Especial – Tudo o que você precisa saber sobre Howard, O Pato

Especial – Tudo o que você precisa saber sobre Howard, O Pato
Especial - Tudo o que você precisa saber sobre Howard, O Pato

Considerado um filme “perdido e exótico” da Marvel, “Howard the Duck” (em tradução literal – Howard, O Pato) poderia ser considerado um fracasso da Marvel. E de fato o foi durante muito tempo, lançado em 1986 o filme foi considerado por muitos “trash” e não alcançou o sucesso esperado.

Porém, bastaram 35 anos e um Universo Cinematográfico Marvel (MCU) bem desenvolvido para o personagem e até o filme ganharem cada vez mais valor. Agora em pleno 2021 cogitar um ramaker do filme já parece algo possível, então será que a Marvel trará seu Pato novamente para uma aventura solo?

Após anos de ostracismo e madrugadas da Globo, o filme original passou a ser considerado Cult e até tem ganhado bastante visibilidade para seu protagonista. Sendo Howard atualmente uma espécie de Subcelebridade retrô da Marvel Studios, o que só foi acentuado ainda mais com sua aparição já confirmada na série animada da Marvel “What if“. Na animação deverá aparecer junto a T’Challa, que será o Senhor das Estrelas (personagem original de Peter QuillChris Pratt), enquanto o nosso pitoresco Pato, será a versão penosa do Colecionador (inicialmente interpretado por Benicio Del Toro).

Mas afinal quem é Howard, O Pato?

Criado em 1973 por Steve Gerber para a editora Marvel Comics, Howard, o Pato (Howard the Duck no original) é um desses heróis canastrões menos conhecidos da editora. Vivendo em um planeta de uma realidade paralela “Duckworld“, com outros patos humanoides, ele é trazido “acidentalmente” para o planeta Terra. Inicialmente um coadjuvante em outras histórias, ganhou em 1976 sua primeira revista, com participação especial do Homem-Aranha.

Howard, pode até ser considerado uma versão adulta e mais malandra do Pato Donald, sendo até tão mal-humorado quanto o amigo do Mickey. Mas o fato é que ele é um bom detetive, tendo como principais habilidades sua lábia, sagacidade e claro, o bom e velho “Quack Fu” (uma versão própria de arte marcial).

Filme de 1986

O seu filme original tinha produção de George Lucas e era dirigido por Willard Huyck (Indiana Jones). “Howard, o Super-Herói“, título que o filme ganhou no Brasil, estrelava Lea Thompson, Ed Gale, Tim Robbins, Jeffrey Jones e Jordan Prentice, entre outros. O filme conseguiu ser unanimidade entre crítica especializada e público em geral – Todos odiaram!

Mas o fato é que muito disso se deu também pelo momento, não havia a plausibilidade daquelas cenas e nem mesmo tanta informação quanto há hoje sobre os diversos personagens da Marvel. Na época do lançamento do filme, muitos que viram se quer o reconheciam como um personagem das HQs da editora, o que também facilitou para a Marvel tentar esquecer” e ser esquecida pelo fiasco.

Retorno triunfante

Em 2014 podemos ver Howard retornar a telonas, mas apenas como um easter egg no filme Guardiões da Galáxia. Ele aparece na cena pós-crédito dialogando com o Colecionador.

Mas se você acha que essa foi a única aparição dele no MCU está totalmente enganado. Apesar de pouco divulgada, há uma segunda e mesmo uma terceira cena do nosso herói penoso.

O segundo filme do Guardiões da Galáxia – Volume 2 (2017) também conta com o herói, que aparece tomando umas no em um bar lotado de Saqueadores. Sempre galante e “bom de bico“, Howard aparece tentando conquistar o que parece ser uma saqueadora.

Quando o Capitão América se vê cercado por um exército e está pronto para soltar o seu último “Eu posso fazer isso o dia todo“, em Vingadores Ultimato (2019), surge então um exército de heróis para lutarem ao seu lado, sendo puxados por Sam Wilson que diz “A Esquerda“.

Sim, essa é uma das melhores cenas de todo o MCU e claro, com tanto herói reunido é natural que você não perceba um ou outro herói menor. Mas não se esse for Howard, o Pato que aparece exatamente ao lado da Vespa e de qual lado? “A Esquerda“.

Outras mídias

Games

Nos games Haward também ganhou um papel de destaque de uns anos para cá, sendo personagem jogável tanto em Lego Marvel Super Heroes, quanto no game mobile Torneio de Campeões. No segundo inclusive, pilotando uma armadura que lembra as do Homem de Ferro, mas equipada com as suas técnicas de Quack Fu (aprenda Stark)!

X-Men

Hoje nos falamos sobre ver o X-Men no mesmo Universo dos Vingadores. Pois bem, Howard, o Pato já esteve por lá. Na série animada X-Men, de 1992 o personagem aparece também como easter egg na camisa do herói Fera.

Para ser mais exato, a cena consista na chegada do Dr. Hank McCoy ao hospital no qual Jean está hospitalizada. Intitulado “The Dark Shroud, Part 2“, o episódio pertence a 3ª temporada e mostra que nesse universo Howard pode ser um herói da ficção ou mesmo personagem da TV, mas o fato é que sua popularidade é grande também com o público mutante.

Homem-Aranha

Na série animada Ultimate Homem-Aranha existe um episódio chamado Awesome, nele podemos ver Howard ameaçando usar seu “Quack Fu“, contra o amigo da vizinhança.

Hulk e os Agentes de S.M.A.S.H.

E falando em aparições em animações e em Quake Fu, aqui também temos mais um momento raro do herói penoso. Trata-se do episódio “The Collector“, onde vemos ele sendo considerado um “herói ultrarraro” do Colecionador.

Remaker?

Agora que você conhece mais e até pode se considerar um especialista em Howard o Pato, talvez queira saber que há uma grande possibilidade remaker do herói. Já que todos os grandes pontos que levaram ao fiasco que foi o primeiro filme, já não estariam mais presentes.

Mais do que isso, o MCU agora deixa a ideia de Universo e passar a expandir sua visão para Multiverso, torando assim um planeta habitador por patos humanoides falantes totalmente plausível (ou quase).

Quanto a efeitos, esse também é um momento muito melhor para uma nova edição. Já que o herói teria todo o sucesso de protagonista em CGI como Goot e Rocket para apoiar a empreitada.

Além disso, os fãs se acostumaram a ver referências de Howard em outras produções e até no MCU. Assim o Pato é praticamente um “Vingador Honorário” e claro, como tal seria perfeitamente natural vê-lo interagindo com outros personagens.

Mas e aí, o que você acha do Pato Donald da Casa da Ideias? Continue aqui no Dinastia N para muito mais informações e curiosidades sobre o mundo heróis e claro, patos especialistas em Quake Fu!

Quer receber as principais notícias do Dinastia Nerd no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Hiago Luis

Hiago Luis

Co-fundador e redator do Dinastia Nerd, é um dos responsáveis pela administração do site. Leitor de HQs, gamer, amante de cinema, séries e documentários. Que posso dizer? Mais do que apenas ler sobre histórias, sempre quis escrever as minhas próprias. Jornalista de formação e coração, busco acima de tudo contar histórias e fazer isso aumenta meu Ki, alinha meu chakra, desperta meu sétimo sentido. CDF? Nerd? Geek? Viciado em games? Sim e com muito orgulho! E enquanto existir um leitor que precise ser informado, irei em busca da notícia, pois o Batman é o que Gotham precisar!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.