Silo: a intrigante série de ficção científica da Apple TV+

Silo é a nova série de ficção científica da Apple TV+ que se passa dentro de um bunker, ou silo, de onde a humanidade não deve sair!
Silo: a intrigante série de ficção científica da Apple TV+
Silo: a intrigante série de ficção científica da Apple TV+

O que aconteceria se você ficasse preso em algum lugar há tanto tempo que já não consegue se lembrar do motivo de estar lá? E se falássemos de gerações inteiras convencidas de um mal iminente no exterior, mas que não sabem realmente o que é ou se essa ameaça ainda persiste?

Essa é a premissa de Silo, uma fascinante série de ficção científica que cativa desde o primeiro episódio. Precisamos falar um pouco sobre ela.

Sem spoilers: O que torna Silo um enigma intrigante

Silo é uma das mais recentes produções da Apple TV+, uma plataforma que tem se destacado no gênero da ficção científica. Ruptura foi uma das melhores séries que vimos em 2022, não apenas em termos de ficção científica, mas dentre todas as séries lançadas no ano passado. A lista ainda inclui joias como For all Mankind e Foundation, entre outras.

Silo se junta a essas grandes propostas no gênero, oscilando entre mistério, paranoia e curiosidade, tudo em meio a um mundo distópico repleto de ignorância.

A premissa de Silo: Uma comunidade trancada em um silo

Silo gira em torno de uma comunidade de seres humanos que vivem em um enorme silo ou bunker, com cerca de 144 andares de profundidade. As pessoas estão trancadas ali há pelo menos 140 anos (a quantidade de tempo que passaram não está clara) e perderam todo o conhecimento do que aconteceu no planeta que os forçou a se trancar ali para sobreviver. Curiosamente, um dos custos dessa rebelião foi a destruição de todos os livros e registros do passado, portanto, mais de um século depois, nada se sabe sobre o passado antes da rebelião.

A sociedade no Silo: Regida por um único livro

A comunidade vive sob as leis de um único livro: “o Pacto“, uma espécie de constituição pseudo-religiosa (alguns falam dela como se fosse uma Bíblia) que inclui tanto regras para penalizar crimes quanto estatutos que as autoridades devem seguir para determinar se duas pessoas são “compatíveis” e podem formar um casal, além de decidir se podem ou não tentar ter filhos.

O mistério por trás do Silo: A busca por respostas

A trama central é fácil de imaginar: existem pessoas curiosas, que se perguntam, o que há fora do Silo? Por que não sabemos nada sobre nosso passado? Por que existe apenas um “sensor” (câmera, mas eles não a conhecem como tal) que aponta para uma pequena colina e uma árvore? O que há além disso?

Personagens intrigantes em busca da verdade

Entre esses curiosos estão a esposa do xerife do Silo e um jovem técnico em informática, que descobrem alguns objetos do passado que são estritamente proibidos por lei. No entanto, se alguém fizer muitas perguntas, coisas podem acontecer.

Pedido de saída do Silo: Uma sentença de morte

Se alguém explicitamente pede para sair do Silo, o Pacto concede seu desejo. Sim, basta dizer em público “Quero sair” para que seu pedido se torne obrigatório. Aqueles que pedem para sair fazem isso, sem a possibilidade de retorno, mas não chegam muito longe antes de morrerem misteriosamente.

Os protagonistas e suas dúvidas contagiantes

Silo é uma série interessante por manter os espectadores curiosos e em constante dúvida. A protagonista, Juliette, interpretada pela talentosa Rebecca Ferguson, duvida de todos, e esse sentimento é contagioso. Nós, como espectadores, também duvidamos. A prefeita é realmente tão boa e nobre quanto parece ser? O que Bernard, o chefe do departamento de TI interpretado por Tim Robbins, está escondendo?

A sociedade no Silo: Uma divisão de classes nítida

A sociedade do Silo é dividida em classes sociais ao longo de seus 144 andares, onde “os de cima” são os mais poderosos, e aqueles das profundezas são os mais desprezados, mesmo quando são eles lá embaixo que mantêm a mecânica e o gerador que dá vida a todo o Silo.

Baseada na série de romances Wool – Silo

Vale a pena mencionar que Silo é baseada na série de romances e histórias Wool – Silo, escritas por Hugh Howey. A história já encontrou seu final nos livros, mas a série está apenas começando. A Apple confirmou que Silo retornará para uma segunda temporada, então podemos esperar muito mais paranoia, mistério e essa sensação de claustrofobia interminável, em uma segunda leva de episódios.

Onde assistir Silo

No momento da escrita deste artigo, já estão disponíveis 7 episódios da série no Apple TV+. Cada episódio nos traz respostas a algumas de nossas perguntas, além de oferecer pistas sobre outras dúvidas, mas ao mesmo tempo surgem novas questões, de uma maneira inteligente e sobretudo envolvente. Porque não há nada melhor que um bom thriller, especialmente um que se mistura com a ficção científica.

Confira o trailer:

COMPARTILHE:

Rafael Nicácio

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Dinastia, é um dos responsáveis pela administração do site. Conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal do RN. Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página oportaln10.com.br. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br