Economia

Taxa de desemprego aumenta em relação ao ano passado

Um dos fatores que levaram isto a acontecer é a baixa quantidade de pessoas procurando por emprego

De acordo com o site O Globo, nesta sexta- feira (28), o IBGE constatou um aumento de 8,8% da taxa de desemprego nos 3 últimos meses.

No entanto, ainda assim consegue ser menor do que a desocupação que ocorreu no primeiro trimestre de 2022.

Um dos fatores que levaram isto a acontecer é a baixa quantidade de pessoas procurando por emprego. Além disso, também deve ser levado em conta as que foram despedidas após terem ocupado cargos temporários no final do ano passado.

Segundo um economista do Santander, os resultados apresentados no mês de março mostraram um mercado aquecido e estável.

Profissionais temem perder emprego para a inteligência artificial

Com o mais novo assunto do momento, o Chat GPT, a inteligência artificial que cria os mais variados tipos de textos, os trabalhadores convivem com o medo de acabarem desempregados.

Isto porque, a função que seria realizada por uma pessoa e levaria horas, agora a partir do momento que ”pedimos” para um robô, estará pronta em apenas alguns segundos.

Lançado em 30 novembro de 2022, o tal chat se tornou o assunto do momento em muitos veículos de comunicação.

+ Inteligência Artificial pode afetar mais de 300 milhões de empregos no mundo

No entanto, segundo o site Época Negócios, os especialistas e profissionais em RH entendem a angústia e ansiedade dos profissionais, porém, sugerem que o recurso seja aproveitado. Ademais, eles acreditam que deste modo há como evitar o desespero da população.

Aprendizado e treinamento são fundamentais para que os profissionais aprendam sobre a IA e o que ela pode fazer para a sua função específica, além de ajudá-los a desenvolver novos conhecimentos.” , disse Scott Likens, profissional especializado em tecnologia.

Na área de engenharia de Software, por exemplo, o Chat GPT é capaz de fazer com que pelo menos 19% de empregos sejam perdidos nos EUA.

Confira abaixo como o Chat GPT pode interferir na taxa de desemprego

  • Redatores web e jornalistas: o Chat GPT oferece a criação instantânea de textos, partindo de simples perguntas pontuais.
  • Designer gráfico: Por meio da ferramenta DALL-E, criada pela OpenAI, imagens agora podem ser personalizadas com um comando do usuário. Sendo assim, os designers terão que vencer o combate contra os robôs.
  • Revisor de texto: com artifício de revisão dentro do Chat GPT, os revisores também perderão seu local no mercado. Isto porque, basta a pessoa jogar o seu texto que a plataforma fará a correção em segundos.
  •  Social Media Manager: o Chat GPT consegue desenvolver textos curtos e eficientes para redes sociais.
  •  Escritor criativo: o robô pode criar histórias infantis, romances e até mesmo de outros gêneros. 

Apesar de tudo, o aplicativo também tem registro de algumas falhas, não sendo 100% eficiente. Sendo assim, não há como descartar a possível presença de erros gramaticais, assim como de erros em cálculos matemáticos. 

Segundo o mesmo site, há falhas na edição de imagens, que por vezes podem aparecer com o fundo desfocado por exemplo ou ausência de simetria.

Com o avanço da tecnologia, que a cada vez mais vem surpreendendo, só cabe a nós nos adaptarmos a essa realidade.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Maria Stephany

Me chamo Maria Stephany, sou estudante de jornalismo e redatora tanto do Portal N10 como do Portal Lorena R7. Aqui estou nas editorias de Tecnologia, Brasil, Política e Economia. Já no Lorena R7, vocês podem me encontrar nas editorias de Celebridades, Moda, Beleza e Empreendedorismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.