Kitsune: Conheça a categoria de animes baseados na lenda da “Raposa de Nove-Caudas”

Kitsune: Conheça a categoria de animes baseados na lenda da “Raposa de Nove-Caudas”
Kitsune: Conheça a categoria de animes baseados na lenda da "Raposa de Nove-Caudas"

Lenda do folclore japonês, a Raposa de Nove-Caudas está presente em diversas animações. O fato concedeu a yōkai (figura folclórica sobrenatural da cultura japonesa) um subgênero próprio no mundo dos animes, Kitsune – nesta categoria os fãs da lendária raposa podem ver mais elementos de sua lenda espalhados em diversas produções.

Embora tenha sido popularizada pelo anime Naruto, onde a Raposa de Nove-Caudas é nomeada como Kurama e compartilha o corpo do jovem protagonista, existem diversos outros animes que tem uma ideia semelhante onde também vemos a relação simbiótica entre seus protagonistas e o espírito.

Confira abaixo uma lista com alguns dos principais animes Kitsune:

Kamisama Hajimemashita

Também conhecida como Kamisama Kiss, o anime é protagonizado por Nanami Momozono, uma estudante que após perder a casa e passar a viver na rua, devido ao seu pai, viciado em games, acabar com as finanças da família, é abordada por uma misteriosa figura chamada de Mikage.

A Nanami, é oferecido um lugar para morar e comida, o que a faz aceitar prontamente devido a sua situação complicada que está passando. Porém ao chegar no local prometido, ela descobre que se trata de um templo demoníaco e que agora ela é a nova “Deus da Terra“, substituindo Mikage.

O ponto principal deste anime romântico é baseado na relação dela com o yōkai chamada Tomoe, um familiar do seu novo papel como divindade. Como um ser sobrenatural excepcionalmente poderoso, Tomoe empunha o fogo de raposa raro e pode facilmente derrotar a maioria dos yōkai no mundo sobrenatural.

O papel de Tomoe é de proteção a Nanami, porém ele se recusa a fazer isso inicialmente e durante a trama aos poucos vai sendo conquistado pela personalidade da protagonista.

Neste anime podemos ver Soushi Miketsukami, um espírito protetor da Raposa de Nove-Caudas. Ele é membro da SS, uma organização formada por descendentes de humanos e yōkai, e Soushi é o agente SS mais poderoso de todos.

Inu X Boku SS

A missão dele é de proteger Ririchiyo Shirakiin, uma jovem de família rica que mora sozinha no Ayakashi Kan (uma espécie de condomínio de luxo). Ririchiyo também possui uma forma yōkai, nela a personagem cria chifres e invoca armas antigas.

Apesar de seu cabelo e cor de olhos incomuns, Soushi se mistura bem com os humanos, escondendo suas orelhas e rabo enquanto veste um terno todo preto para uso diário como agente. Ele se transforma em sua forma completa de nove caudas assim que uma ameaça é detectada, aumentando seu poder e velocidade. Soushi pode ser astuto e possessivo enquanto exerce um poder incrível como um yōkai kitsune, mas ele tem uma disposição calma e amorosa quando não é provocado.

Kakuriyo no Yadomeshi

Falando em disfarçar sua forma animal, Kakuriyo no Yadomeshi ou Kakuriyo: Bed & Breakfast for Spirits – no original em inglês, é um anime estrelado por Aoi Tsubaki, um estudante universitário.

Aoi herdou a habilidade de seu falecido avô de ver ayakashi (um Yōkai – demônio, espírito ou monstro). Mas não foi a única coisa que herdou, um dia, enquanto ele está alimentando alguns ayakashi aparece um demônio. O mesmo declara que o avô de Aoi tem uma grande dívida e como compensação, seu neto deve se casar com o demônio. O protagonista se recusa e decide pagar a dívida trabalhando.

