Destaques, Natal

Maternidade Leide Morais passa a conceder Certidão de Nascimento para bebês nascidos no local

A Maternidade Leide Morais, na zona Norte de Natal, passa a contar com mais uma novidade para facilitar a vida da população. A unidade retornou com o Nascer Cidadão e passa a fazer a Certidão de Nascimento.

A iniciativa, feita em parceria com o Cartório de Igapó, tem como principal objetivo reduzir o número de crianças que crescem sem a cidadania garantida.

De acordo com administradora da Maternidade, Débora Oliveira, a partir de agora toda criança que nascer na Maternidade Leide Morais sai com o seu Registro de Nascimento. “Com essa iniciativa, pretendemos realizar mais de 200 registros mensalmente. Até agora registramos quatro bebês”.

Após o primeiro banho do bebê, preenche-se a Declaração de Nascido Vivo. Os pais são orientados a procurar a sala de registro da Maternidade munidos dos documentos pessoais – RG, CPF e comprovante de residência. Na sala, é preenchida a requisição que é enviada para o cartório por e-mail. Antes da alta hospitalar a família já recebe a Certidão.

Read More...

Destaques, Natal

Hotel Parque da Costeira será leiloado para pagar dívidas trabalhistas

Quatro oficiais de Justiça – dois do TRT-RN e dois da Justiça Federal – iniciaram o cadastramento dos bens do Hotel Parque da Costeira, que fica em Natal, com objetivo de penhorá-los e leiloá-los para pagamento de dívidas trabalhistas e tributárias.

Além do imóvel, que fica na beira mar da via Costeira, a justiça deve penhorar todos os bens móveis da empresa para uma venda conjunta.

O Parque da Costeira possui 330 apartamentos, oito piscinas, salões de jogos e de eventos e uma completa infraestrutura.

A dívida total do Parque da Costeira com a Justiça do Trabalho e a Justiça Federal supera os R$ 70 milhões. Só de processos trabalhistas, a empresa soma 230 ações de trabalhadores que foram demitidos e não receberam seus direitos.

Em abril deste ano, o TRT-RN leiloou uma fazenda de 120 hectares no distrito de Sibaúma, no litoral sul do estado, para quitar as dívidas do Parque da Costeira, mas não houve interessados.

Read More...

Destaques, Natal

Sesc inicia agendamento para exames preventivos gratuitos em Natal

O Serviço Social do Comércio no Rio Grande do Norte (Sesc), instituição do Sistema Fecomércio, informa que a unidade móvel Sesc Saúde Mulher, está estacionada até 5 de novembro, na rua Presidente Bandeira, entre a Marechal de Assis e a Amaro Barreto, para a realização de exames preventivos gratuitos.

Os agendamentos são feitos na própria unidade móvel e podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h, para mulheres de 25 a 64 anos. As interessadas devem levar cópias do RG, CPF e cartão SUS e comprovante de residência.

Os atendimentos são limitados e contemplam a programação do projeto Sistema em Movimento, uma ação da Fecomércio, Sesc e Senac, que após passar por Cidade Alta, chega ao centenário bairro do Alecrim, tradicional polo do comércio popular do RN.

Read More...

Destaques, Natal

UnP oferece curso gratuito de informática a pessoas com deficiência

Pessoas com deficiência interessadas em se capacitar para o mercado de trabalho podem se inscrever gratuitamente, até a sexta-feira (23/08), no Projeto Informática Cidadã. A iniciativa tem como principal objetivo promover a capacitação em informática básica para esse grupo da população, contribuindo com a inclusão digital de jovens e adultos, facilitando o seu acesso ao mercado de trabalho.

Desenvolvido desde 2006 pela UnP, integrante da rede Laureate, o Informática Cidadã passou a atender Pessoas Com Deficiência (PCDs) em 2017 já formando mais de 200 alunos deste segmento. No novo formato, o projeto é realizado em parceria com o Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) e a Coordenadoria de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COPCD) ligados, respectivamente, à Prefeitura do Natal e o Governo do Estado.

