Viúva Negra: cenas pós-créditos definem vários enredos da fase 4 do MCU

Viúva Negra: cenas pós-créditos definem vários enredos da fase 4 do MCU

A cena dos créditos finais da Viúva Negra configura vários enredos da Fase Quatro no Universo Cinematográfico Marvel (MCU). Filme estava programado para ser lançado nos cinemas em maio de 2020, mas a pandemia global fez o projeto ser adiado por vários meses. Depois de muitos atrasos, o filme, que finalmente dá a Natasha Romanoff uma aventura solo além dos Vingadores, foi lançado nos cinemas e no Disney+, onde está disponível por uma taxa adicional via Premier Access.

Viúva Negra se passa antes dos eventos de Vingadores: Guerra Infinita e preenche algumas lacunas sobre o que a viúva (Scarlett Johansson) estava fazendo durante os eventos de Capitão América: Guerra Civil, com a vingadora sendo seguida por Thaddeus Ross. Antes da Viúva Negra, os fãs só ouviam pedaços sobre a história da espiã assassina antes dela se juntar à SHIELD. O filme preenche as lacunas de seu passado e dá um vislumbre do futuro da MCU graças à irmã de Natasha, Yelena Belova (Florence Pugh).

Como acontece com todos os filmes da Marvel, a Viúva Negra inclui uma cena pós-crédito que não apenas apresenta várias e cruciais tramas da Fase Quatro, mas inclui uma aparição surpresa de uma nova figura sombria e proeminente no MCU.

Viúva Negra dá a Natasha seu memorial de Vingadores: Ultimato

Viúva Negra cena pós-crédito

Na cena dos créditos finais, a Viúva Negra finalmente recebe o memorial que os Vingadores: Ultimato nunca deu a ela. No filme citado, Natasha se sacrificou em Vormir para que Gavião Arqueiro pudesse obter a Joia da Alma. Foi uma cena de morte crucial, mas que realmente não recebeu o respeito ou homenagem que merecia de seus companheiros de equipe. Os super-heróis restantes discutiram o que aconteceu com a Viúva Negra, com Hulk e Hawkeye expressando tristeza por sua perda, mas durou apenas brevemente antes deles prometerem que sua morte não seria em vão. No final, porém, foi apenas o Homem de Ferro que conseguiu um funeral adequado e um memorial enquanto Natasha foi deixada de lado.

Em Viúva Negra, vemos Yelena visitando o túmulo de Natasha sozinha, o que sugere que ela foi a única que se importou o suficiente para garantir que a Vingadora tivesse um lugar de descanso adequado (embora não esteja claro se Nat está realmente enterrada lá ou se seu corpo ainda está em Vormir).

Yelena homenageia a irmã, assobiando para Natasha da mesma forma que faziam quando ela estiva viva. Yelena está obviamente quebrada com a morte da Viúva Negra e é profundamente comovente quando ela coloca sua testa em sua lápide, mostrando o quanto ela se preocupa com a personagem agora falecida. É muito mais do que Natasha conseguiu de seus companheiros super-heróis e foi um momento adorável e emocionante.

Yelena será a nova Viúva Negra?

Yelena será a nova Viúva Negra

Enquanto a Viúva Negra preencheu as lacunas da história de Natasha e sua conexão com a misteriosa e mortal Sala Vermelha, o filme em grande parte configurou a história de origem e futuro de Yelena como Viúva Negra.

Yelena é tão parte da história quanto sua irmã mais velha, e possivelmente ainda mais. Foi ela quem matou Dreykov em vez de Natasha, o que sugere que o MCU já estava olhando para frente, para Yelena assumir o manto. É duvidoso que ela se junte aos Vingadores em breve, mas Yelena tem mais do que provado seu valor quando se trata de lutar, planejar e ser mais esperta que antagonistas.

Ela é altamente habilidosa e, considerando o quão próxima ela era de Natasha, reivindicando o título de Viúva Negra faria muito sentido. Nos quadrinhos, Yelena é a segunda pessoa a assumir o nome de Viúva Negra depois de Natasha. Enquanto ela trabalhava com outros pseudônimos, Yelena retomou oficialmente o codinome Viúva Negra após a morte de Natasha. Isso abre um precedente para ela fazer o mesmo no MCU.

