Notícias

Duas escolas da rede municipal de Natal/RN disponibilizam matrícula online

Está iniciado nesta segunda-feira (25) o período de matrícula para estudantes novatos na rede municipal de ensino do 1º ao 9º ano em todas 72 escolas da rede municipal. A novidade este ano é que em duas unidades a matrícula acontece na modalidade online. O projeto piloto da informatização no módulo “Escola” está sendo realizado na Escola Municipal Professor Celestino Pimentel, localizada na Cidade da Esperança, e na Escola Municipal Monsenhor Joaquim Honório, no bairro do Alecrim.

O sistema online foi criado a partir de uma iniciativa da Prefeitura de Natal que ainda em 2015 implantou o “E-Cidade”, desenvolvido para facilitar a gestão de tecnologia da informação usada em quatro pilares: infraestrutura, pessoal, software e sistema. Nas demais unidades de ensino, a matrícula está sendo realizada de maneira presencial.

O sistema está disponível para acesso e realização da pré-matrícula de 25 a 29 de janeiro pelo site www.natal.rn.gov.br/sme/matriculaonline. Para efetuar a pré-matrícula o pai ou responsável precisa informar apenas os dados pessoais do aluno, como o número do CPF (pode ser o do pai ou responsável), se o aluno é atendido por algum programa social, se menor ou jovem aprendiz e o endereço completo.

Com a inserção do CPF o sistema disponibiliza um “Número de Protocolo” que vai servir para acompanhar todo o processo de matrícula. Após a divulgação dos alunos selecionados, de acordo com o número de vagas disponíveis na unidade de ensino, os pais precisam comparecer na escola com toda documentação necessária para finalizar a matrícula entre os dias 01 e 03 de fevereiro.

De acordo com o chefe do Setor de Informática da SME, Eliudson Raphael Oliveira da Silva, os primeiros acessos poderão ser realizados em casa, no trabalho ou na própria unidade de ensino, para aqueles pais que sentirem dificuldades em acessar o sistema. “Nesse primeiro momento estamos disponibilizando uma equipe de suporte nas duas escolas, com computadores e pessoal capacitado para receber os pais ou responsáveis.

Estamos trabalhando com a possibilidade dos pais não se adaptarem logo no primeiro momento, por isso criamos equipes de suporte, com computadores e o pessoal preparado para receber nas escolas, além de ajudar na implantação, garantindo que tudo ocorra conforme planejado”, esclareceu.

Ainda de acordo com o Eliudson Oliveira foi realizado um treinamento entre os meses de maio e junho de 2015, para a equipe técnica das duas escolas na utilização do sistema online de matrículas. “O treinamento foi realizado em três etapas. Apresentamos o sistema, os módulos de uso e o suporte online”, disse.

O sistema online vai dinamizar o processo de matrículas na escola, reduzindo inclusive, o processo burocrático com fichas e arquivos. A Secretaria Municipal de Educação de Natal está trabalhando para que em 2017 o processo de matrícula online aconteça nas 72 unidades de Ensino Fundamental.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.