Economia

Black Friday: Procon-SP registra aumento de reclamações de consumidores

O Procon-SP divulgou um balanço preocupante sobre as reclamações recebidas durante a Black Friday deste ano. Entre 30 de outubro e 29 de novembro, foram registradas 2.016 queixas de consumidores que aproveitaram as promoções.

O levantamento preliminar aponta que a principal causa das reclamações é o atraso na entrega de mercadorias, com 639 casos registrados. Em seguida, aparecem problemas com produtos ou serviços diferentes dos adquiridos (217), cancelamento de compras após a confirmação (195), maquiagem de descontos (183) e, finalmente, a indisponibilidade de itens promocionais anunciados (175).

Para o diretor-executivo do Procon-SP, Luiz Orsatti Filho, “Se bem utilizados, estes dados oferecem uma oportunidade de mudança estratégica para a melhoria de todo o negócio”. Ele destaca que as informações detalhadas disponíveis no relatório completo do Procon-SP devem servir de alerta para os consumidores e como referência para as empresas melhorarem seus processos e o relacionamento com os clientes.

O Procon-SP disponibiliza em seu site um canal para registro de queixas e consulta de empresas reclamadas.

Recomendações da Senacon:

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) reforçou a necessidade de atenção para evitar golpes. A Senacon recomenda uma análise cuidadosa dos preços e a leitura atenta das políticas de devolução e garantia de cada estabelecimento antes de qualquer compra. Segundo a Senacon, o Código de Defesa do Consumidor exige que toda publicidade seja clara e precisa, fornecendo informações verdadeiras sobre produtos, preços, características e condições de pagamento. Práticas como o aumento prévio de preços para simular descontos maiores ou a enganosa ‘promoção do dobro da metade’ são ilegais.

Para compras online, a Senacon destaca o direito de arrependimento garantido pelo Código de Defesa do Consumidor: o consumidor pode desistir da compra em até sete dias, com direito à devolução integral do valor.

Em nota, o secretário Wadih Damous ressaltou: “A Black Friday é uma grande oportunidade para consumidores e empresas, mas é também um momento em que precisamos redobrar a atenção com práticas abusivas e ofertas enganosas. A Senacon está monitorando o mercado para coibir essas ações e garantir que o consumidor brasileiro tenha um consumo seguro e vantajoso. Recomendamos que todos se informem e exijam seus direitos para fazer uma Black Friday realmente consciente.”

Categorias de Reclamações:

  • Atrasos nas entregas: 639 reclamações
  • Produtos/serviços diferentes do adquirido: 217 reclamações
  • Cancelamento de compras: 195 reclamações
  • Maquiagem de desconto: 183 reclamações
  • Indisponibilidade do item promocional: 175 reclamações

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Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

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