Enquanto Aoi trabalha para quitar sua dívida em uma pousada, conhece vários outros Yōkai, entre eles Ginji, que como retratado nesse anime kitsune, tem cabelos brancos, olhos azuis e orelhas de raposa brancas. Suas nove caudas brancas nem sempre são visíveis e ele possui uma máscara de raposa branca para combinar com seu espírito.

Inuyasha

Esse você certamente deve lembrar, foi um dos mais populares no Brasil no início dos anos 2000 (sim, sou milénio também). O anime tem absolutamente tudo o que um bom fã de kitsune pode querer: Ele se passa em uma era feudal, tem inúmero demónios e meio-demônios, que ficam atormentando a vida dos protagonistas.

O anime gira em torno da jovem Kagome Higurashi e do protagonista que leva o nome do anime. Juntos eles vagam por todo Japão feudal em busca dos fragmentos da Joia de Quatro Almas, afim de evitar que seu poder caia em mãos erradas.

Embora possa ser o pensamento da maioria, o personagem Inuyasha na verdade não é uma Raposa de Nove-Caudas, trata-se de um cão, que aliás tem como possível tradução “Cão Selvagem Espiritual“.

Mas não se preocupe, não existem enganos nesta lista, o que fez o anime entrar aqui foi o personagem Shippo, que acompanha os protagonistas. Ele é um Yōkai-raposa criança, que teve seu pai morto pelos irmãos Manten e Hiten (os irmãos relâmpagos).

Assim, embora o próprio Inuyasha não seja essa raposa que você pode ter pensado, Shippo é um personagem inspirado e descente de nossa amada e folclórica raposa. Inclusive é usando a magia da raposa que ele se torna um mestre em truques e disfarces.

Naruto

Sem dúvida o mais famoso de todos esses, Naruto mostrou ao mundo Ninja, dentro do anime, não apenas seu Nindõ (em tradução direta – “Caminho Ninja“), mas também como a interação entre um Jinchūriki e sua Besta-de-Cauda podem formar um laço inquebrável.

Na trama, vemos o jovem que sonha em se torna um ninja e mais que isso, o Hokage de Konoha, descobrir que dentro dele reside a temida Raposa Demônio de Nove-Caudas. Porém após muita briga e implicância dos dois, eles acabam aprendendo a lidar um com o outro e com o corpo que coabitam.

Com o tempo, vamos Naruto e a Raposa de Nove-Caudas, que ele descobre se chamar “Kurama“, se tornarem parceiros inseparáveis. Ao passo de em dado momento vermos um lutando para salvar o que importa para o outro. Assim se Naruto luta para proteger as outras Bestas-de-Cauda, Kurama luta para proteger também os outros ninjas de Konoha.

O laço entre eles se torna tão forte que mesmo quando podem se separar, eles escolhem continuar juntos no mesmo corpo. E claro, em alguns momentos até vemos essa transformação de Naruto em raposa, ou ganhando alguns traços, mas nada tão “fofinho“, quanto vimos em outros animes Kitsune.

E assim encerramos essa lista de animes baseados na Lenda da Raposa de Nove-Caudas. Você já conhecia esses animes? Conta para a gente qual destes mais te marcou? Claro, não vale falar que foi Naruto, esse já mora no coração de todos! Continue no Dinastia N para ver mais novidades e curiosidades sobre o mundo dos animes.

Quer receber as principais notícias do Dinastia Nerd no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Hiago Luis

Hiago Luis

Co-fundador e redator do Dinastia Nerd, é um dos responsáveis pela administração do site. Leitor de HQs, gamer, amante de cinema, séries e documentários. Que posso dizer? Mais do que apenas ler sobre histórias, sempre quis escrever as minhas próprias. Jornalista de formação e coração, busco acima de tudo contar histórias e fazer isso aumenta meu Ki, alinha meu chakra, desperta meu sétimo sentido. CDF? Nerd? Geek? Viciado em games? Sim e com muito orgulho! E enquanto existir um leitor que precise ser informado, irei em busca da notícia, pois o Batman é o que Gotham precisar!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.