Viúva Negra configura os Vingadores Sombrios

Viúva Negra configura os Vingadores Sombrios

Nos quadrinhos, os Vingadores Sombrios são supervilões disfarçados de super-heróis. Eles chegaram num momento em que o governo dissolveu a equipe de super-heróis original e entregou o controle do grupo para Norman Osborn, que se tornou um herói aos olhos do público após os eventos de “Invasão Secreta”, que viu os Skrulls se transformando em poderosas pessoas em uma tentativa de dominar o mundo.

Osborn ajustou a aparência de vários vilões para que fossem semelhantes o suficiente aos Vingadores reais para serem plausíveis; por exemplo, Osborn se tornou o Patriota de Ferro, vestindo as mesmas cores da armadura do Homem de Ferro, enquanto Venom fingiu ser o Homem-Aranha. Como tudo que passa das páginas dos quadrinhos à grande tela, a versão do MCU dos Vingadores Sombrios provavelmente terá uma história de fundo diferente, com os companheiros de equipe sendo alterados também. A premissa de sua existência, no entanto, provavelmente será semelhante.

Dito isso, Falcão e o Soldado Invernal foram os primeiros na Fase Quatro do MCU a sugerir a possível chegada dos Vingadores Sombrios. A série apresentou John Walker como o novo Capitão América e a Condessa Valentina Allegra de Fontaine, sem dúvida uma substituta de Nick Fury, o recrutou para uma nova posição dentro de sua sombria organização.

As cenas pós-créditos em Viúva Negra mostram o retorno de Valentina, que essencialmente contrata Yelena para um trabalho. Já que Yelena poderia oficialmente se tornar a Viúva Negra, o MCU está aparentemente construindo um novo grupo que não chega a ser de super-heróis para assumir o lugar dos Vingadores.

Valentina poderia apresentar a equipe ao público quando ela finalmente tivesse todas as peças de seu plano no lugar, pois fica claro que ela está fazendo o trabalho braçal. Os Vingadores não são mais o que costumavam ser depois dos eventos de Vingadores: Ultimato e Valentina podem estar tentando aproveitar a oportunidade para reunir um novo grupo para substituí-los.

Ela já tem dois a bordo e também pode recrutar Agatha Harkness no lugar de Feiticeira Escarlate. Os motivos de Valentina são um tanto confusos no momento, mas a Viúva Negra certamente parece estar levando Yelena a algum lugar e pode muito bem ser aos Vingadores Sombrios, o que poderia tornar as coisas incrivelmente interessantes para o estado do MCU no futuro.

Como a Viúva Negra organiza os eventos para Hawkeye (Gavião Arqueiro)?

Como a Viúva Negra organiza os eventos para Hawkeye

Antes de Viúva Negra, Florence Pugh já estava confirmada para reprisar o papel de Yelena em Hawkeye. No entanto, não estava claro como ela acabaria influenciando o enredo da série da Disney+ no momento do anúncio inicial. Graças às cenas pós-crédito do filme, é óbvio agora que Yelena entrará na briga como uma antagonista de Clint Barton. A Condessa Valentina Allegra de Fontaine aparece para dar a Yelena seu novo alvo: Hawkeye. Isso não apenas confirma a próxima missão de Yelena, mas sugere que Valentina tem trabalhado nos bastidores por um longo tempo e provavelmente terá um papel fundamental nos eventos de Hawkeye.

É possível que Yelena vá caçar Hawkeye em uma tentativa de assassiná-lo por ordem de Valentina; a mulher não parece gostar muito de nenhum dos super-heróis até agora. Yelena certamente vai querer vingança pela morte de Natasha, principalmente considerando o que a Condessa diz sobre a morte de Nat. Os eventos de Ultimato roubaram a oportunidade de Yelena se relacionar ainda mais com sua irmã e Hawkeye é atualmente o mais fácil de culpar pelo que aconteceu com Vormir.

Claro, a série Disney+ terá que explicar como Yelena e a condessa se cruzaram. Dito isso, Yelena pode não saber toda a história em torno da morte da Viúva Negra e pode ser que ela mude de lado para se juntar a Hawkeye assim que descobrir a verdade.

Independentemente de como as coisas acontecem, Viúva Negra já está tornando o enredo de Hawkeye ainda mais interessante. Por enquanto, a Condessa Valentina está claramente surgindo com problemas para criar tensão para os Vingadores restantes. Seja o que for que ela tenha guardado, Yelena terá um papel fundamental no futuro.

Quer receber as principais notícias do Dinastia Nerd no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Dinastia, é um dos responsáveis pela administração do site. Conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal do RN. Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página oportaln10.com.br.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.