O desenhista potiguar Rony Oliveira é destaque no Dinastia N

O desenhista potiguar Rony Oliveira é destaque no Dinastia N
O desenhista potiguar Rony Oliveira é destaque no Dinastia N

Como todo bom Nerd que se prese, o Dinastia N é fã de desenhos, sejam heróis em HQs Americanas, ou os clássicos mangás japoneses, a capacidade de “dar vida” aos mais diversos personagens faz desta uma das mais amadas formas de arte. Para fala mais sobre o seu trabalho como desenhista entrevistamos artista potiguar Rony Oliveira.

Nascido em Ceará-Mirim – RN, Rony é formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como artista independente e professor desde 2015. Fãs de animações, ele nos conta que foi ainda na infância quando se sentiu atraído pela arte. “A minha porta de entrada foi por meio do estilo mangá/anime, bem como do estilo cartoon, presente nas animações da época de infância”.

Rony Oliveira – Arquivo pessoal

Identificado com o estilo realista, Rony expôs seus trabalhos dentro e fora do ambiente acadêmico. Mas foi na internet que encontrou um maior apoio, divulgando seus desenhos em perfis parceiros no Instagram.

Ele nos revela que sua primeira explosão criativa ocorreu quando ainda era aluno do curso de Artes Visuais. “Com o passar do tempo tive momentos de maior produção e ou quase abandono da prática, mas foi durante e, principalmente, após a Universidade que percebi que poderia produzir desenhos mais elaborados e complexos. Foi nesse momento que enxerguei o caminho que o desenho poderia me proporcionar” expôs o artista.

Somos Todos Nerds

Com um bom fã de quadrinhos e animações, Rony já retratou os mais diversos personagens, mas não esconde sua preferência entre as obras que já publicou. “Normalmente retrato o que mais gosto, seja de desenhos animados, filmes ou séries. É difícil escolher apenas um desenho, mas acredito que o desenho do Stan Lee e o Dumbledore, os dois feitos para um desafio, são os que mais me marcaram, por ter conseguido um resultado melhor do que eu esperava. Os dois foram produzidos com caneta esferográfica o que deixa o processo mais difícil“, nos conta Rony.

Com grandes referências, o artista destacou alguns dos nomes cujo trabalho o inspirou. “No cenário mundial tenho uma admiração tremenda pelo trabalho do mangaká Kentaro Miura, autor de ‘Berserk’, e que infelizmente faleceu esse ano. No RN tenho como referência o artista Fernando Travis, que trabalha o desenho e a pintura com diferentes materiais e técnicas, um artista completo“, pontuou.

Confira algumas de suas obras

Professor de Desenho

Professor desde 2015, Rony explica que o trabalho como desenhista permaneceu muito tempo como uma “renda extra”. Atualmente ele ministra cursos que ensinam outras pessoas que, assim como ele, tem o sonho de aprenderem a desenhar, entre outras coisas, seus heróis prediletos.

Com a pandemia, suas aulas migraram para o mundo virtual. Atualmente ministra cursos online coletivos e individuais. “O curso online é a primeira etapa para um projeto futuro, pretendo ampliar a oferta de curso de desenho online, terei algumas novidades ano que vem“, revelou.

Arquivo pessoal do artista

No curso, que tem a duração de quatro meses, com duas horas de aula semanais, Rony ensina técnicas voltadas para o desenho realista. São também demonstradas técnicas de proporção, luz e sombra com lápis grafite, técnicas de pintura com lápis de cor, entre outras. Ele nos explica como faz para avaliar o desempenho de seus alunos neste novo formato.

Com as aulas a distância o maior desafio é observar o processo dos alunos, então tento contornar isso pedindo que eles enviem pequenos vídeos e fotos do processo por whatsapp, enquanto passo o feedback em tempo real“, esclarece.

Quem quiser saber mais sobre o trabalho de Rony Oliveira, assim como a disponibilidade de vagas para o curso de desenho, pode acompanhar o artista em sua página do Instagram, onde costuma ser bem acessível. O Dinastia N apoia o trabalho dos artistas potiguares, em especial os que tem seu trabalho dedicado ao mundo geek.

Quer receber as principais notícias do Dinastia Nerd no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Hiago Luis

Hiago Luis

Co-fundador e redator do Dinastia Nerd, é um dos responsáveis pela administração do site. Leitor de HQs, gamer, amante de cinema, séries e documentários. Que posso dizer? Mais do que apenas ler sobre histórias, sempre quis escrever as minhas próprias. Jornalista de formação e coração, busco acima de tudo contar histórias e fazer isso aumenta meu Ki, alinha meu chakra, desperta meu sétimo sentido. CDF? Nerd? Geek? Viciado em games? Sim e com muito orgulho! E enquanto existir um leitor que precise ser informado, irei em busca da notícia, pois o Batman é o que Gotham precisar!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.