Destaques, Mossoró

Emparn leva conhecimento e animais para 21ª Festa do Bode

De 15 a 18 de agosto, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte estará na 21ª Festa do Bode, que acontece no Parque de Exposições Armando Buá, em Mossoró.

No espaço montado dentro do estande institucional da Secretaria e Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), além dos folders e das cartilhas referentes as pesquisas voltadas para o setor da agropecuária, os visitantes poderão adquirir mudas de coqueiro anão, mudas de banana leite e pintos da Raça Sasso Pescoço Pelado, todos vacinados e com dupla aptidão- produção de ovos e carne.

Para distribuição, os produtores vão poder contar com pequenas amostras de sementes- milho, sorgo e feijão, raquetes-sementes de palma forrageira tolerantes à cochonilha de carmim e feixes de capim, da variedade Capiaçú BRS.

Leilão

Para o Leilão Terra da Liberdade, a EMPARN vai oferecer sete (07) animais do seu plantel, todos puros de origem, com a qualidade e a genética comprovadas. Uma vaca e duas novilhas da raça Gir, uma novilha e um tourinho Guzerá e uma bezerra Pardo Suiça e um bezerro Sindi. O pagamento deverá ser o mesmo de outras exposições, em 24 parcelas.

O leilão vai acontecer às 19 horas do sábado (17), no próprio Parque de Exposições Armando Buá. O edital e quaisquer outras informações serão fornecidas na sede da EMPARN, em Parnamirim, ou pelos telefones (84) 3232-5864, ramal 234, no horário das 8 às 13 horas. No dia do leilão estará presente uma unidade do instituto de fiscalização, o IDIARN, para emissão das respectivas Guias de Trânsito Animal (GTA). Os animais estarão disponibilizados para remoção no dia 18 de agosto (domingo).

Para o julgamento, na pista da raça Sindi, a EMPARN preparou dois animais para a disputa.

Read More...

Destaques, Mossoró

Aeroporto de Mossoró vai operar em horário noturno

Atendendo a um pedido do Governo do Estado, a Infraero autorizou a alteração de funcionamento do Aeroporto Dix-Huit Rosado, em Mossoró, que passará a operar até as 21h45.

A ampliação é uma reivindicação dos usuários do terminal aeroportuário, que há tempos solicitavam essa mudança, que foi solicitada por meio de ofício.

“Esse novo horário é mais uma conquista do governo para melhor atender a população que utiliza o aeroporto de Mossoró. Também será importante para impulsionar a economia da região, uma vez que flexibiliza a possibilidade de embarques tanto durante o dia, quanto à noite”, destacou a governadora Fátima Bezerra..

O horário de funcionamento do aeroporto de Mossoró será, a partir desta quinta-feira (1º), das 12h15 às 21h45.

Read More...

Mossoró

PM’s atendem pedido inusitado de crianças em Mossoró

Nesta quarta-feira, dia 17 de julho, policiais militares das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicleta (ROCAM) receberam um convite inusitado de dois irmãos, Nicolas e Vinícius, que estavam fazendo aniversário. As crianças queriam de presente a presença da PM em sua comemoração, pois ambas têm sonho de ser policial militar.

Os policiais de pronto aceitaram o convite e abrilhantaram a festa dos pequenos na cidade de Mossoró, no Oeste Potiguar.

“Atitudes como está enobrecem cada vez mais a atividade policial militar. Parabéns ao nobres combatentes pela atitude e prestatividade”, disse o comandante da ROCAM.

Read More...

Destaques, Mossoró

Estado e município de Mossoró devem indenizar pais por omissão que levou criança a óbito

O juiz Pedro Cordeiro Júnior, da 1ª Vara da Fazenda Pública, condenou o Estado do Rio Grande do Norte e o município de Mossoró a pagarem, solidariamente, a um casal o valor de R$ 50 mil, a título de danos morais, mais correção monetária e juros, em virtude da filha ter ido a óbito em decorrência da omissão dos entes públicos na prestação dos serviços de saúde em meados de 2013.

O falecimento ocorreu tendo em vista a ineficiência de atendimento e demora no fornecimento do leito de UTI para a criança, que na época tinha quatro anos de idade, de modo que prejudicou e intensificou a enfermidade da vítima. Este foi o motivo pelo qual os seus pais entendem ser cabível indenização por danos morais.

Por isso, o casal promoveu Ação Indenizatória por Danos Morais em razão de omissão dos entes públicos na prestação do serviço de saúde, ante a ausência de leitos de UTI, o que causou a morte da filha deles.

Decisão

O magistrado verificou a ineficiência na prestação do serviço de saúde, principalmente quanto ao atendimento e disponibilização dos leitos de UTI, tendo em vista a demora na internação da vítima, que somente veio a ocorrer no dia posterior a solicitação.

E considerou o depoimento de um médico ouvido nos autos, que afirmou que, caso a internação na Unidade de Terapia Intensiva tivesse ocorrido de forma mais célere, a vítima possuiria mais chances de sobreviver.

Segundo o juiz Pedro Cordeiro Júnior, apesar das alegações dos réus quanto ao estado gravíssimo de criança, é incabível que os entes públicos não tenham disponíveis leitos de UTI que atendam a todas as situações existentes, bem como que os servidores se neguem na prestação do serviço por ausência de médico com especialidade no caso.

“Por mais que o estado da vítima fosse gravíssimo, a mesma ainda estava viva e com possibilidade de tratamento, tanto que o médico indicou a transferência para a unidade de terapia intensiva, presumindo-se que o quadro poderia ser revertido em caso de atendimento adequado”, comentou.

Concluiu afirmando que, estando comprovada que a falta do atendimento emergencial suprimiu a possibilidade de que, uma vez assistido adequadamente tivesse a chance de superar o problema de saúde e sobreviver, não há como ocultar a responsabilidade dos entes estatais responsáveis pela prestação do serviço público omitido.

Read More...

Destaques, Mossoró

PM embarca para evento que abre os festejos juninos em Mossoró

Na manhã deste sábado (08), se apresentaram no Quartel do Comando Geral (QCG), aproximadamente 150 policiais de serviço extraordinário, no intuito de garantir a segurança dos foliões do “Pingo da Mei Dia”, evento que abre a programação do Mossoró Cidade Junina. Esses militares se juntarão a outros 150 que totalizarão um efetivo de 300 policiais empregados nesse primeiro dia de festa na cidade.

O policiamento será reforçado no sentido de combater a ação de assaltantes, vândalos, pessoas conduzindo ilegalmente armas de fogo e armas brancas, condutores de veículos em estado de embriaguez, pessoas embriagadas, traficantes e usuários de drogas e perturbadores da ordem pública em geral.

“A Polícia Militar realizará ações e operações, com a finalidade de preservar a ordem pública, garantir a segurança, o bem estar e a tranquilidade das pessoas, no local do evento, e em ruas e logradouros públicos adjacentes e bairros da cidade onde se realizarão os festejos juninos, procurando atuar em consonância com os órgãos federais, estaduais e municipais, dentro dos ditames da lei”.

O Subcomandante de Policiamento do Interior (CPI), Tenente Coronel PM Fernandes, participou da distribuição do efetivo acompanhado do Chefe de Operações do CPI, Tenente Coronel PM Lisboa. Já os coordenadores Major PM Sérgio, da 4ª Seção, e o Major PM Egídio, do 1º DPRE, embarcaram junto com a tropa.

Read More...