Como sabemos, Dolittle marcou o retorno de Robert Downey Jr. às telonas com um flop, logo após a despedida de Tony Stark, personagem que interpretou por 11 anos. Agora Downey Jr. está pronto para mergulhar em um novo projeto, intitulado The Sympathizer (O simpatizante, em tradução livre). É uma série pela qual o ator receberá um salário incrível.
Já vimos algo parecido no caso de Chris Pratt com a série The Terminal List (Amazon Prime): quando as estrelas da Marvel decidem retornar à TV, as plataformas e as redes estão dispostas a garantir-lhes salários de reis para tê-los atuando. Robert Downey Jr., na verdade, ganhará US $ 2 milhões por episódio. E devemos considerar que certamente não estamos falando sobre o protagonista da série!
Certamente, porém, seu papel será interessante. Como antecipado, de fato, Downey Jr. vai regressar às origens, e vai mostrar-nos a sua versatilidade e o seu talento camaleônico, posto a serviço não de um, mas de mais papéis na série da HBO. Além de produtor, ele será um congressista de Organ County, um agente da CIA e até um diretor de Hollywood. Uma premissa intrigante, que imediatamente atingiu o público quando, em julho passado, foi anunciada a chegada do intérprete de Tony Stark em The Sympathizer.
No entanto, apesar da complexidade da função, o que certamente o fará ganhar integralmente toda essa grana é basicamente o nome que o ator possui. Porque é óbvio que ter um personagem de destaque como ele no elenco agrega um número muito maior de espectadores. Embora, deva ser dito, o suspense de espionagem de Thanh Nguyen tenha uma história forte o suficiente para atrair público conta própria.
Sobre a trama
O enredo se baseia no romance de 2015 de Viet Thanh Nguyen, professor vietnamita-americano que ganhou o Prêmio Pulitzer. Já o gênero se divide entre thriller de espionagem, ficção histórica e comédia satírica.
A história é protagonizada por um narrador anônimo, nos anos 1970, um norte-vietnamita incorporado ao exército sul-vietnamita. Ele atua como consultor cultural na América para um filme no estilo Platoon e Apocalypse now, como descrevem os sites The Wrap e Deadline. Na trama, Robert co-estrelará como todos os principais antagonistas e em papéis característicos dos Estados Unidos, entre eles, um agente da CIA e um diretor de cinema de Hollywood.
Park Chan-wook (Segredos de sangue) irá compor a ficha técnica como diretor. Don McKellar será o co-showrunner e Susan Downey e Amanda Burrell serão produtoras executivas ao lado de Robert Downey Jr. A equipe agora faz uma busca mundial para o papel principal, e outros membros do elenco, que será predominantemente vietnamita. Ainda não foi divulgada a data de estreia da nova série.
No entanto, vale lembrar que esta não é a primeira vez de Downey Jr. na produção executiva de uma série. Recentemente, o ator produziu, ao lado da esposa Susan, a série Sweet tooth, original da Netflix e que conta a história de seres híbridos.