Além dos conhecimentos técnicos em informática, como pacote Office, os alunos também são capacitados em aspectos comportamentais como ética, postura de mercado de trabalho e etiqueta digital. São 14 semanas de curso e, ao final, as turmas recebem certificação em uma cerimônia com a presença de familiares.

As aulas são realizadas sempre aos sábados das 13h às 17h, na Unidade Roberto Freire da UnP, e são ministradas por professores e alunos voluntários dos Cursos de Tecnologia da Informação. O Informática Cidadã é um projeto de extensão ligado ao Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada da UnP (e-Labora).

Para se inscrever, as pessoas com surdez devem procurar a sede do CAS e, com outras deficiências, a COPCD portando documentos como RG, CPF, Carteira de Trabalho (se tiver), Título de Eleitor e Certificado de Dispensa do Serviço Militar (para os homens maiores de 18 anos) nos endereços e horários abaixo:

  • CAS – Rua Bela Colina, 96, Quintas. Tel: 3232-2827 (Horário de atendimento: das 8h às 17h)
  • COPCD – Avenida Deodoro da Fonseca, 249, Petrópolis. Tel: 99660-8321 (Horário de atendimento: das 8h às 17h).

Read More...

Destaques, Natal

SMS lança aplicativo contra a dengue em Natal

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), durante a Campus Party que aconteceu de 16 a 18 de agosto em Natal, o aplicativo “Dengue Não”, que tem como intuito reforçar o combate ao mosquito transmissor da doença de forma interativa e colaborativa com a população.

Na ferramenta, é possível ter recomendações sobre os mitos e verdades da enfermidade e checar recomendações de boas práticas para não facilitar a reprodução do Aedes aegypti. Além disso, o aplicativo conta com espaço para notificações de casos de dengue (com mapa interativo, espaço para denúncia e Ranking Dengue Não) e com Boletim Entomoepidemiológico das Arboviroses. Outras funções do aplicativo são os jogos educativos para diversas faixas etárias e espaço para conhecer e registrar seus sintomas.

Dentro do app existe um ranking com pontuação e premiação para os usuários que usam a ferramenta. Para a criação do programa, a Secretaria Municipal de Saúde envolveu setores com representantes das pastas de Promoção à Saúde, Saúde Bucal, Saúde da Criança, Saúde da Família, Departamento Vigilância em Saúde, o Centro de Controle de Zoonose, Assessoria de Planejamento, secretários adjuntos e o próprio secretário municipal de Saúde, George Antunes.

Para o coordenador de saúde bucal e do programa Saúde na Escola, Rodolfo Lira, o “Dengue Não” é uma estratégia de interação ágil, acessível e com potencial de capilaridade. Rodolfo afirma que “o aplicativo é bem recente e continuará sendo aperfeiçoado e a inovação que essa ferramenta trás pode ser trabalhada de muitas formas pela saúde. Acho muito relevante a criação dessa ponte de interação e colaboração ágil e acessível da população com a gestão. Agora nós partiremos para trabalhar esse app com a população, usando nas escolas e em ações da Prefeitura como o Participa Natal. Estamos montando um planejamento para premiar os cidadãos destaques com honra ao mérito no combate do Aedes. Esses dados de sintomas irão nos ajudar a predizer surtos e agilizar o atendimento dos usuários”.

COMO USAR

Depois de um cadastro inicial, se o usuário identificar focos de dengues em terrenos baldios ou em sua caixa d’água, por exemplo, ele deve ir no espaço “notifique” e inserir o endereço do local atingido enviando uma fotografia juntamente com os dados. Estas informações vão para um mapa interativo dentro do aplicativo. Dentre 7 a 15 dias o problema será apurado e resolvido. Também há a possibilidade de informar sintomas suspeitos de dengue e receber orientação quanto à procura de uma unidade de saúde.

O aplicativo “Dengue Não” já está disponível para aparelhos móveis com sistema operacional Android e futuramente também estará disponível para iOS. Existe também a possibilidade de acessar o aplicativo por computadores em sua versão Web, mas sem a opção de jogos.

Para baixar o aplicativo basta acessar o link Applink.com.br/colabore_natal.

Read More...