Quando a Microsoft anunciou a aquisição da Activision Blizzard por quase US$ 70 bilhões, uma das maiores perguntas que surgiu foi: os jogos dessa empresa continuarão chegando ao PlayStation? No caso de Call of Duty, parece que pelo menos os 3 próximos jogos estão garantidos para o PS5.
De acordo com um relatório da Bloomberg, citando fontes internas da Activision Blizzard, a empresa já estaria comprometida (sob acordos e contratos) em trazer vários jogos futuros de diferentes franquias para o PlayStation 5 e outras plataformas. No caso de Call of Duty, isso inclui o jogo da série que será lançado em 2022, o que será lançado em 2023, e Warzone 2, que também deve chegar no próximo ano.
Depois de cumprir este acordo, o futuro é incerto. No passado Phil Spencer, chefe da Microsoft Gaming, garantiu que respeitaria todos os contratos existentes entre a Activision Blizzard e a Sony, da mesma forma que fizeram com os acordos que a Sony tinha com a ZeniMax antes da Microsoft comprar aquela empresa (jogos como Deathloop e o novo Ghostwire: Tokyo fazem parte desse acordo). No entanto, não se sabe se os próximos jogos de Call of Duty e outras franquias como Overwatch chegarão aos consoles da Sony.
Spencer disse que eles “querem que Call of Duty continue no PlayStation”, mas a realidade é que só o tempo dirá com certeza. Afinal, jogos como Starfield ou The Elder Scrolls VI da Bethesda (parte da ZeniMax) foram anunciados como títulos exclusivos para Xbox e PC.
A aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft deve ser concluída em meados de 2023. Por outro lado, há rumores de que a Activision pode estar planejando lançar os jogos Call of Duty com uma diferença de tempo maior entre eles, em vez do tradicional jogo anual.