Notícias

Doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo – veja como prevenir

AVC e infarto são algumas das doenças causadas por problemas no coração. O número de pessoas que sofre de problemas cardíacos é alarmante. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), as doenças cardiovasculares (DCV) são a principal causa de morte no mundo, tendo acometido 17 milhões de pessoas só em 2016. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 300 mil pessoas sofrem infartos todos os anos, e em 30% dos casos o ataque cardíaco é fatal.

De todas as ocorrências, 80% delas poderiam ser evitadas com medidas simples de hábitos saudáveis, de acordo com especialistas. Muitos dos problemas acontecem por má alimentação e sedentarismo, quadros que podem ser modificados com a mudança de hábitos. Fumo, álcool e estresse são outros fatores de risco das doenças cardiovasculares.

No caso da alimentação, a sugestão é incluir nozes, castanhas e sementes, que são fonte de ômega 3, uma substância que colabora para a proteção do coração. Frutas, verduras e legumes também são ricos em fibras e vitaminas que agem como antioxidantes e também são substâncias cardioprotetoras. A moderação é a chave, mas cada caso tem uma recomendação específica. Por isso é tão importante consultar um médico ou nutricionista.

Fumar aumenta em 30% as chances de um ataque cardíaco e cerca de 200 vezes as chances de se ter um AVC, de acordo com a dra. Daniele R. Chacon Moro, em artigo para o CTCor (Centro de Tratamento do Coração). O cigarro deixa o coração mais propenso ao acúmulo de gordura nas artérias, além de agredir substâncias naturais. O álcool não é proibido, mas o consumo deve ser moderado, porque o exagero pode causar insuficiência cardíaca.

Quem vive sempre estressado também está na lista de risco. Isso porque o estado de tensão libera hormônios que podem acelerar demais os batimentos cardíacos e piora quadros de hipertensão. A recomendação é uma maior prática de atividades ao ar livre, contato com a natureza, boas horas de sono e fazer pausas ao longo do dia.

A prática de exercícios, inclusive, é fundamental para a prevenção de diversos problemas de saúde. Para combater o sedentarismo, você pode se aliar a simples práticas, como preferir escadas a elevadores e fazer caminhadas quando possível. O ideal é se exercitar diariamente, mas 30 minutos em cinco dias da semana já é o suficiente.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.