O Procon-SP divulgou um balanço preocupante sobre as reclamações recebidas durante a Black Friday deste ano. Entre 30 de outubro e 29 de novembro, foram registradas 2.016 queixas de consumidores que aproveitaram as promoções.
O levantamento preliminar aponta que a principal causa das reclamações é o atraso na entrega de mercadorias, com 639 casos registrados. Em seguida, aparecem problemas com produtos ou serviços diferentes dos adquiridos (217), cancelamento de compras após a confirmação (195), maquiagem de descontos (183) e, finalmente, a indisponibilidade de itens promocionais anunciados (175).
Para o diretor-executivo do Procon-SP, Luiz Orsatti Filho, “Se bem utilizados, estes dados oferecem uma oportunidade de mudança estratégica para a melhoria de todo o negócio”. Ele destaca que as informações detalhadas disponíveis no relatório completo do Procon-SP devem servir de alerta para os consumidores e como referência para as empresas melhorarem seus processos e o relacionamento com os clientes.
O Procon-SP disponibiliza em seu site um canal para registro de queixas e consulta de empresas reclamadas.
Recomendações da Senacon:
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) reforçou a necessidade de atenção para evitar golpes. A Senacon recomenda uma análise cuidadosa dos preços e a leitura atenta das políticas de devolução e garantia de cada estabelecimento antes de qualquer compra. Segundo a Senacon, o Código de Defesa do Consumidor exige que toda publicidade seja clara e precisa, fornecendo informações verdadeiras sobre produtos, preços, características e condições de pagamento. Práticas como o aumento prévio de preços para simular descontos maiores ou a enganosa ‘promoção do dobro da metade’ são ilegais.
Para compras online, a Senacon destaca o direito de arrependimento garantido pelo Código de Defesa do Consumidor: o consumidor pode desistir da compra em até sete dias, com direito à devolução integral do valor.
Em nota, o secretário Wadih Damous ressaltou: “A Black Friday é uma grande oportunidade para consumidores e empresas, mas é também um momento em que precisamos redobrar a atenção com práticas abusivas e ofertas enganosas. A Senacon está monitorando o mercado para coibir essas ações e garantir que o consumidor brasileiro tenha um consumo seguro e vantajoso. Recomendamos que todos se informem e exijam seus direitos para fazer uma Black Friday realmente consciente.”
Categorias de Reclamações:
- Atrasos nas entregas: 639 reclamações
- Produtos/serviços diferentes do adquirido: 217 reclamações
- Cancelamento de compras: 195 reclamações
- Maquiagem de desconto: 183 reclamações
- Indisponibilidade do item promocional: 175 reclamações
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