Tudo o que você precisa saber sobre Halo antes de assistir a série

Tudo o que você precisa saber sobre Halo antes de assistir a série

Recentemente, tivemos nossa primeira olhada na tão esperada série Halo da Paramount, a mais nova de uma longa linha de tentativas de trazer o Master Chief para as telinhas. Mas, além de fazer exatamente isso, a série vai explorar completamente a tradição de Halo , que mal foi abordada nos videogames.

Os jogos Halo – os três primeiros em particular – focam fortemente em temas que, é claro, também serão importantes para a série Halo, como o papel do Master Chief como “Spartan” ( o produto de um projeto de engenharia genética sobre-humana); a guerra da humanidade contra uma série de alienígenas conhecidos como Covenant; e finalmente os famosos Halos.

Mas, mesmo no pouco que vimos da série até agora, fica claro que Halo vai explorar mais do que apenas esses três elementos que apareceram em jogos, livros e quadrinhos de Halo nas últimas décadas. Estes são apenas o básico do que você precisa saber antes de assisti-lo.

O que é um espartano?

Tudo o que você precisa saber sobre Halo antes de assistir a série

O Master Chief — ou John-117 para seus amigos — que será interpretado por Pablo Schrieber (The Wire, American Gods ), não é um único supersoldado, mas um dos muitos que emergem de um experimento secreto conhecido como programa Spartan-II. Este programa foi criado pela Dra. Catherine Halsey (Jen Taylor na série), uma cientista que trabalhava para o ONI (Office of Naval Intelligence). Halsey começou trazendo crianças para o programa que ela havia sequestrado e substituído por clones para que ninguém descobrisse que elas estavam desaparecidas. Essas crianças foram então treinadas e doutrinadas por anos em instalações militares secretas para se tornarem a futura geração de forças de combate especializadas do Comando Espacial das Nações Unidas (UNSC) .

Ao todo, 75 crianças participaram do programa Spartan-II, no etanto, menos da metade desse número conseguiu chegar ao final. Quando todos eles completaram 14 anos e após anos de treinamento, os candidatos ao programa Spartan-II foram submetidos a aprimoramentos bioquímicos e biomecânicos que buscavam melhorar radicalmente sua força, reflexos e outros aprimoramentos físicos que os tornariam sobre-humanos.

Mas essas melhorias foram experimentais: apenas 33 candidatos resistiram bem às mudanças. Outros 30 morreram durante a cirurgia, e os 12 restantes ficaram com sequelas, tanto física quanto mental – e acabaram sendo eliminados do programa .

A UNSC também desenvolveu Armadura de Assalto apelidada de MJOLNIR , cujo objetivo era aprimorar as habilidades dos espartanos, tornando os soldados humanos mais poderosos da história. Embora os jogos posteriores de Halo vejam novas gerações de Spartans se desenvolverem, na série parece que veremos apenas os primeiros passos do programa Spartan-II e a ascensão do famoso Master Chief.

Por qual motivo foram criados os espartanos?

Tudo o que você precisa saber sobre Halo antes de assistir a série

Os Spartan-II não foram criados como uma resposta ao Covenant (mais sobre eles em breve), embora tenham ajudado a humanidade a se proteger deles e de suas tecnologias avançadas. Na realidade, os Spartans-II foram projetados para dar ao UNSC uma enorme vantagem sobre outros humanos.

No século 26 em que Halo se passa, a humanidade e o Governo Unificado da Terra (UEG) foram muito mais longe do que seu próprio sistema solar. No universo dos jogos, existem mais de 800 mundos de colônias que são divididos em regiões “Inner ” e “Outer ”, com base em sua proximidade com o sistema solar. A frustração cresceu nessas colônias “externas” por serem controladas pelo UEG. Menos financiado e apoiado do que as colônias internas, um por um, os sistemas externos se rebelaram contra o governo da Terra, primeiro por meio de protesto pacífico e depois em rebelião direta. Posteriormente, as respostas violentas das administrações coloniais à UEG e USNC levaram ao surgimento da Insurrection, uma facção secessionista vagamente unificada que travou uma guerra aberta contra o UNSC.

A Insurreição lutou contra o UNSC na guerra e lançou ataques terroristas contra eles por décadas antes que o programa Spartan-II fosse aprovado. Isso foi muito contribuído pelo Dr. Halsey, que acreditava que uma ação militar drástica era a única solução para evitar uma guerra em grande escala entre a Terra e suas colônias. Embora as primeiras operações oficiais do Spartan-II fossem contra líderes insurgentes e outros alvos rebeldes, eles rapidamente passaram a lutar contra uma nova e terrível ameaça: um império alienígena conhecido como Covenant.

