Notícias

Duas pessoas morrem vítimas de dengue este ano no MS

A secretária de Estado de Saúde (SES) ratificou nesta última semana a segunda morte por dengue no Mato Grosso do Sul, o jovem era de Camapuã.

Segundo outro boletim do SES no ano de 2017 o estado também registrou casos de morte por leishmaniose, no Campo Grande e em Corumbá.

Até o momento foram registrados 2.469 casos, em média 22 por dia. No Mato Grosso do Sul foram registrados 29 casos de leishmaniose.

Durante o ano passado ocorreram 59.874 casos no estado, quase 534 novos diagnósticos. 19 pessoas faleceram.

Ambas as doenças são transmitidas por mosquitos, a dengue pelo Aedes aegypti e a leishmaniose pelo flebótomo.

Prevenção

A dengue causa febre alta, dor ocular, vermelhidão, coceira, entre outros sintomas, já a Leoshmaniose pode ser visceral ou cutânea. Cutânea como o próprio nome diz, se refere a feridas na pele e ao progredir a  doença  pode ir para as mucosas, como o nariz e a boca. A visceral agride inúmeros órgãos internos e normalmente afeta crianças.

A visceral causa febre, anemia,  indisposição, perda da coloração facial, perda de peso e inchaço, enquanto a cutânea causa uma pequena elevação da pele avermelhada que vai aumentando até ficar coberta por crosta e secreção.

Em ambos os casos é necessário procurar um médico imediatamente, evitar o uso de medicamentos sem prescrição médica (para eventualmente tentar sanar os sintomas). Já existe uma vacina para a prevenção da dengue, mas a melhor maneira de prevenir a mesma é acabando com os focos do mosquito e evitando sua proliferação, não deixando água parada, entre outras atitudes. Já no caso da Leishmaniose é necessário evitar tomar banhos de Rio em locais próximos a mata e é necessário detetizar a residência, utilizar repelentes, mosquiteiros e telas.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Gisele Bündchen revela preocupações de mãe com o filho Benjamin. Revitalift Hialurônico: o sérum preenchedor que cumpre o que promete. Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos! Alimentos sem glúten para intolerantes: confira! Siga estes simples passos para manter seu coração saudável! Vida agitada? Essas plantas são a solução perfeita para você!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.