Notícias

Economista dá dicas de como ir às compras no supermercado em tempos de crise

Segundo pesquisa publicada ano passado pela Kantar Worldpanel, o brasileiro tem ido cada vez menos às compras, inclusive aos supermercados. De acordo com os dados, houve uma redução de até 3% no consumo de produtos como alimentos e bebidas. O economista Jorge de Medeiros, professor da Estácio Zona Norte e Romualdo, confirma que a atual situação econômica do país atinge diretamente o poder de compra e, diante dessa realidade, é interessante que o consumidor priorize o essencial e evite comprar de forma “dividida” – semanalmente ou quinzenalmente.

De acordo com o especialista, com a volta da inflação, o interessante é comprar o que for necessário assim que puder, por não ser possível prever se os preços continuarão no mesmo nível na semana seguinte ou na quinzena posterior. “A compra deve ser prioritariamente mensal e, no máximo, permitindo comprar semanalmente ou quinzenalmente aqueles itens perecíveis como frutas e verduras, os quais, se adquiridos em excesso e não consumidos no período, podem levar a perdas”. E, neste caso, a melhor alternativa são os itens de época, por estarem com melhor preço.

A pesquisa antecipada comparando preços, e não somente eles, mas também a qualidade dos produtos, serve de grande ajuda para garantir economia. De acordo com Jorge, o consumidor deve sair de casa já com uma lista do que realmente é necessário para o mês. “Essa é uma das formas mais eficazes de economia, já que reduz o risco de desviar o foco para produtos que muitas vezes consideramos supérfluos. Outra sugestão é nunca ir ao supermercado com fome, segundo pesquisas, isso pode influenciar para compras desnecessárias”.

Relacionar o custo benefício dos bens de consumo e tentar evitar o cartão de crédito para esse tipo de compra, são outras soluções sugeridas pelo economista. Os hábitos dos consumidores precisam ser adaptados de acordo com a necessidade de planejar os gastos e, especialmente, diante da realidade econômica que o país enfrenta, recomenda o professor Jorge de Medeiros.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.