TikTok supera o You Tube em visibilidade, indica estudo

TikTok supera o You Tube em visibilidade, indica estudo
TikTok supera o You Tube em visibilidade, indica estudo

A maior plataforma de vídeos de compartilhamentos do mundo, o You Tube, começa a ficar para trás. Pelo menos é o que indica a análise da empresa APP Annie que concluiu que as pessoas já passam mais tempo vendo vídeos no TikTok do que na plataforma de streaming da Google.

Também conhecido como Douyin na China, o TikTok é um verdadeiro fenômeno mundial. Propriedade da companhia de tecnologia chinesa ByteDance, a rede social surgiu em 2016, mas vive atualmente sua melhor fase.

A rede social é a principal fonte de distribuição de vídeos atualmente, superando gigantes como You Tube e Twitch. As músicas que aparecem nos vídeos rapidamente se espalham e ganham enorme visibilidade. Em serviços como Spotfy, por exemplo, “as mais tocadas do TikTok” já estão entre as mais ouvidas.

Mesmo assim, vencer uma empresa como o You Tube é um marco absurdo do crescimento da rede social. Embora seja importante lembrar que essa análise é feita com foco, não nas horas totais de exibição, mas no tempo que seus usuários dedicam a ambos os serviços individualmente.

A pesquisa foi feita com base em uma amostragem de usuários americanos e britânicos e tomou como base o sistema Android. Em julho de 2021, foi constatado que usuários americanos do TikTok assistiram a mais de 24hs de conteúdo por mês, em comparação com 22hs e 40 minutos de reprodução para usuários do YouTube.

No mesmo período no Reino Unido, os britânicos assistiram cerca de 26hs da rede social chinesa, contra apenas 16hs de atenção aos vídeos do You Tube por mês.

O sucesso da plataforma tem servido de lição para outras grandes empresas do gênero. Em 2019, Mark Zuckerberg já tinha sinalizado a necessidade do Instagram ter um formato para seus vídeos mais semelhantes ao TikTok. O empresário também atuou forte com um investimento de mais de um bilhão de dólares apenas para garantir a exclusividade dos influencers do Facebook, frente a nova rede social.

Longe de se contentar com a segunda posição, o You Tube prometeu pagar a seus usuários até 10 mil dólares por mês para produzirem conteúdo para sua plataforma “Shorts”, como tentativa de fazer frente ao TikTok.

Enquanto essa guerra por visibilidade se mantiver em alta, ganham os usuários com as tentativas de ambos os serviços de produzirem “mais e melhor“. E claro, ganham também os produtores de conteúdo que tendem a ser disputados pelas empresas. Continue no Disnastia N para mais conteúdo relacionado ao mundo da tecnologia.

COMPARTILHE:

Hiago Luis

Hiago Luis

Co-fundador e redator do Dinastia Nerd, é um dos responsáveis pela administração do site. Leitor de HQs, gamer, amante de cinema, séries e documentários. Que posso dizer? Mais do que apenas ler sobre histórias, sempre quis escrever as minhas próprias. Jornalista de formação e coração, busco acima de tudo contar histórias e fazer isso aumenta meu Ki, alinha meu chakra, desperta meu sétimo sentido. CDF? Nerd? Geek? Viciado em games? Sim e com muito orgulho! E enquanto existir um leitor que precise ser informado, irei em busca da notícia, pois o Batman é o que Gotham precisar!