Mundo Pet

Doença da arranhadura do gato: o que é e como prevenir?

Se você tem um gatinho em casa, com certeza já levou um arranhão do bichano. Esse comportamento, comum nos animais, principalmente quando estão estressados, não costuma causar nenhuma complicação além de um ferimento leve. Mas, em alguns casos, os felinos podem transmitir por meio do arranhão ou da mordida (menos frequentemente) a bactéria Bartonella henselae, responsável pela doença da arranhadura do gato.

Além de causar infeção no local afetado, a bactéria pode acometer outras partes do organismo. Ela pode ser transmitida inclusive por animais saudáveis, que, muitas vezes, estão infestados por pulgas, as quais são responsáveis pela eliminação das bactérias em suas fezes propiciando a infecção do ser humano e contaminando outros pets.

Quando em contato com humanos, esses animais que tiveram contato com a bactéria e que estão infestados por pulgas a transmitem por meio de lesões na pele – principalmente arranhaduras. Geralmente, essa infecção desaparece sem tratamento. Entretanto, em casos mais raros, pode se tornar uma condição séria que requer cuidados médicos.

Quais são os sintomas?

Entre os principais sintomas da doença estão vermelhidão no local da lesão, inchaço de linfonodos (íngua) e pústulas na região afetada. Em casos mais raros, pode haver fadiga, mal-estar, febre e até dor de cabeça. Ao notar a manifestação de qualquer sintoma, procure um médico.

Como prevenir?

Pode parecer óbvio, mas a forma mais eficaz de prevenir a doença da arranhadura do gato é evitar arranhões ou mordidas dos bichanos – principalmente de animais desconhecidos. Em casos de mordida ou arranhadura, lave a área imediatamente com água e sabão. Outro fator que contribui para manter sua família longe da doença é a prevenção de pulgas nos gatos, pois, como comentado anteriormente, são elas que eliminam as bactérias em suas fezes e tornam possível a infecção do ser humano.

“A doença da arranhadura do gato é mais um exemplo da importância da adoção de cuidados preventivos com os pets”, diz Marcio Barboza, médico-veterinário e gerente técnico pet da MSD Saúde Animal, que orienta: “a melhor forma de prevenir a doença é manter o seu pet longe de pulgas; o uso de soluções de longa duração é essencial, já que deixam não somente o animal protegido como também o ambiente em que ele vive”.

Ainda de acordo com o médico-veterinário, apenas 5% das pulgas adultas ficam nos pets – o restante do ciclo do ectoparasita acontece no ambiente. Sendo assim, produtos ou medidas que eliminam pontualmente as pulgas do animal não as excluem por completo, podendo acontecer novamente uma infestação e facilitando que elas levem doenças de um pet para outro.

Tratamento

Ao identificar vermelhidão, reações leves na região afetada ou outros sintomas, um médico deverá ser procurado, já que pode ser necessária a administração de antibióticos e outros medicamentos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos! Alimentos sem glúten para intolerantes: confira! Siga estes simples passos para manter seu coração saudável! Vida agitada? Essas plantas são a solução perfeita para você! Receita clássica de arroz doce! Prepare este suco verde e veja os quilos extras desaparecerem! Dicas poderosas para unhas impecáveis e resistentes! Explore todos os benefícios que a cebola pode trazer para você! Preserve a saúde e a beleza dos seus cabelos com estas dicas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.