Ipkissia Máskarose: Na mente do Máskara de Jim Carrey

Ipkissia Máskarose: Na mente do Máskara de Jim Carrey

Mas do que apenas um personagem vindo de uma HQ, o Máskara interpretado no filme de mesmo nome, pela lenda da comédia americana, Jim Carrey, é considerado por muitos como um dos melhores filmes do ator. Em O Máskara, o personagem inspirado nos quadrinhos de Mike Richardson, não só ganhou vida, como autonomia, fama e uma personalidade ímpar.

Embora já existisse nos quadrinhos, inicialmente como Big Head (Cabeça Grande), o Máskara era uma manifestação externa do seu lado mais inconsequente/desajustado que era trazido à tona por aquele que portava a máscara, originalmente de vodum (na versão cinematográfica ela passou a ter origem nórdica relacionada a Loki). O personagem não era focado em uma pessoa em si, como Stanley Ipkiss, mas mudava conforme o usuário, como uma espécie de maldição, já que até o poderia beneficiar em um primeiro momento, mas passava a tomar posse daquele que a usava revelando um lado cada vez mais sanguinário e violento.

Big Head

Diferente da HQ, e o que acabou sendo a versão mais conhecida, no filme o portador é quase sempre Ipkiss, interpretado genialmente por Jim Carrey, que não só repaginou, mas deu ao Máskara o rosto que ele tem hoje. Nascido em Newmarket (Canadá), o ator é multifacetário, quase que literalmente. O comediante viveu no filme um personagem que o marcaria e alavancaria sua carreira ao status de estrela de Hollywood, como um dos mais importantes degraus de sua trajetória até os dias atuais.

OBS: o texto a seguir se atém a fatos ficcionais e todo o seu conteúdo, faz parte de um copilado de ideias e interpretações de seus autores.

Essa matéria faz parte de um conjunto de reportagens nas quais vamos analisar alguns dos principais personagens do mundo geek, como escolhemos o termo Ipkissia Máskarose, nada mais junto que começar explicando de onde raios tiramos isso.

O termo surge pela primeira vez no universo do desenho animado do Máskara, onde o Stanley, no episódio 9 da primeira temporada, procura ajuda profissional para o seu problema de “múltiplas personalidades verdes“. Intitulado no Brasil como “Terapia da Máscara” (Shrink Rap), o episódio mostra Stanley conversando com seu psiquiatra, doutor Newman, que desacredita seu problema e seu relato, acreditando se tratar de uma “alucinação psicótica”.

Doutor Newman usando a Máscara

Contudo, o bom doutor acaba sendo vítima da mesma máscara que desacredita, quando decide ficar com a máscara e acaba cedendo ao seu brilho incomum. Tornando-se tão louco quanto psiquiatra, diagnosticando e prendendo a todos os que sofrem da doença “Ipkissia Máskarose“.

Embora seja um termo genérico criado como parte de seu ID libertado pela máscara, o termo tem uma certa lógica etimológica. Onde “Ipkissia”: refere-se ao paciente zero, primeiro a apresentar o “transtorno“. “Máskarose”: aqui pode ser compreendido, tanto como algo proveniente do uso da máscara, quanto uma patologia, no sentido DSM (Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) do termo como “Esclerose”, “Psicose”, dentre outras patologias.

Assim “Ipkissia Máskarose” grava a sua irreverência como um termo inteligente e perspicaz para descrever um aspecto essencial da psique humana: a inconstância. Somos inconstantes e através da nossa consciência nos prendemos a amarras, ora sociais ora sentimentais para não liberarmos os nossos reais desejos. E essa é a metáfora que o uso da Máskara faz paralelo.

O diagnóstico genial feito por Newman é uma sacada de alto nível, todavia, esse mesmo traço de análise está presente também em um dos maiores expoentes do nosso país: Machado de Assis. Simão Bacamarte em O Alienista, elabora uma avaliação similar ao querer encontrar a loucura em todas as outras pessoas para interná-las, realizando assim, uma limpeza social em que apenas os completamente sãos de espírito podem circular livremente. (Imagine você, cada um de nós 99% anjo-perfeito, mas aquele 1% é… bom, você sabe o resto. Qual seria o resultado se fossemos avaliados por Bacamarte?).

Extrapolando o termo ficcional, enquanto o Máskara é extrovertido, inconsequente e com valores distópicos, Stanley é um solteirão com baixa autoestima e profundamente tímido diante de interações sociais.

Embora nosso objetivo seja escrever sobre o personagem ficcional, excluir a contribuição de Jim, não faria sentido, já que o ator se entrega de tal forma que sua personalidade e a do “cara verde” em alguns momentos se confunde, já que tem várias nuances em comum. Tido como um homem de mil faces pela sua capacidade de expressões, Jim Carrey era em sua infância tímido, assunto sobre o qual já falou em diversas entrevistas. Porém, seu talento para o humor o fez diferenciado justamente pela pluralidade de “faces que pode ter”.

Não distante disto, o Máskara e seu alter eggo tem uma personalidade bem semelhante, sendo sua versão tímida Stanley e sua contraparte, o Máskara um homem de inúmeras faces, podendo ser o que quiser, quando quiser, desde um dançarino, ou amante francês, ou ainda um Clint Stud.

Assim, o personagem embora solto das amarras de Stanley, continua conservando seu cerne, salvando o dia como um anti-herói, mas ao mesmo tempo com uma moral flexível quanto aos meios para chegar a tal. Explorando de forma ampla enquanto isso, o que parece ser um caso de múltiplas personalidades coexistentes em Ipkiss. Sendo cada uma com poderes e habilidades próprias, no melhor estilo “fragmentado”.

Em resumo, é logicamente impossível separar o que é apenas o Máskara, e o que é apenas o Stanley, do que é apenas o Jim Carrey e seu talento. O ator é tanto o personagem, quanto o personagem é o ator. Um claro caso de “Ipkissia Máskarose“.

Gostou do texto? “Ipkissia Máskarose“, estará de volta na próxima semana com um novo personagem. Você pode nos ajudar a escolher ele comentando abaixo o que achou e qual personagem quer ver na próxima matéria.

Por: Augusto “Clark” Miranda, Hiago Luis e Luiz Carlos

Quer receber as principais notícias do Dinastia Nerd no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Redação do Dinastia N

Redação do Dinastia N

O Dinastia Nerd traz as novidades do mundo Geek/Nerd de forma dinâmica, precisa e com muita interatividade.

3 comentários sobre “Ipkissia Máskarose: Na mente do Máskara de Jim Carrey

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.