“iFood hackeado”, usuários apontam ação de crackers no App

“iFood hackeado”, usuários apontam ação de crackers no App

O iFood, líder em entrega de comida na América Latina, voltou às manchetes no final desta terça-feira (02), o motivo desta vez foi a segurança do seu aplicativo. No início da noite, usuários começaram a relatar alterações na plataforma com algumas mudanças ocorrendo nos nomes dos restaurantes, dando a entender que o aplicativo teria sido hackeado.

Junto as reclamações cresceu o sentimento de desconfiança quanto a segurança de dados, em especial de ordem bancária, visto que o App é um dos mais usados no país para entrega de comida e por consequência transações desta ordem. No entanto, as mudanças ocorridas nos nomes dos restaurantes parecem estarem mais voltadas a área política do que de fato a uma ação de roubo dados.

A equipe do Dinastia Tec teve acesso a alguns prints das alterações ocorridas no App. Basicamente nomes de restaurantes foram trocados por mensagens como “Lula Ladrão“, “Bolsonaro 2022” ou “Vacinas Matam“. Mensagens cujo objetivo parece estar ligado a propagar um falso “hackativismo”, em geral prática voltada a “defesa de valores éticos, direitos humanos e liberdade de expressão“.

A polêmica que pode estar por trás do ataque ao iPood

Na última semana o iFood (empresa) esteve envolvida em uma situação que gerou bastante polêmica na internet. A empresa removeu o patrocínio que mantinha ao Flow Podcast, um dos mais ouvidos do país. A ação ocorreu após um dos integrantes do programa defender em redes sociais a “liberdade de expressão” para expor opiniões preconceituosas e ou racistas.

Sobre o caso, o iFood emitiu nota publicada pelo site PROPMARK. “O propósito do iFood é alimentar o futuro do mundo promovendo mudanças e impactando positivamente a sociedade, por isso estamos encerrando nosso patrocínio ao Flow. Acreditamos que não é mais possível ser parte de uma sociedade desigual, por isso repudiamos qualquer tipo de preconceito ou ato de discriminação. A empresa assumiu compromisso público de ser protagonista na promoção de mudanças urgentes que favoreçam a diversidade e a inclusão”, diz o texto.

Quanto ao ataque ocorrido hoje, até o momento desta publicação a empresa não se pronunciou oficialmente. Por volta das 22hs ainda desta terça-feira (02), o aplicativo teria voltado ao normal, para alguns usuários. O Dinastia vai continuar acompanhando a situação e atualizando conforme os fatos forem ocorrendo.

Quer receber as principais notícias do Dinastia Nerd no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Redação do Dinastia N

Redação do Dinastia N

O Dinastia Nerd traz as novidades do mundo Geek/Nerd de forma dinâmica, precisa e com muita interatividade.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.