O FIFA é o game de futebol mais jogado do mundo e não à toa, o game tem diversas ligas e competições oficiais. No entanto uma ausência é sentida, o Brasileirão. Uma das maiores e mais fortes ligas do mundo, não está presente no jogo da Eletronic Arts (EA) e ano após ano o público gamer espera uma solução para o impasse. Teremos ou não times brasileiros no FIFA 22? O problema já é antigo e conhecido da maioria dos jogadores de FIFA, enquanto em outras federações e competições existem empresas que negociam os direitos de imagem dos jogadores e vendem diretamente (muitas vezes partindo do entendimento de que o game é também uma vitrine para os atletas), no Brasil a situação não é tão fácil assim.
Lei Pelé
Em virtude da Lei Pelé, os direitos de imagens dos jogadores que atuam no Brasil pertencem aos atletas, sendo necessário negociar diretamente com estes e seus empresários para ter sua representação nos games. E aí? Sacou a “treta maligna“? Pois é, a pedida varia conforme cada jogador eleva seu “passe virtual“. Fato é que a EA sempre achou inviável negociar desta maneira e os gamers brasileiros seguem no fogo cruzado. Enquanto a EA Sports e a Konami sofrem todos os anos vários processos e pedidos de reparação de jogadores do Brasil. Uma aparente solução surgiu, a possibilidade de negociar diretamente com os clubes. Com essa nova opção, um novo impasse, embora após negociação fosse possível estampar emblemas, cores e uniformes, o problema com os jogadores persistia.
Times Brasileiros no FIFA 22?
Mas ao que parece, no FIFA 22 poderemos ter novas surpresas quanto a isso. A EA Sports usaria da licença que detém junto a Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), detentora da Copa Sul-Americana e da Copa Libertadores da América, e assim poderia estampar os clubes e jogadores brasileiros presentes nas competições. Isso acontece devido a cláusulas contratuais das competições da CONMEBOL, onde os clubes e seus elencos sedem seus direitos de imagem a Confederação. Tendo a mesma o direito de negociar estes diretamente com emissoras e afins. Recentemente a página do Twitter da FUTZone publicou um post indicando um possível vazamento desta informação. O que não foi confirmado oficialmente pela EA Sports ainda e poderia ficar a cargo de ser divulgado em “primeira mão” oficialmente pelo próprio Gustavo Villani, jornalista e narrador que empresta sua voz ao FIFA.
Enquanto a EA não confirma nem nega algumas dúvidas persistem. Teremos times brasileiros no FIFA 22? Se sim, em quais modos exatamente? Será que poderemos levar o Flamengo, Palmeiras ou Atlético Minério a se tornarem times galácticos também no FIFA?