélite, São João, Guarapes

30/10 – Unidade de Saúde de Mirassol, Guarapes

Read More...

Destaques, Natal

Prefeitura oferece castração gratuita de gatos em Natal

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), encerra nesta quinta-feira (11) o período de cadastro online de aninais para esterilização gratuita. A primeira ação de castração animal acontecerá no dia 21 de outubro, no CCZ zona Norte.

“A castração é a maneira mais eficaz de combater a superpopulação de bichos, o que consequentemente ajuda a diminuir a quantidade de animais que podem transmitir doenças, até mesmo para o ser humano”, relembra Úrsula Torres, gerente técnica do CCZ. A esterilização – que acontecerá no Centro de Controle de Zoonoses, vai ser inicialmente realizada apenas em gatos machos.

Para poder participar da ação, é necessário criar cinco animais (podendo estes serem cães e gatos) mas apenas dois deles serão inicialmente castrados, contanto que sejam felinos e machos. Os animais com prioridade serão aqueles que pertencem a pessoas de baixa renda, organizações não-governamentais e beneficiários do programa Bolsa Família.

Para fazer o cadastramento é preciso apenas preencher o formulário disponível neste link: clique aqui.

Read More...

Destaques, Natal

Aeroporto de Natal espera 29 mil passageiros durante o feriado

Entre esta quinta (11) e a próxima segunda-feira (15), durante o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, a movimentação no Aeroporto de Natal deverá ser de 29.475 passageiros, entre embarques, desembarque e conexões. A Inframerica, administradora do Terminal aéreo, espera para o período 212 pousos e decolagens, incluindo 14 voos extras.

A estimativa para esta quinta-feira (11) é de 6.258 mil passageiros e 45 pousos e decolagens, com fluxo mais intenso a partir das 13 h. Na segunda-feira, no retorno do feriado, a previsão é de 5.883 mil usuários e 42 movimentos aéreos. A grande procura é para as regiões Sudeste (Rio de Janeiro e São Paulo) e Nordeste (Salvador e Fortaleza) do país.

A Inframerica informa que todos os passageiros passarão por inspeção de raio-x ao embarcar, e que alguns poderão ser selecionados para revistas aleatórias conforme prevê a legislação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Por isso, é recomendado chegar com 1h30 de antecedência para voos domésticos e 2h30 para voos internacionais.

Read More...

Destaques, Natal

Comércio funciona em horário especial nesta sexta-feira (12), dia da “Padroeira do Brasil”

Na próxima sexta-feira, dia 12 de outubro, é comemorado o Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Por se tratar de feriado nacional, a data irá modificar o funcionamento de repartições públicas, instituições privadas e circulação de transporte público.

De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas da capital (CDL/Natal), as lojas do Alecrim, do centro da cidade e da zona Norte estarão fechadas. Em contrapartida, os supermercados estarão abrindo, só que das 7h às 21h; já os shoppings terão funcionamentos diferenciados.

No tocante ao sistema de transporte público de Natal, teremos um funcionamento especial em virtude da data comemorativa. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), o sistema irá operar com horários e efetivos referentes ao domingo.

tarifa dos trens VLT em natal CBTU

Ainda no campo do transporte público, a  Confederação Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que não haverá circulação de trens durante o feriado, que também se comemora o Dia das Crianças. O sistema estará disponível novamente no sábado (13), às 5h20, na Linha Norte – no percurso Ceará-Mirim/Natal – e às 5h40, na Linha Sul – entre Parnamirim e Natal.

Bancos

As agências que funcionam dentro do Estado também estarão fechadas nesta sexta-feira. De acordo com o Sindicato dos Bancários do RN, boletos com vencimento marcado para a data do feriado podem ser quitados sem juros no sábado (13).

Funcionamento do comércio durante feriado de 12 de outubro

Comércio de Rua

Alecrim: Fechado
Centro da Cidade: Fechado
Zona Norte: Fechado

Shoppings

Midway Mall

Alimentação e Lazer: 11hs às 22hs
Lojas de Departamento: de 13h às 21hs
Demais lojas: de 15h às 21hs
Hipermercado EXTRA: de 7h às 22h
Academia Smart Fit: De 9h às 15h

Natal Shopping

Alimentação e lazer: 11h às 22h
Quiosques de alimentação: 13h às 22h
Âncoras e megalojas: 13h às 21h
Fórmula Academia: 9h às 15h
Cinépolis: confirme programação
Demais lojas e quiosques: 15h às 21h

Praia Shopping

Praça de Alimentação e Lazer: A partir das 11h.
Lojas e Quiosques: 15 às 21h
Moviecom: confirme programação

Shopping Cidade Jardim

Praça de Alimentação: A partir das 11h
Lojas e Quiosques: 15 às 21hs

Shopping Via Direta

Praça de Alimentação e Lazer: 12h às 22h.
Lojas e Quiosques: Abertura facultativa das 14h às 20h

Partage Norte Shopping Natal

Lojas e quiosques: 15h às 21h
Praça de Alimentação/Lazer: 11h às 22h

Cinema conforme programação

Shopping 10

Fechado

Supermercados

Funcionamento das 07 às 21hs

Read More...

Destaques, Natal

Navio da Marinha abre para visitação em Natal

Atracou na manhã desta terça-feira (9), no Porto de Natal, o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira“, que pertence a Marinha do Brasil. A embarcação estará aberta à visitação no próximo final de semana – sábado (13) e domingo (14), para todo o público e a entrada é gratuita. O objetivo do navio é estudar e monitorar áreas oceânicas do litoral brasileiro

Segundo o Capitão de Corveta, Douglas Luiz, o estudo em destaque é pioneiro no país. “A principal pesquisa desenvolvida aqui é voltada para coleta de microplásticos na superfície do oceano. O navio possui uma rede que é lançada da popa, e esse equipamento faz uma espécie de arrasto que retira resíduos plásticos do mar através de um processo de filtragem. Uma das ideias, além de quantificar a poluição, é eliminar esses pequenos materiais que afeta a cadeia alimentar aquática e consequentemente o homem”.

De acordo com o capitão, o navio é novo e foi construído há três anos, tem 78 metros de comprimento e pesa em torno de 4,2 toneladas. A tripulação conta com 90 militares e mais 26 pessoas, entre cientistas e equipes de apoio. Além da principal linha de pesquisa que é realizada por pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o navio tem a capacidade de coletar dados da atmosfera, oceano, solo e subsolo marinho.

O navio conta com três laboratórios de pesquisa e monitoramento, convés de voo onde fica o heliporto, sala de máquinas, estação de rádio, cabine de comando, dormitórios e refeitórios para a tripulação, pequenas embarcações que podem ser lançadas ao mar e guindastes. A tripulação saiu do Rio de Janeiro em setembro e a última parada foi em Maceió, capital de Alagoas. A próxima escala, depois de Natal, será em  Fortaleza, em seguida retorna à capital carioca.

A duração da pesquisa é de três meses, já que o “Vital de Oliveira” saiu dia de 3 setembro e tem previsão de chegada ao Rio no dia 5 de dezembro.

Navio da Marinha em Natal

Visitação: sábado (13) e domingo (14) das 14h às 17h;

Entrada: Gratuita

Local: Terminal Marítimo do Porto de Natal, na Rua Chile, Ribeira.

Read More...