Ebola já matou mais de 10 mil pessoas na África Ocidental, diz OMS

Ebola já matou mais de 10 mil pessoas na África Ocidental, diz OMS

Ebola já matou mais de 10 mil pessoas na África Ocidental, diz OMS

Romário Nicácio março 12, 2015 Mundo

A epidemia de Ebola ultrapassou a marca de 10 mil mortos na África Ocidental. Os dados, atualizados na última terça-feira (10), foram divulgados nesta quinta-feira (12) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os três países mais afetados pelo vírus do foram Serra Leoa, Guiné-Conacri e Libéria. Eles contabilizaram 10.004 mortes entre os 24.350 casos registados desde que a epidemia surgiu na África Ocidental, segundo a entidade.

Já um estudo publicado na revista especializada norte-americana Science alertou que a epidemia do Ebola poderá potencializar os casos de sarampo e de mortalidade infantil na África Ocidental. Segundo peritos, os hospitais da região foram sobrecarregados com o combate ao Ebola e não conseguiram cumprir calendários e procedimentos de vacinação.

O trabalho alertou para a possibilidade da ocorrência de mais 100 mil casos de sarampo, além dos 127 mil já previstos, entre crianças que não foram vacinadas na Guiné-Conacri, Serra Leoa e na Libéria.

“Os efeitos secundários do Ebola nas taxas de infeção de sarampo e de outras doenças infantis podem também ser devastadores com relação a perdas de vidas humanas”, disse Justin Lessler, professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins e principal autor do estudo.

Agência Lusa*

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial.

Outros artigos