Ciência, Destaques

Dormir menos de oito horas aumenta o risco de depressão e ansiedade

Um estudo realizado pela Universidade de Binghamton (Nova York, Estados Unidos) revela que dormir menos de oito horas por noite aumenta o risco de depressão ou ansiedade. A investigação permite avaliar como o tempo e a duração do sono afetam o desenvolvimento ou manutenção de transtornos psicológicos.

Para realizar este trabalho, uma equipe de psicólogos observou a duração do sono em pacientes com níveis repetitivos de pensamentos negativos entre moderados e altos, por exemplo, preocupação constante ou ruminação. Através de um experimento, descobriram que os participantes compartilhavam uma dificuldade maior do que o habitual ao desviar a atenção dos pensamentos negativos. Suas observações permitiram descobrir que esse estado causa interrupções regulares do sono.

“O pensamento negativo repetitivo é relevante para vários transtornos diferentes , como ansiedade, depressão e muitas outras coisas”, explica Meredith Coles, líder do estudo. “Em indivíduos com alto pensamento repetitivo negativo diagnosticado, a duração mais curta do sono e a latência de início do sono mais longa estão relacionadas à dificuldade em desacoplar a atenção de imagens emocionais negativas”.

dormir

Foro: Pexels / Pixabay

Portanto, isso pode significar que o sono inadequado pode ser uma das causas que permitem que os pensamentos negativos intrusivos se estabeleçam na mente de pessoas com ansiedade ou depressão. Assim, as pessoas que descansam menos de oito horas por noite podem ser mais propensas a esse tipo de acontecimento. “Estamos explorando a superposição das interrupções do sono e a maneira como eles afetam os processos básicos que ajudam a ignorar esses pensamentos obsessivos negativos”, explica Coles.

Para conciliar o sono adequadamente e para obter um descanso de qualidade depende, em grande parte, de sabermos como desconectar os pensamentos que prendem nossa atenção e seguir para aquela “soneca” gostosa.

De acordo com o estudo publicado no Science Daily, não basta apenas dormir oito horas seguidas, pois esse período deve ser em horário bom… por exemplo, dormir às 22h e acordar às 6h. Não ache que dormir lá pras 3 da manhã e acordar às 11h seja um bom negócio para a sua saúde.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.