Poder Feminino: As mulheres por trás das produções da Marvel

Com estreia simultânea no Disney+ e nos cinemas, o aguardado filme solo da Viúva Negra estará disponível para os fãs no dia 09 de julho. O longa, que abordará mais sobre o passado pouco conhecido da heroína, é o segundo do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) protagonizado por uma personagem feminina – sendo Capitã Marvel o primeiro.

Este segundo é o primeiro filme totalmente dirigido por uma mulher, a diretora australiana Cate Shortland, que possui quatro longa-metragens em seu currículo. O mais conhecido, A Síndrome de Berlin (2017), é estrelado pela atriz Teresa Palmer e foi indicado ao Grande Prêmio do Júri no Festival de Sundance de 2017.

Cate Shortland, diretora do filme Viúva Negra, da Marvel Studios

Conheça, abaixo, mais um pouco sobre outras mulheres responsáveis por produções da Marvel Studios, incluindo títulos que ainda estão por vir.

Jac Schaeffer

Jac Schaeffer, que compõe o núcleo de roteiristas de Viúva Negra ao lado de Ned Benson e Eric Pearson, é a criadora de um dos mais recentes sucessos da Marvel: a série WandaVision. Além de roteirista, ela também atuou como produtora executiva dos nove episódios da série, que mistura o estilo das clássicas sitcoms americanas com o do MCU.

Kate Herron

Kate Herron é o nome por trás da mais recente produção do Disney+, Loki, focada na história do querido vilão. Ela assume a direção e também a produção executiva dos seis episódios da série. Antes de estrear na Marvel Studios, um dos trabalhos mais recentes de Herron foi na série Sex Education da Netflix, na qual dirigiu quatro episódios da primeira temporada.

Anna Boden

Capitão Marvel (2019) foi um filme pioneiro por diversos motivos: além de ser o primeiro da Marvel Studios com uma mulher no papel principal, o longa estrelado por Brie Larson foi também o primeiro filme sobre uma super-heroína a ultrapassar a marca de um bilhão de dólares de rendimento. E uma das responsáveis por esse sucesso foi Anna Boden, primeira mulher a dirigir um filme do estúdio, assinando a direção e o roteiro da produção junto com Ryan Fleck.

Outros trabalhos mais conhecidos da cineasta são o filme Se Enlouquecer, Não se Apaixone (2010) e a minissérie Mrs. America (2020), transmitida com exclusividade pelo STAR Premium no Brasil, indicada a dez prêmios Emmy e vencedora na categoria de melhor atriz coadjuvante pela atuação de Uzo Aduba.

Nicole Perlman

Nicole Perlman foi a primeira mulher a escrever um filme do MCU. Fã de ficção científica desde adolescente, ela é a responsável, junto com o diretor James Gunn, pelo roteiro de Guardiões da Galáxia, lançado em 2014. O filme foi o primeiro a explorar o universo intergaláctico da Marvel e fez sucesso mostrando um grupo de heróis até então desconhecido do grande público.

Chloé Zhao

A cineasta chinesa Chloé Zhao fez história ao ser a primeira mulher asiática a ser indicada na categoria de direção na cerimônia do Oscar. Ela não apenas levou a estatueta, como também o filme que lhe rendeu o prêmio, Nomadland (2020), foi o vencedor da principal categoria na edição de 2021.

Zhao se junta ao MCU na direção e roteiro do filme Eternos, que segue os eventos de Vingadores: Ultimato (2019). O longa estreia em outubro de 2021 e acompanha a saga de seres imortais que vivem secretamente na Terra há milênios e se reúnem para enfrentar os Deviantes, seus principais inimigos.

Nia DaCosta

Nia DaCosta será a primeira mulher negra por trás de um filme da Marvel Studios, assumindo a direção de The Marvels, sequência de Capitã Marvel que se passa nos dias atuais e estreia em 2022. Outros trabalhos da cineasta incluem o drama Little Woods (2018) e o filme de terror A Lenda de Candyman (2021), roteirizado pelo aclamado Jordan Peele (Corra!).

Essas são algumas das mulheres que vêm ajudando a ampliar a participação e principalmente, a importância da presença feminina no MCU. O Dinastia N quer saber: O que você acha de mais mulheres fazeres dirigindo, escrevendo e produzindo os nossos amados blockbuster’s?

COMPARTILHE:

Hiago Luis

Hiago Luis

Co-fundador e redator do Dinastia Nerd, é um dos responsáveis pela administração do site. Leitor de HQs, gamer, amante de cinema, séries e documentários. Que posso dizer? Mais do que apenas ler sobre histórias, sempre quis escrever as minhas próprias. Jornalista de formação e coração, busco acima de tudo contar histórias e fazer isso aumenta meu Ki, alinha meu chakra, desperta meu sétimo sentido. CDF? Nerd? Geek? Viciado em games? Sim e com muito orgulho! E enquanto existir um leitor que precise ser informado, irei em busca da notícia, pois o Batman é o que Gotham precisar!