Notícias

Duas pessoas morrem vítimas de dengue este ano no MS

A secretária de Estado de Saúde (SES) ratificou nesta última semana a segunda morte por dengue no Mato Grosso do Sul, o jovem era de Camapuã.

Segundo outro boletim do SES no ano de 2017 o estado também registrou casos de morte por leishmaniose, no Campo Grande e em Corumbá.

Até o momento foram registrados 2.469 casos, em média 22 por dia. No Mato Grosso do Sul foram registrados 29 casos de leishmaniose.

Durante o ano passado ocorreram 59.874 casos no estado, quase 534 novos diagnósticos. 19 pessoas faleceram.

Ambas as doenças são transmitidas por mosquitos, a dengue pelo Aedes aegypti e a leishmaniose pelo flebótomo.

Prevenção

A dengue causa febre alta, dor ocular, vermelhidão, coceira, entre outros sintomas, já a Leoshmaniose pode ser visceral ou cutânea. Cutânea como o próprio nome diz, se refere a feridas na pele e ao progredir a  doença  pode ir para as mucosas, como o nariz e a boca. A visceral agride inúmeros órgãos internos e normalmente afeta crianças.

A visceral causa febre, anemia,  indisposição, perda da coloração facial, perda de peso e inchaço, enquanto a cutânea causa uma pequena elevação da pele avermelhada que vai aumentando até ficar coberta por crosta e secreção.

Em ambos os casos é necessário procurar um médico imediatamente, evitar o uso de medicamentos sem prescrição médica (para eventualmente tentar sanar os sintomas). Já existe uma vacina para a prevenção da dengue, mas a melhor maneira de prevenir a mesma é acabando com os focos do mosquito e evitando sua proliferação, não deixando água parada, entre outras atitudes. Já no caso da Leishmaniose é necessário evitar tomar banhos de Rio em locais próximos a mata e é necessário detetizar a residência, utilizar repelentes, mosquiteiros e telas.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.