Playstation 5: Como armazenar seus jogos em um HD externo

Playstation 5: Como armazenar seus jogos em um HD externo
Playstation 5: Como armazenar seus jogos em um HD externo

Sonho de muitos e um privilégio de poucos, o Playstation 5 (PS5) é o console do momento. Apesar de ser o maior avanço da Sony, o console não está livre de um problema comum a vários usuários gamers, a equação “jogo de mais” e “espaço de menos”.

Recentemente a Sony Playstation lançou uma nova atualização e ela permite aos usuários usarem um HD externo para armazenar seus jogos. Usando o recurso, os players podem “zerar” mais jogos em simultâneo, ao invés de escolherem quais games jogarão ou não em simultâneo, devido a escarces de espaço no console.

Capacidade de armazenamento do Playstation 5

O SSD integrado do PS5 confere em tese ao usuário uma capacidade de armazenamento de 825 GB, o que já seria pouco diante da grande demanda de espaço de um game desta geração. Porém, o que já não era ideal fica ainda menor, já que após atualizações necessárias a instalação, a capacidade é reduzida para 667 GB.

Diante desta situação, usuários de antes precisavam escolher quais jogos poderiam manter ao mesmo tempo em seu console. Escolha difícil, visto que apenas Call of Duty: Black Ops Cold War, consome um total de 133 GB da capacidade.

Requisitos para usar o HD externo

Imagem ilustrativa HD externo no PS5

A escolha por usar uma Unidade USB para armazenamento externo não é tão simples como pode parecer. O usuário precisa ficar atento na escolha de qual HD usar, além de ficar de olho aos requisitos mínimos.

Capacidade – A unidade precisa ficar entre 250 GB e não pode ultrapassar os 8 TB.

Padrão – O padrão usado deverá ser SuperSpeed USB 5Gbps ou superior.

Portas USB – Você não deve conectar duas ou mais unidades USB ao mesmo tempo.

Deu Ruim – Não pode tentar usar um Hub USB.

Sony – É importante lembrar que a Sony não garante que qualquer dispositivo USB seja compatível com o console.

Como transferir os jogos do Playstation 5 para o HD externo

Basta selecionar os jogos que deseja mover

Agora que você já sabe quais os requisitos mínimos para usar esse recurso, é importante saber como transferir os jogos no PS5. Vamos aos passos na seguinte ordem:

1 – Em seu console, entre no menu Configurações.

2 – Não marque bobeira, selecione a opção Armazenamento.

3 – Show, estamos quase lá. Escolha a opção Armazenamento do Console.

4 – A parte mais complicada passou, agora clique em Jogos e Aplicativos.

5 – Pronto, só selecionar os itens que você deseja mover nas guias da lista de jogos.

6 – E por fim, basta selecionar os jogos que deseja transferir para o seu drive USB externo e pronto, agora sim: “Você é o Bichão!

Agora que você já ganhou o troféu “Você é o Bichão“, vamos aprender a fazer o mesmo “parangolé” ao contrário e mostrar que “manja dos paranauês“.

Como transferir jogos do HD externo para o Playstation 5

Eventualmente será necessário mover algo que está no HD externo para o console, para fazer isso basta seguir os passos informados abaixo:

1 – “Simbora” que vai dar bom! – Abra a biblioteca de jogos em sua unidade de armazenamento externa.

2 – Escolhe aí! – Selecione os jogos que deseja mover.

3 – Fique ligado! – Pressione o botão Opções (option) no controle do PS5.

4- Falta pouco! – Selecione Copiar para mover o jogo para o armazenamento do PS5.

5 – E por fim, selecione a opção Colar na biblioteca de jogos do seu console.

Suavão”, você agora também sabe como colocar o jogo de volta e desbloqueou o troféu “Tanto Indo Quanto Voltando“. Agora falta só aprender a excluir, vamos lá?!

Como excluir jogos do HD externo

Seja para abrir espaço ou simplesmente por não ter mais interesse em um game, você pode precisar excluir ele. Esse processo é bem mais simples e leva mais ou menos o tempo de preparar um miojo.

1 – Para começar, no menu Configurações em seu PS5, selecione Armazenamento.

2 – Em seguida, selecione USB Extended Storage.

3 – Quase lá – Agora selecione Jogos e Aplicativos.

4 – Finalizando – Vá para a guia Excluir Conteúdo.

5 – Game Over – Selecione os jogos que deseja excluir e clique na opção Excluir.

Agora pronto, além dos troféus já conquistados, você conseguiu desbloquear o “Game Over“. Lembrando que para que você possa seguir essas instruções, bem como aproveitar todos os recursos disponíveis em seu Playstation 5, é importante mantê-lo atualizado corretamente.

Assim, mantenha seu console sempre com a versão mais recente do software. É bom, seguro e o melhor, gratuito. Continue no Dinastia N para mais conteúdo Tec e do mundo dos games.

Quer receber as principais notícias do Dinastia Nerd no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Hiago Luis

Hiago Luis

Co-fundador e redator do Dinastia Nerd, é um dos responsáveis pela administração do site. Leitor de HQs, gamer, amante de cinema, séries e documentários. Que posso dizer? Mais do que apenas ler sobre histórias, sempre quis escrever as minhas próprias. Jornalista de formação e coração, busco acima de tudo contar histórias e fazer isso aumenta meu Ki, alinha meu chakra, desperta meu sétimo sentido. CDF? Nerd? Geek? Viciado em games? Sim e com muito orgulho! E enquanto existir um leitor que precise ser informado, irei em busca da notícia, pois o Batman é o que Gotham precisar!

Um comentário em “Playstation 5: Como armazenar seus jogos em um HD externo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.