As criptomoedas ocupam cada vez mais espaços. Ambientes como sites de compras e até mesmo de apostas, como o bet 777, já passaram a fazer uso desse dinheiro virtual para realizar pagamentos e transações. Criptomoedas são versáteis, se adaptando muito bem a situações diversas, o que as torna muito visadas no mercado.
As criptomoedas funcionam de forma similar ao dinheiro físico, desse modo, também enfrentam juros, taxas e cobranças. Entender os juros aplicados sobre as criptomoedas é fundamental para que você consiga fazer investimentos inteligentes e sem dificuldades. A fim de te ajudar, hoje falaremos sobre o APR e como ele vai afetar seu investimento em cripto,
O que é APR em cripto
O APR é a taxa percentual anual e representa o quanto um investidor pode lucrar ao deixar as suas criptomoedas disponíveis para empréstimos em alguma carteira. Essa taxa serve como incentivo para que os usuários queiram depositar seu dinheiro em carteiras digitais. Assim, há uma clara concorrência para descobrir qual consegue oferecer um valor de APR maior. De forma geral, o APR trata-se dos juros simples, ela é fixa e não inclui nenhuma flutuação. Além disso, exige que você deixe seu dinheiro parado por algum tempo, que pode variar de 7 a 90 dias, geralmente.
Hoje, cada vez mais pessoas se interessam por criptoativos. Assim, o APR se torna de interesse popular também. Homens e mulheres que gostam de praticar atividades que envolvem criptomoedas, como e-sports, compras virtuais ou transferências, se familiarizam muito rápido com essa nova ideia de pagamento.
Tudo que você precisa saber sobre APR antes de investir
Compreender o funcionamento do APR é fundamental se você está pensando em investir em criptomoedas. A falta de entendimento sobre esse conceito e taxa pode gerar alguns prejuízos e fazer com que você não aproveite ao máximo os possíveis ganhos. Por esse motivo, abaixo listamos as 5 coisas que você precisa saber sobre APR antes de começar a investir em criptomoedas.
1. Qual a diferença entre APY E APR
Para quem já é familiarizado com investimentos de forma geral, é muito mais simples de compreender esses dois conceitos. Em resumo, um deles representa o juros simples (APR) e o outro o juros composto (APY).
O APR representa uma taxa fixa anual, sem flutuações. Assim, a conta fica mais simples e você também consegue grandes lucros garantindo um ganho estável. Por sua vez, o ganho com o APY sofre algumas flutuações, com base em juros compostos. Calcular APY é um pouco mais complexo, sendo necessário usar a fórmula APY = (1 + r / n) ^ n – 1, onde r é o APR anual e n é o número de períodos capitalizados, que podem ser dias, meses ou anos.
2. Como resgatar o APR
Antes de mais nada é preciso que você escolha um ambiente seguro e rentável para investir o seu dinheiro e deixá-lo aplicado. Basicamente deve definir um período para deixar seu dinheiro parado, assim, após decidir a duração desse intervalo, poderá verificar os percentuais de retorno disponíveis.
É preciso que o seu dinheiro cripto fique depositado e inativo pelo tempo definido e você não poderá utilizar esses fundos para nada. Desse modo, após o tempo negociado, no final, o seu valor terá rendido o APR, que é acrescido automaticamente ao valor final. Assim, quando você resgatar seus fundos, já poderá aproveitar seus lucros.
3. Como calcular o APR
O APR, diferente do APY não exige nenhuma fórmula elaborada para ser calculado. Na verdade, funciona literalmente como um juros simples e seu cálculo acontece da mesma forma. De maneira geral, basta somar o valor que você vai investir ao percentual definido para o APR. Assim, o resultado será o valor que você vai obter se investir seu dinheiro com aquele percentual de juros.
Calcular esse valor é fundamental para ter ciência dos resultados finais após o investimento. Assim, você consegue se preparar e aproveitar ao máximo quaisquer lucros. Calcular também é uma boa opção para ter ideia de qual a melhor carteira para confiar o seu dinheiro.
4. Como o APR afeta o mercado cripto
O APR é o que representa os lucros que você pode ter investindo em criptomoedas. Assim, tem um impacto real e muito sólido sobre esse mercado. Basicamente, qualquer valor que você deixe investido irá render um APR ou APY. Por isso, é fundamental conhecer ambos conceitos e se familiarizar com eles a fim de evitar confusões.
Hoje, o APR atua de forma muito sólida no mercado cripto. Inclusive, surgiu primeiro do que o APY e dominou o território. Após algum tempo, o APY ganhou visibilidade, mas ainda assim, em segundo plano. Muitos questionam qual é mais vantajoso ou qual é mais moderno. Fato é que tudo dependerá do tipo de investimento que você quer fazer.
5. Como escolher o melhor APR
O APR é representado quase sempre como um valor percentual. Isso significa que você deve considerar que esse percentual anual será aplicado ao seu dinheiro. Existem diversas opções de APR, que variam a depender da plataforma cripto que você tenha escolhido.
Antes de decidir onde você vai deixar o seu dinheiro, sempre faça uma ampla pesquisa a respeito das principais carteiras, suas características, tempo que deve deixar o valor investido e valores de APR. Considerando tudo isso você poderá fazer uma análise mais completa do que deseja e se aquela carteira é, de fato, uma boa alternativa para você no momento.