FLiQ Natal 2021, confira como foi a 10ª edição da Feira

FLiQ Natal 2021, confira como foi a 10ª edição da Feira
FLiQ Natal: Confira como foi a 10ª edição da Feira

A décima edição da Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLiQ Natal 2021) chegou ao fim nesse domingo (29/08) e já deixa saudades. Entre os dias 26 e 29 de agosto, cerca de 10 mil pessoas que visitaram o Parque Das Dunas puderam aproveitar um dos melhores e mais tradicionais eventos literários do Rio Grande do Norte.

Foram mais de 36 horas de programação divididos em diversas atrações ao longo da Feira. Voltadas para todas as idades, as atividades incluíram palestras, oficinas, bate-papos, apresentações musicais e shows artísticos, ao lado de lançamentos e vendas de livros, cordéis e de quadrinhos.

Assim cumprimos mais uma vez o objetivo da feira ao levar e disseminar o gosto pela leitura, pelo conhecimento, pela educação, ao lado do divertimento, da música e do entretenimento de qualidade“, avaliou Osni Damásio, organizador da Feira.

Um dos grandes marcos desta edição da FLiQ Natal foi a presença e participação do ator, humorista, jornalista, escritor e compositor piauiense João Cláudio Moreno. Foi uma verdadeira aula sobre “Literatura, Arte e Alegria“.

Outro importante destaque do evento foi o bate-papo sobre “Genealogia e Literatura“, com Rilder Medeiros e convidados. Nesse mesmo dia, o poeta Thiago Monteiro, membro da Academia de Cordel do Vale da Paraíba, apresentou o Recital “Andanças de Matuto”.

Entre toda a programação da Feira, destacamos alguns momentos que abrilhantaram e fizeram ainda mais especial essa edição da FLiQ. Veja abaixo:

Movimentação intensa nos estandes dos Quadrinhos

A atividade foi intensa na área reservada aos quadrinistas e ilustradores com venda e troca de suas produções. Um dos pontos marcantes foi a já tradicional presença dos organizadores do Cuscuz HQ, que levaram um legítimo estande nerd para dentro do evento. Onde foram realizadas exposição de colecionáveis e quadrinhos, proporcionando um ambiente autêntico para os fãs do mundo geek.

FLiQ Natal Online

Uma das grandes novidades desta décima edição foi a realização de parte do evento online. Um formato ainda mais importante em uma época de pandemia em que muitas pessoas preferem permanecer em casa e mostrar seu apoio e presença no evento de forma virtual.

A FliQ sempre aconteceu de forma presencial, mas neste ano decidimos realizar a feita de forma mais dividida, com uma parte online para contemplar aqueles que não puderam vir ou preferiram participar e forma virtual. Fizemos então uma parte da FliQ online com lives com escritores e quadrinistas“, destacou o organizador do evento, Osni Damásio.

Oficina de Quadrinhos

Segundo o quadrinista Marcos Guerra, foi uma experiência muito positiva a realização do evento no Parque Das Dunas. “Estamos observando esse novo espaço e a percepção é de que algumas coisas vieram para ficar. O quadrinho é uma delas, esse evento é outra e o contato com o público, mesmo que resguardadas as distâncias, devido à necessidade e protocolos, ainda sim é essencial“, pontuou o artista.

Durante o evento, Guerra ofertou uma oficina voltada a ensinar mais sobre o mundo dos quadrinhos. “Foi um trabalho voltado ao público infantil, então esse contato foi muito especial para mim, pois eu comecei nos quadrinhos infantis, embora já tenha lançado muito material adulto. Então exploramos bastante a parte de memória visual e produção artística”, revelou.

Além de Marcos Guerra, o também quadrinista Leander Moura marcou presença no evento com uma oficina voltada aos Quadrinhos de Horror.

Incentivo à Cultura Local

Nesta edição, um pouco menor em virtude das limitações da pandemia, foi possível abrir ainda mais espaço para a valorização do trabalho local. Assim, oficinas e algumas das principais atrações foram promovidas por pessoas que movimentam o cenário literário e cultural da cidade.

Marcos Guerra

Ela deve continuar a ser todos os anos uma referência e uma aposta no criador e no artista local. Nesta edição senti que o valor do trabalho dos artistas locais aumentou e isso mostra que o evento está ainda mais maduro”, enalteceu Marcos Guerra.

Concurso de Cosplay

Neste último dia de evento, o Concurso de Cosplay realizado em parceria entre a organização da FLiQ e do Cuscuz HQ foi uma das atrações que mais levou visitantes à Feira. Repleto de Cosplayers, o Parque teve visitantes ilustres que vão desde versões de Kakashi Hatake e outros membros do anime Naruto, até personagens clássicos de Star Wars.

Parque, que tem a capacidade de pouco mais de 700 pessoas por vez, se viu lotado e com filas para entrar e conferir essa terceira edição do concurso. Entre olhares curiosos dos visitantes, o concurso começou com os participantes tendo 30 segundos para mostrarem seu talento em “encarnar” personagens que marcam a cultura geek.

Elinaldo Aurino, um dos organizadores do concurso e jurado, destacou a importância cultural do evento. “A edição atendeu as expectativas. Achei muito positivo e gratificante ver famílias reunidas para acompanharem o concurso. Até para poderem conhecer mais sobre a cultura geek japonesa que amamos e representamos“.

Com um nível extremamente elevado entre os participantes, o que se viu foi um verdadeiro show, com algumas caraterizações que beiravam o live action: “Eu vi muito empenho dos competidores, alguns geralmente são tímidos, mas vemos o esforço para mostrar performances cada vez mais perfeitas, com personagens extremamente fiéis e o nível de competição muito elevado“, destaca o jurado.

Apoiadores da 10ª edição da FliQ Natal

A FLiQ Natal contou com incentivo e colaboração das seguintes entidades: Prefeitura do Natal, através da Lei Djalma Maranhão, Governo do Estado, através da Lei Câmara Cascudo, Unimed Natal, Arena Das Dunas, Grupo 3 Corações, Café Santa Clara, IDEMA e Parque Estadual Das Dunas.

Quer receber as principais notícias do Dinastia Nerd no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Redação do Dinastia N

Redação do Dinastia N

O Dinastia Nerd traz as novidades do mundo Geek/Nerd de forma dinâmica, precisa e com muita interatividade.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.