“iFood hackeado”: Empresa se pronuncia sobre ataque

Na noite dessa terça-feira (02), o iFood, líder em entrega de comida na América Latina, foi vítima de um suposto “cyber ataque”. Na ocasião restaurantes parceiros da empresa tiveram seus nomes alterados dentro da plataforma. Nesta quarta-feira (03), a empresa se pronunciou oficialmente por meio de sua conta no Twitter.

De acordo com as informações fornecidas pelo iFood, o incidente ocorreu por iniciativa de um funcionário, que pertencia a uma empresa prestadora de serviços de atendimento para o aplicativo. No post a empresa afirmou que as alterações indevidas se limitaram aos nomes dos restaurantes, não afetando outras áreas do APP, como os meios de pagamento dos clientes.

Durante a ação, nomes de restaurantes sofreram alterações para frases como: “Lula Ladrão“, “Bolsonaro 2022” ou “Vacinas Matam“. Também ocorreram agressões relacionadas ao caso Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro, que foi vítima de execução em março de 2018.

Sobre o ocorrido na plataforma, o iFood garantiu que a prestadora de serviço teve suas atividades interrompidas e os nomes dos restaurantes afetados foram corrigidos. O iFood reiterou que não ocorreu vazamento de dados de usuários, ou comprometimento de informações de pagamento, como dados de cartões dos clientes ou de pagamento de entregadores.

Embora o motivo do ocorrido não tenha sido plenamente esclarecido pela empresa, o ataque, com teor político, pode ter relação com a retirada de patrocínio de um programa de podcast. A perda do patrocinador ocorreu após um dos membros do programa se envolver em uma polêmica e acalorada discussão nas redes sociais.

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Redação do Dinastia N

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