Jogar videogame é para alguns um momento de diversão, onde se deve entrega-se ao entretenimento e relaxar o corpo. Há quem acredite que jogar deitado e bem acomodado seria o ideal. Porém esse pensamento não é comum a todos os players, já que grande parte acredita que uma postura específica os ajuda a terem mais concentração e melhor desempenho, ao que tudo indica este último grupo estaria certo.
Muitas vezes a escolha dessa posição para jogar é feita de forma inconsciente, na qual os jogadores mais experientes vão se adequando ao que parece “funcionar melhor“. Mas agora os players podem contar com a ajuda da ciência também na escolha desta postura ideal.
Um estudo produzido pelo APP de jogos para celular Stakester, em parceria com a Universidade de Leeds, mostrou que inclinar o corpo para a frente, enquanto está jogando, melhora o desempenho e oferece melhores chances de vitória (ou seja você pode se ajeitar na cadeira e dizer – “agora vou jogar sério” – com base científica).
De acordo com a pesquisa, que usou um apanhado de 10 mil jogadores, quase 80% admitiram inclinar-se para frente durante momentos estressantes em relação ao FIFA 21.
“Inclinar-se para frente ajudará a melhorar a atenção e a concentração, mas sem uma postura adequada, especialmente dos músculos do tronco e do pescoço, pode causar fadiga”, diz a Dra. Andrea Utley, da Faculdade de Ciências Biomédicas da Universidade de Leeds.
Quase 8 mil destes usuários confessaram inclinar-se para jogar o FIFA 21, com base nos estudos foi descoberto que 49,2% destes jogadores fazem isso sem pensar, apenas deixando o corpo agir naturalmente. Já 9,3% destes fazem a ação de forma deliberada conscientes de que melhorariam sua concentração e desempenho. Enquanto isso, 41,5% descobriram que além da postura, tinham mais ações que influenciavam no seu jogo.
Para entender mais sobre isso, foram recrutados 10 jogadores de FIFA 21. Estes jogaram em média de 8 a 10 horas semanais com câmeras registrando seus movimentos. Com base nisso, os cientistas foram correlacionando cada ação com as reações e posturas adotadas em partidas online.
“Analisamos o movimento e a posição do corpo de cada jogador nos vídeos. Observamos todos os eventos importantes que ocorreram no jogo, como os jogadores reagiram e a posição do seu corpo quando cada um dos eventos ocorreu”, esclarece o estudo.
A conclusão, após 50 jogos, observou que quem se inclinava para a frente durante os jogos marcou 110 gols, o que no estudo representou mais do que o dobro de gols marcados pelos que não se inclinaram, um total de 52 gols apenas.
Saindo do jogo ofensivo e indo para a esfera defensiva. Quem não clicou sofreu 70 gols, ao passo que quem inclinou sofreu 56 gols (lembrando que o FIFA 21 tem uma efetividade ofensiva superior em relação a finalização, se comparado com versões anteriores).
Embora o estudo tenha ocorrido com base no FIFA 21, não há nada que indique ele não se estenda a edições anteriores ou mesmo posteriores do game de futebol. Quanto a sua efetividade em outros jogos, não ocorreu aferição, todavia a recomendação é de não abusar desta postura.
Quanto a inclinar-se de mais para a frente, isso diminuiu o desempenho, assim uma postura moderada e o uso da tática na hora correta podem garantir a você aquele acesso de divisão tão esperado.
Assim, para “mitar” no FIFA 21 ache o equilíbrio e claro, treine bastante. O Dinastia N quer saber, qual a sua postura predileta para jogar videogame?