O que é o Covenant?

Tudo o que você precisa saber sobre Halo antes de assistir a série

Uma aliança religiosa alienígena estabelecida milhares de anos antes da civilização humana. O Covenant (também conhecido como Pact ou Alliance) veio de lugares muito mais distantes do que onde a UNSC se aventurou no início do século 26. Ao todo, oito espécies alienígenas formaram essa aliança. Tudo começou com o San’Shyuum e o Sangheili, mas eles acabaram introduzindo mais seis raças:

  • Os Huragok (Engenheiros, seres biomecânicos com tentáculos com muito conhecimento sobre tecnologias antigas )
  • Os Mgalekgolo (Caçadores, colônias maciças de vermes vestidos com armaduras gigantes)
  • Os Unggoy (Trabalhadores , minúsculos soldados descartáveis que compunham a linha de frente da batalha )
  • Os Kig-Yar (chacais, seres aviários que eram especialistas em armas de longo alcance)
  • Os Yanme’e (Drones, enxames voadores de criaturas insectóides)
  • Os Jiralhanae (Bestas , criaturas volumosas e peludas )

A série parece destinada a incorporar pelo menos uma espécie inteiramente nova, já que um misterioso humanoide loiro pode ser visto atacando soldados da UNSC ao lado de uma espécie de alienígenas semelhantes a cobras.

As crenças religiosas do Covenant giram em torno da adoração de uma espécie antiga conhecida como Forerunners e das superestruturas gigantes que esses seres deixaram para trás após sua extinção (os Halos). Aproveitando essa tecnologia para uma enorme riqueza, o Covenant rapidamente expandiu seu império, recrutando novas espécies para a causa e esmagando toda a resistência. Encontrando a humanidade pela primeira vez no mundo da colônia Harvest – que logo foi bombardeado pelas forças do Covenant – uma guerra eclodiu entre eles: o UNSC e o Covenant , e centenas de colônias humanas caíram devido a este conflito.

O que aconteceu com a Insurreição após o ataque do Covenant?

O que aconteceu com a Insurreição após o ataque do Covenant?

Uma coisa que a série Halo parece fazer é explorar as implicações morais da resposta da UNSC à Insurreição e investigar como essas facções desonestas ainda estão por aí enquanto a invasão alienígena ameaça a inevitável extinção da humanidade. Os três primeiros jogos não fazem menção à Insurreição, mas vários livros e quadrinhos explicam como as forças da Insurreição tiveram que unir forças relutantemente em vários mundos com a UNSC para não serem largadas à sorte diante dos alienígenas.

Embora a Insurreição tenha deixado de ser um problema prioritário devido à guerra com o Covenant, os rancores com a UEG não desapareceram, embora a humanidade tenha sobrevivido à extinção. Já sabemos que a série contará a história de Soren-066 (Bokeem Woodbine), um homem deformado pelo programa Spartan-II e que decidiu se juntar à Insurreição. O tempo dirá o quão importante é o seu papel na série, mas parece que as facções rebeldes não irão embora, não importa em quanto tempo o Covenant chegue.

O que é um halo?

O que é um halo?

Os Halos, que dão nome à famosa saga, eram uma série de superestruturas em forma de anel criadas pelos Forerunners. Os Halos abrigavam seus próprios biomas habitáveis, e o Covenant os reverenciava religiosamente como o auge da proeza tecnológica de seus deuses. Na realidade, os Halos foram projetados como uma super arma gigante que poderia erradicar toda a vida orgânica da galáxia em um único instante. Eles foram criados para conter e estudar o Flood: uma espécie alienígena parasita que quase destruiu o enorme império Forerunner – cerca de 100 mil anos antes do desenvolvimento da civilização humana.

Nos jogos, o primeiro Halo é descoberto por acidente, quando a nave do Master Chief encontra um desses ringworlds tentando fugir do Covenant que havia invadido a colônia do mundo Reach. Um dos poucos detalhes que sabemos sobre a série difere do folclore dos jogos: na série essa descoberta não será acidental, mas deliberada por parte do UNSC. O impacto que essa mudança terá é atualmente desconhecido, mas saberemos quando a série estrear em 24 de março.

E aí, curtiu esse pequeno enredo da trama para poder entender a série de Halo? Antes de ir, confira o trailer da série logo abaixo:

Quer receber as principais notícias do Dinastia Nerd no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Dinastia, é um dos responsáveis pela administração do site. Conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal do RN. Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página oportaln10.com.br.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.