Velozes e Furiosos, uma franquia de ação que se tornou um ícone do cinema, tem acelerado corações desde seu lançamento em 2001. Com a nova edição, Velozes e Furiosos 10, já em cartaz nos cinemas mundiais, é hora de dar uma olhada no retrovisor e conferir a ordem cronológica dos filmes que levaram a esta aguardada sequência.
Inicialmente, “Velozes e Furiosos” nos presenteou com a parceria carismática entre Dominic Toretto, interpretado por Vin Diesel, e Brian O’Connor, vivido por Paul Walker. Esta parceria, entretanto, sofreu um breve hiato com o segundo filme da série, “+ Velozes + Furiosos“, centrado exclusivamente em O’Connor. Surpreendentemente, no terceiro capítulo, “Desafio em Tóquio“, Diesel retorna apenas em uma participação especial no final do filme, o que levou os fãs à loucura.
Contudo, foi apenas no quarto filme da série, intitulado “Velozes e Furiosos 4”, que Diesel e Walker voltaram a compartilhar a tela, restabelecendo a parceria dinâmica que se tornou sinônimo da franquia. A adição de Dwayne “The Rock” Johnson como o agente federal Luke Hobbs em “Velozes e Furiosos 5 – Operação Rio” catapultou a história para um patamar ainda mais alto de sucesso.
A cronologia da franquia, no entanto, não é tão direta quanto parece. A morte de Han Lue (Sung Kang) em “Desafio em Tóquio” causou uma reviravolta interessante, uma vez que os cineastas decidiram trazer o amado personagem de volta. Isso levou a uma mudança na linha do tempo, colocando “Desafio em Tóquio” entre “Velozes e Furiosos 6” e “Velozes e Furiosos 7”.
Então, para assistir à saga “Velozes e Furiosos” em ordem cronológica, você deve seguir a seguinte lista:
- “Velozes e Furiosos” (2001)
- “+ Velozes + Furiosos” (2003)
- “Velozes e Furiosos 4” (2009)
- “Velozes e Furiosos 5 – Operação Rio” (2011)
- “Velozes e Furiosos 6” (2013)
- “Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio” (2006)
- “Velozes e Furiosos 7” (2015)
- “Velozes e Furiosos 8” (2017)
- “Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw” (2019)
- “Velozes e Furiosos 9” (2021)
- “Velozes e Furiosos 10” (2023)
Cada filme desta lista é fundamental para compreender a saga e apreciar o desenvolvimento dos personagens que aprendemos a amar ao longo das edições. Assistir a eles na ordem cronológica adequada proporcionará uma experiência mais imersiva e gratificante.
Logo, prepare a pipoca, acomode-se no sofá e embarque na emocionante jornada de “Velozes e Furiosos” antes de acompanhar “Velozes e Furiosos 10” no cinema. Este último promete ser ainda mais eletrizante do que seus predecessores, oferecendo tudo e mais um pouco!