Ciência

É possível transformar plástico em comida? Sim, já é possível, confira

Fungi-Mutarium-Livin-Studio
máquina que transforma plástico em uma biomassa nutricional que pode ser consumida e ingerida. Foto: divulgação/ Livin Studio

Uma das maiores e mais assustadoras preocupações dos habitantes da Terra é a possível escassez total de comida, que já é sentida ocasionalmente por causa das mudanças climáticas. Sabendo disso, a equipe de design austríaco Livin Studio fabricou uma máquina que transforma plástico em uma biomassa nutricional que pode ser consumida e ingerida (a.k.a. comida).

Com o nome de Fungi Mutarium, a máquina funciona assim: restos de plástico esterilizados são colocados em pequenos recipientes de Agar, um tipo de alga que atua como uma base de nutrientes para fungos com a ajuda de açúcar e amido. Depois, o tipo de fungo escolhido é colocado nos recipientes para começar a digestão do plástico, ultrapassando a quantidade de substrato e criando a biomassa comestível.

Até o momento, o processo de digestão do plástico pelo fungo ainda é demorado e leva alguns meses até a biomassa ficar pronta. Ainda com isso, a criação já é incrível, e só tende a melhorar, o que nos dá mais esperança.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.